sexta-feira, 30 de maio de 2014

Interessante olhar as águas que hão-de passar sob as pontes !...



"Claro (que o Benfica é candidato a revalidar o título), mesmo que não tivesse sido campeão, o Benfica era um dos favoritos. Conquistou o título e tem de o defender, é o favorito número um. Nos últimos cinco anos os rivais perceberam que, para competir com o Benfica, é preciso ter uma grande equipa. Caso contrário, não têm hipóteses."

Se, por hipótese absurda, o mundo tivesse ficado imoblizado no dia em que Jorge Jesus conduziu, com pinças e sobressaltos, no Jamor,  a sua equipa na conquista do último dos três títulos na época que há pouco terminou, e só voltasse a rodar nos primeiros dias de Agosto próximo, não seria muito difícil de reconhecer alguma assertividade nas suas palavras.

Contudo, o mundo não parou e muita água já correu e há-de correr sob as pontes, até ao começo da próxima época. E como sempre, JJ voltou a evidenciar, na entrevista que concedeu ao canal televisivo do seu actual clube, a incorrigível superficialidade que tantos dissabores já lhe causou. Por essas e por outras, o técnico benfa já arrepelou os cabelos e teve de ajoelhar nos relvados. Uma pena que continue a misturar no mesmo saco, as suas reconhecidas e específicas competência e capacidade técnico/táctica, com uma cultura "naif", em que outras vertentes se aproximam perigosamente da mediocridade.

Se a Natureza tivesse privilegiado JJ, com aquele mínimo de bom senso que sempre lhe há-de faltar, para ser um treinador de top mundial, ele certamente reflectiria sobre o novo quadro que a próxima época inevitavelmente lhe trará:

1 - A equipa que tudo aponta para que volte a liderar, sofrerá inevitáveis sangrias, por força de uma realidade conjuntural que ele não domina e a sua capacidade competitiva será significativa e inexoravelmente menor.

2 - Com qualquer dos dois rivais mais próximos, é previsível que aconteça precisamente o contrário, assim como com uma boa parte das equipas que, não lutando real e substantivamente pelos títulos, qualquer analista se recusará a admitir que voltem a repetir os fracassos da época que há pouco terminou.

3 - Embora seja de admitir que uma boa parte dos resultados que JJ preconiza para a sua equipa, voltem a ser influenciados por razões exteriores às quatro linhas dos rectângulos de jogo e que o conforto desse xaile o possa ter motivado para a jactância evidenciada, a ninguém se afigura como provável a manutenção do "colinho" que o terá salvo de perdas irreparáveis na primeira metade do campeonato. Também neste último ano o mundo rodou, e as condições alteraram-se substancialmente: aumentaram os holofotes e o escrutínio será feito segundo contornos e repercussões diferentes! È previsível que assistamos a um apreciável défice de coragem, por parte dos agentes que na última época promoveram a limpeza do caminho para o... pois, 27 + 3 = 33, título!...

Nesta condição, os treinadores de todas equipas, repito todas, que concorrerão para o passeio que Jorge Jesus acaba de preconizar, certamente que, perante as suas néscias e extemporâneas palavras, exibiram um grato, significativo e prevenido sorriso. Será interessante olhar as águas que hão-de passar sob as pontes!...

Leoninamente,
Até à próxima

11 comentários:

  1. Excelente texto amigo Álamo, concordo em pleno com as suas palavras...como bem sabemos, JJ é de uma arrogância extrema....é triste ver um indíviduo, constantemente a cometer os meus erros, talvez por essa razão nunca tenha sentido, qualquer admiração por ele.....parece-me que, o que suporta as palavras de JJ, só pode ser a convicção, de que os agentes exteriores às quatro linhas, vão continuar a trabalhar em prol do benfica....será????!!!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga Maria, o JJ é um caso perdido! Valerá alguma coisa, quando enverga o fato de treino e calca a relva. Fora do seu ambiente, é a mesma coisa que um elefante numa loja de porcelanas...

      SL

      Eliminar
  2. Já se sabia que as pastilhas Rennie tinam esgotado. Por isso é que a azia é como as pilhas Duracell

    ResponderEliminar
  3. As coisas que tu sabes!...
    O problema nunca é o que sabemos, é o que esquecemos -e vocês esqueceram, bem depressa, que a vida é como os alcatruzes da nora: um dia está em cima, a seguir está em baixo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amigo Liondamaia! Poupou-me o esforço de um resposta. Porém venho informá-lo que malhar em ferro frio nunca resultará...

      SL

      Eliminar
  4. Mas que vocabulário aristocrata e pomposo é este Álamo? Onde estão os testos cheios de azia e de "árbitros árbitros árbitros" e "ENCOMENDEM AS FAIXAS" que eu tanto gostava de ler?

    Pela primeira vez disseste coisas acertadas. Afinal o blog parece não estar condenado. No entanto eu vou esperar para ver e digo "as notícias da minha morte parecem extremamente exageradas" relativamente às palavras de JJ.

    O que me interessa não é o que ele diz, mas sim o que faz e isso temos de esperar para ver amigos.

    ResponderEliminar
  5. Caro Vargas, os "testos cheios de azia", ficaram na cozinha, em "banho maria", para estarem prontos a servir quando se revelar necessário...

    Mas estou profundamente decepcionado por não conseguir a definitiva condenação do blog! Assim, terei que continuar a aturá-lo meu caro. E creia que continuo a não me recordar da escola onde estudámos juntos! Lamento-o...

    ResponderEliminar
  6. Em resumo e tendo em atenção os comentários (para mim não muito bem vindos...) dos galináceos...concluímos que como o JJ a culpa não é deles...vistas bem as coisas, eles não são o Camilo Castelo Branco...

    Serão o zé...?

    (PS - não nosso Zé é claro...mas sim o outro...: o branco...!!)

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai amigo Max, o cuidado que nós teremos de ter com "os testos" !...

      SL

      Eliminar
  7. Tendo em conta que continua com a parvoíce do 27+3=33, que indica que nem percebe de matemática, nem se preocupa com a verdade desportiva, nem decidiu olhar para os palmarés e ver de onde vêm as contas, em relação a esse ponto só vou apontar para os meus longos posts no artigo anterior. Se se recusa a aprender, tudo bem, mas continua errado e por muita que escreva aqui o contrário nada irá mudar.

    Em relação à equipa sofrer sangrias, concordo consigo. Mas pelo menos já ficamos com o Enzo mais um ano e até agora ainda não se confirmou uma única saída, nem ao Porto nem ao Sporting. Se bem que acho piada à noção que o Benfica perder jogadores e não se reforça, enquanto todos os outros clubes se reforçam. É óbvio que o Benfica irá se reforçar, mas realmente será difícil substituir jogadores de classe mundial, como você diz. Muito mais fácil é reforçar jogadores medíocres, como o Rojo por exemplo. Nisto concordo consigo.

    E antes que venham com a treta de um benfiquista andar a comentar num blog Sportinguista: parem de ser parvos. Estamos na internet e este blog passa a vida a mencionar o Benfica. Não querem comentários vermelhos aqui? Não se fala no Benfica e está tudo pronto, que nós não comentámos notícias a não ser que eles sejam a propósito do nosso clube.

    Em relação a Jesus, por amor de Deus, vão ao Lateral Esquerdo e eduquem-se.

    ResponderEliminar
  8. Tem razão o amigo Álamo, qd diz que "malhar em ferro frio nunca resultará"...a basófia continua...

    SL

    ResponderEliminar