sábado, 17 de maio de 2014

Esperar pacientemente !!!...



“ Os treinadores que mais aprecio? Villas-Boas e José Mourinho, que são diferentes. Há algo que me fascina no Mourinho, nunca abdica da sua identidade. No Villas-Boas, gosto do estilo alegre que as suas equipas praticam. [...]

 Por vezes, a melhor forma de um treinador melhorar é através da partilha do conhecimento. Temos de ter relações abertas com os jogadores, ouvi-los, mas sendo que a decisão será sempre nossa. Temos de explicar o caminho e não obrigá-los.”.
(Marco Silvarevista do Expresso, de 10 de Maio de 2014)

"... Esfuzia caloroso e vivo entusiasmo, ouve-se o estralar das palmas, soam aclamações, quando a claque estorilista escuta o nome ou divisa a figura de Marco Silva. Para os adeptos do Estoril Praia, designadamente os mais jovens, ele é a “causa das causas” dos êxitos que, nas duas últimas épocas desportivas, têm distinguido, de forma sempre crescente, o seu clube do coração. Em duas épocas de actividade constante e trabalho proficiente, Marco Silva não deixou que a lógica da inércia ou, por outras palavras, o absentismo, o conformismo e o conservantismo tomassem conta do departamento de futebol que actualmente lidera...".

"... Em 1983, em conversa na cidade de São Paulo com o brasileiro Sócrates, extraordinário jogador de futebol (e mais tarde médico) não esqueço o que me disse:   “O treinador de futebol que não escuta os seus jogadores, tem medo deles. É um inseguro, não pode ser líder”. De facto, revela flagrante imaturidade metodológica o treinador que desvaloriza as opiniões dos seus jogadores.".

Tinha-me passado ao lado, o excelente artigo do professor Manuel Sérgio, publicado no jornal A Bola. Mão atenta e amiga, do grande sportinguista Maximino Martins, colocou-mo defronte dos olhos e a minha convicção de que o Sporting Clube de Portugal, de novo através da argúcia de Bruno de Carvalho e da estrutura que construiu, poderá muito bem ter, mais uma vez, acertado na "mouche"!

O nevoeiro que ainda envolverá Alvalade, no que diz respeito a esta surpreendente troca de treinadores, há-de dissipar-se e não faltará muito para que todas as dúvidas possam vir a ser desfeitas. Entretanto, nada melhor para todos os sportinguistas, que reflectirmos sobre o pensamento de homens como o professor Manuel Sérgio e o doutor Sócrates, acerca da "causa das causas" que poderá amanhã, explicar-nos o êxito que tanto desejamos ao homem que aparentemente liderará o futebol leonino.

Nada acontece na vida por acaso. E sempre me tenho interrogado sobre as razões que têm levado todos os jogodores do Estoril, sem excepção, a venerarem a figura do seu treinador e a deixarem a pele em campo, em todos os jogos que disputaram ao longo de três épocas repletas de êxitos.

E como eu desejaria ver a façanha de Marco Silva repetida em Alvalade. Como eu celebraria a defesa intransigente da nossa identidade e o estilo alegre que, como Marco Silva, tanto admiro e me faz gostar tanto de futebol! É muito grande a minha ansiedade. Tão grande que ordenei a mim próprio, esperar pacientemente!!!... 

Leoninamente,
Até à próxima

11 comentários:

  1. É uma excelente atitude Álamo (a de esperar pacientemente). O entusiasmo já é grande e a espera (mesmo que acabe por durar apenas 24h) é dolorosa. Confiança total em Bruno de Carvalho e seus pares.

    ResponderEliminar
  2. Também eu, deposito grande esperança neste treinador. Agora o que gostava era que fosse confirmado Marco Silva, como treinador do Sporting, até amanhã à tarde, por razões óbvias. Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A pedra que tenho no sapato, é igualzinha à sua amigo F. Pais! Ou fora ou dentro, aqui é que não é sítio!...

      Abraço e SL

      Eliminar
  3. Amigo Álamo, Marco Silva? Suspeito nele um perfil que gosto mto, mas desde que se falou no nome de MS para treinar o sporting, tenho sido assaltada por dois receios:
    1º - Os jornalecos associam mto o MS ao galinheiro (será benfiquista)????.
    2º - Nunca esqueço o que aconteceu ao porco com PF....
    Qt à primeira hipótese consegue-se ultrapassar com uma grande dose de profissionalismo, e aqui penso que MS será suficientemente profissional.
    No caso da 2ª hipótese, comparo as posturas de MS e PF enquanto treinador do estoril e paços de ferreira respectivamente, e perante as suas antevisões e rescaldos das jornadas, vejo que o contraste entre a segurança com que MS argumenta os acontecimentos ,e a insegurança de PF é por demais evidente....dito isto, o texto do professor Manuel Sérgio, só vem dar mais veracidade a esta minha análise...em suma, a saída de Leonardo é vista como uma grande perda para o sporting, disto não há que ter dúvidas, mas arrisco a máxima "há males que vêm por bem".... Quem nos diz a nós que não estaremos perante um mal que vem por bem???? MS parece ser um jovem treinador com ambição e garra....
    Peço desculpa mas esta é apenas a minha pobre opinião!!!!....

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LEOA MARIA, a sua "pobre opinião" é válida como qualquer outra e, desde já digo, que até concordo com ela!

      Eliminar
    2. Obrigada Torres, é sempre bom saber, que alguém concorda connosco.....

      SL

      Eliminar
    3. Não será apenas o leão Torres a concordar! Eu também concordo com a "pobre opinião" da "nossa" LEOA MARIA, que afinal não será nada pobre, antes muito razoável e muito sustentada!...

      Um grande abraço para ela, cuja presença neste cantinho, começa a ser... IMPRESCINDÍVEL! Bem haja, amiga!...

      SL

      Eliminar
    4. Agradeço-lhe o elogio amigo Álamo, mas se hoje me sinto como peixe dentro de água, neste cantinho, é a si que o devo, pois o Álamo é um anfitrião maravilhoso...

      Abraço Leonino

      Eliminar
    5. Já agora uma pitada minha:

      Se Marco Silva é benfiquista, qual é o problema? O Jorge Jesus não é sportinguista?

      Também gosto do estilo de Marco Silva e compará-lo com Paulo Fonseca é o mesmo que comparar o "palmarés" do museu do Braga com o "palmarés" do museu do Sporting...

      O profissionalismo acima de tudo e tanto MS como JJ têm-no demonstrado em campo.

      Saudações Leoninas

      Eliminar
  4. Eu...continuo a confiar, para já...no trabalho da actual Direcção...

    Mas sim...não desdenho a hipótese Marco Silva...!!

    SL

    ResponderEliminar