sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A táctica será repetir o Vitória !...

Amigos sportinguistas, vem aí uma jornada muito difícil!... O jogo com o Vitória de Guimarães vai ser um bocado mais complicado que o jogo com a Lázio. Sei que aquilo que o Sporting vale neste momento, deveria dar-nos aquela tranquilidade que há longos anos reclamamos, como adeptos fervorosos e confiantes. Mas este jogo em particular, será um osso duro de roer. Porquê ?!... As razões são várias e qualquer uma delas recomenda cautela e concentração a todos aqueles que forem escolhidos por Domingos Paciência para  constituirem os 11 magníficos leões que terão o privilégio de abrirem o cartaz no D. Afonso Henriques no domingo à noite.
O encontro vai realizar-se com apenas 72 horas decorridas desde a jornada gloriosa que o Sporting escreveu na 5ª feira à noite em Alvalade. É curto, muito curto o tempo de recuperação e, com franqueza, custa-me a crer como os dirigentes do clube a quem incumbe a responsabilidade da programação das jornadas, não conseguiram diferir o jogo para 2ª feira, sendo que a seguir iríamos assistir a um interregno que os jogos da selecção determinam. Esse facto, somado à exigência que o jogo com a Lázio determinou, por força da expulsão de Insúa, vai forçosamente trazer à superfície as debilidades físicas que as 72 horas de intervalo acentuarão, particularmente no segundo período de jogo.
Em termos de qualidade e equilíbrio, o regresso de Elias e a possibilidade de Insúa poder jogar, uma vez que o castigo que naturalmente será aplicado ao jogador será cumprido apenas contar o Vaslui em Alvalade, constituirão um certo conforto. O brasileiro estará fresco e o argentino, com apenas 50 minutos de jogo, terá uma recuperação mais confortável e eficaz. Mas que dizer de Rinaudo, Schaars., Capel e Wolfswinkel?!... João Pereira, Onyewu, Polga e Carrillo, também sofreram e deram o litro, mas o desgaste terá sido menor e a recuperação mais fácil. Portanto as minhas maiores preocupações vão para aqueles quatro, cujo papel em todo o excelente rendimento da equipa tem vindo a revelar-se fundamental. Domingos saberá como ninguém, encontrar uma solução, mas os meus cuidados hão-de manter-se até ao final do jogo.
Colocando de seguida a atenção no adversário, o Vitória não é uma equipa qualquer. E a entrada de Rui Vitória trouxe-lhe a audácia que não ostentava antes. Não permite por isso facilidades, se bem que a diferença de categoria para o Sporting seja enorme. Mas a jogar em casa e com o apoio de uma das mais convictas e motivantes falanges de apoio da I Liga, Guimarães não constitui pêra doce. Claro que a audácia às vezes tem um preço elevado. Mas isso são contas para Rui Vitória resolver.
Se apenas tivessemos em equação estas duas incógnitas, eu dormiria descansado até domingo. Mas a APAF e as suas guardas avançadas que, dentro do sistema, desvirtuam e manipulam a verdade desportiva, nomeou para arbitrar este jogo, nada mais nada menos, que um dos piores, senão mesmo o pior, árbitros que actuam em Portugal desde há um bom par de anos a esta parte: Bruno Paixão!... Com este homem, nunca se sabe se os golos legalmente conseguidos serão invalidados, se ao adversário serão validados golos ilegalmente obtidos, se fará vista grossa a flagrantes irregularidades na área adversária e descortinará penalties na nossá área que ninguém viu. Exercerá, com olho de águia - ninguém duvide! - a tolerância zero para o Sporting, que a APAF decretou depois da saída pela porta dos fundos, do braço de ferro com que tentou menorizar Alvalade e cerrará os olhos em tudo o que for violação disciplinar por parte dos vimaranenses. João Pereira e especialmente Rinaudo que se cuidem e Patrício, na dúvida, que use sempre os pés.
Tenho esperança que a APAF, com base nesta minha apreciação anterior ao jogo, faça de "Leoninamente!!!..." o braço armado do Sporting e invoque a violação aos preceitos acordados entre os clubes da Liga, para voltar ao braço de ferro com o leão, com a saída de cão que todos conhecemos. Era publicidade de borla para o meu blog, que eu faria reverter para instituições de caridade, quase pela certa para os "Leões de Portugal"!... Mas a estupidez não irá tão longe, naturalmente!...
Amigos, a táctica é repetir com este Vitória, o que fizemos em Alvalade com o outro Vitória. É que depois, nem S. Paixão conseguiria aviar a receita que lhe encomendaram.
Leoninamente,
Até à próxima
P.S. - Alguém me diz porque o repórter da SIC, Nuno Luz, na transmissão televisiva do jogo, passou o tempo todo a chamar Insuá ao nosso jogador argentino Insúa ?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário