domingo, 25 de setembro de 2011

Com água na boca !!!...

Foi bonita a festa, pá !... Fiquei contente e correndo alegremente, vim p'ra casa celebrar!...
Sei que há léguas a nos separar, tanto mar, tanto mar...
E sei também quanto é preciso, pá, navegar, navegar...

De regresso ao Norte e a casa, trauteei a canção do Chico Buarque dezenas de vezes, com esta letra que fiz de improviso, enquanto refreava o entusiasmo pela vitória, que me levava a carregar no pedal. Já apanhei uma multa danada na A1, em plena viagem para ver o Sporting a jogar com os lampiões. Ia  a 157 km/h disse-me o cínico do polícia, que se colocou á minha frente, fazendo-me sinal para eu entrar na estação de serviço perto de Leiria. Mostou-me os comprovativos do excesso e eu ... vá de apresentar o cartãozinho de plástico, pagar e zarpar de novo para Alvalade. Foram dois azares nesse dia, a multa e um regresso com o desgosto da derrota em casa. Desde esse dia, passei a andar mais devagar: 155 ou por aí perto... É a vida de um sportinguista doente!...
O que me vale agora é que vou pela A17 e A8 e os abençoados dos polícias continuam a ter mais fé na A1. De modo que hoje foi um dia em grande: uma vitória daquelas e multas "népia" !... Chegado a casa, fui direito ao frigorífico, peguei na garrafa de espumante que lá tinha deixado antes de partir para Alvalade - uma Quinta das Bageiras Bruto Natural, que na Fogueira o meu amigo Mário Sérgio prepara com requintes de saber e bom gosto -, não fiz pum para não perturbar a mulher que dormia em paz, enchi uma taça e bebi pelo meu Sporting!... Há quanto tempo eu não fazia isto, com a convicção com que hoje o fiz !!!...
Recordo aqui o meu grande amigo João Menício que partiu há pouco mais de um ano, sportinguista tão doente como eu e que cumpria o mesmo ritual sempre que o Pinto da Costa carpia uma derrota ou um empate comprometedor. Era o seu ódio de estimação! O meu ódio de estimação mora lá mais para Carnide e não há-de perder pela demora...
Voltando ao que me interessa deixar aqui hoje bem assinalado, quero dizer-vos, queridos amigos sportinguistas, que o nosso Sporting hoje me encheu as medidas. Não foi só a vitória concludente com que despachou os sadinos e o parvo do seu treinador que, sem respeito pela instituição Sporting e pelos homens que hoje a representaram, afirmou a sua certeza de levar os três pontos para Setúbal. Foi o massacre a que o Sporting sujeitou os pobres dos "vitórrias"!... Desconfio bem que Paciência tenha imitado o Mourinho e colado na porta do balneário as parvoices e alarvidades que Bruno Ribeiro despejou daquela "bocarra", tal foi a gana com que os leões começaram o jogo.
Hoje todos os leões que passaram pelo tapete verde e bem tratado de Alvalade, sem qualquer excepção, fizeram um jogo de sonho! E foi patente a alegria que transbordou do conjunto, tanto na celebração dos golos, como no final do encontro. Domingos está a conseguir imprimir a marca da solidariedade e da profunda amizade entre todos aqueles valentes! A sua marca, a que já nos habituara noutras equipas que treinou! Bem nos pedia ele tempo e nós, sedentos de vitórias e sôfregos de bom futebol, já quase desesperávamos. Tinha razão o homem e pela minha parte, não me custa nada dar a mão à palmatória...
Uma vitória bonita, um controle absoluto de jogo durante todo o tempo, um futebol vistoso com pormenores deliciosos, uma entrega como Alvalade há muitos anos não via, exibições individuais de tal categoria que não sou capaz de qualquer destaque e o melhor de tudo que eu consegui extrair dos 90 minutos: a tremenda promessa de que, com mais algum tempo, estará ali uma "enormíssima" equipa. Se atentarmos em todos os erros que a equipa cometeu no jogo anterior e compararmos com a exibição hoje produzida, dá ideia de que Domingos Paciência passou a semana inteira com uma lima nas mãos, limando cirurgicamente cada aresta mais viva: João Pereira defendeu melhor, Onyewu esteve mais seguro e confiante a ponto de já driblar e progredir para entregar melhor, Schaars e Elias ajudaram muito mais Rinaudo na cobertura da defesa, Patrício ainda tremeu, mas recompôs-se e fez duas ou três defesas de antologia e todos os restantes melhoraram e muito, com a particularidade de até as três substituições terem trazido novos cambiantes ao jogo e terem somado ainda mais qualidade à equipa, numa altura em que o cansaço já se fazia sentir nas unidades substituídas.
Amigos sportinguistas, por tudo o que hoje o Sporting me ofereceu, quero confessar-vos que a minha esperança no futuro desta equipa saiu reforçada no final do jogo. Tenho a profunda convicção de que já na próxima 5ª feira, conseguiremos derrotar os italianos, porque este Sporting já começa a saber o que deve fazer em Alvalade. E os 33 mil e muitos que tiveram o privilégio de assistir ao vivo a esta prometedora exibição e que tão entusiástica e permanentemente aplaudiram, vão voltar para apreciar o jogo com a Lazio. Ficaram, como eu, com água na boca!!!...
Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Boa tarde staff do blog Leoninamente!
    Se não fosse incómodo gostava que pusessem o link do meu blog na vossa lista de links.
    O Sporting na Alma está numa missão de estreitar e aumentar laços e parcerias entre a blogosfera desportiva nacional, não olhando a clubes nem a diferenças subjectivas.
    Caso concorde em colocar o nosso link, (www.sportings.blogspot.com),gostaria que nos avisa-se com um pequeno comentário no nosso blog.
    Grato pela atenção, Saudações Leoninas.

    ResponderEliminar
  2. Caro Leo,
    Obrigado pelo convite.
    A resposta já está na caixa de comentários do vosso último post e o link adicionado.
    SL

    ResponderEliminar
  3. Agora penso que podemos dizer que o Sporting está de volta!Alvalade vai voltar a ver bom futebol e espero que os únicos assobios que se oiçam sejam para os adversários!VIVA O SPORTING!

    ResponderEliminar
  4. Caro Leão de Leiria,
    Passei ontem por aí duas vezes, amigo. Para lá, com esperança, para cá com um misto de orgulho e alegria. Também penso que temos o nosso Sporting de volta...
    Ontem não ouvi assobios em Alvalade. Ouvi as claques a apoiar durante todo o jogo, ouvi palmas e gritos de incentivo, ouvi o meu Sporting!... E aquela saída de campo dos jogadores, já depois do final de jogo, quase um a um, premiada com palmas e mais palmas durante mais de cinco minutos ininterruptos, foi um espectáculo de sportinguismo!... Bonito, muito bonito e quase arrepiante!... Vou lembrar-me durante muito tempo do jogo de ontem...
    Que este Sporting viva por muito tempo, porque estar em Alvalade desta maneira é como estar no céu e não há coração que aguente tanta alegria, sem que uma lágrima tímida e envergonhada queira saltar do canto do olho!...
    Viva o Sporting para sempre!...
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar