sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A minha visão sobre o plantel

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             
Amigos sportinguistas, temos que aceitar as coisas com realismo. O plantel actual do Sporting é o que é e o mercado fechou. Não acredito na vinda de um qualquer desempregado, à boa maneira "hildbrandiana" como aconteceu no ano passado.
Domingos Paciência tem nas mãos 26 atletas. Os 11 que sobraram da vassourada de Luis Duque e mais 15 que chegaram de novo. Poderemos considerar ainda mais um, que vai deambular entre o plantel principal e os juniores - Tiago Ilori - mas verdadeiramente serão estes com quem o nosso técnico terá de se governar.
Esta gente toda, tem praticamente dois meses de preparação - poucas serão as excepções e a sua relevância não será significativa! - e começa a esgotar-se o tempo de repetir as estafadas desculpas das adaptações e dos conhecimentos mútuos. Estamos perante profissionais de futebol, excepcionalmente bem pagos - a tempo e a horas - e a quem são oferecidas condições de treino e manutenção da sua saúde física e mental, num patamar de qualidade que roça a excelência.
Pois bem, é a toda esta gente e à numerosa e acreditada equipa técnica, que todo o universo leonino tem o direito de exigir a interpretação de um papel significativamente diferente e qualitativamente superior a qualquer de, pelo menos, 13 equipas que nos acompanham na disputa da Liga Zon/Sagres.
Esta é a realidade e será pura estultícia tentar arranjar argumentos saloios para nos convencer do contrário. A partir de agora é mesmo a doer e quem não tiver unhas, terá que colocar a guitarra de lado e ir fazer teatro para outro palco.
Já aqui afirmei várias vezes que não sou um "expert" em matéria de análise científica do futebol. Para mim são onze de cada lado, uns defendem, outros atacam, outros andam ali pelo meio, às vezes atacam todos, outras vezes tranformam-se em autocarros, enfim as tácticas são muitas, mas no fim ganha quem marcar mais golos, mesmo que os árbitros invalidem alguns. E no meio de toda esta balbúrdia que é um jogo de futebol, há muito que eu constatei que para alicerçar uma vitória, uma equipa tem que colocar no terreno mais força, mais querer, mais vontade, mais garra do que o adversário. E também já constatei que todos esses argumentos tem a sua origem na palavra dos técnicos que dirigem essa equipa. Portanto, é hora de Domingos Paciência escolher os melhores e meter-lhes na cabeça que a camisola que envergam é do glorioso Sporting Clube de Portugal, clube que lhes paga pontualmente o que está escrito nos documentos que todos firmaram e que lhes exige trabalho, sangue, suor e lágrimas.
Para mim, vejo o plantel do Sporting da forma que apresento a seguir, num esquema de 4x3x3, que a argúcia do treinador e a dinâmica dos intervenientes poderá transformar em todos os sistemas que proliferam por esse mundo fora. Por isso o futebol é um jogo simples e que arrasta multidões. Exactamente porque todo o mundo o compreende e lhe descobre facilmente os objectivos.
Não discutirei com ninguém se o lugar que atribuo a cada um dos 26, será ou não o mais correcto ou o seu verdadeiro lugar. Para mim é assim e apenas a Domingos Paciência darei naturalmente o direito de discordar das posições e das titularidades indiscutíveis que para já atribuo - a vermelho porque o realce é maior e eu não tenho complexos de cor, a língua do leão até é vermelha! -, agora que nos teremos de resumir exclusivamente a estes e não mais pensar no que poderia ter sido mas não foi, nos que poderiam ter vindo mas não vieram, nos que deveriam ter ficado mas foram e por aí adiante.
Eu vejo assim o meu Sporting de hoje!... E desejaria vê-lo defrontar e vencer, desta forma, o adversário, Paços de Ferreira, que aí vem:

GR - Rui Patrício
Marcelo Boeck
Tiago
DD - João Pereira
Arias
DE - Insúa
Evaldo
CD - Onyewu
Polga
CE - Rodriguez
Carriço
MC - Rinaudo
André Santos
MD - Izmailov
Matias Fernandez
André Martins
ME - Elias
Schaars
Luis Aguiar
ED - Jeffrén
Pereirinha
EE - Diego Capel
Carrillo
PL - Bojinov
Wolfswinkel
Rubio

Leoninamente,
Até à próxima
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                             

2 comentários:

  1. O problema é que já deveriam ter feito uns jogos de preparação a jogar juntos.Agora a ansiedade é muita e os adeptos não perdoam.Para mim a grande desilusão está a ser o Domingos que eu julgava mais conhecedor da realidade, e vejo-o muito desorientado.
    Gosto de ler o seu blogue, saudações leoninas!

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo Leão de Leiria,
    Obrigado pelo teu comentário e muitíssimo obrigado por gostares de ler o meu blog. É a razão de ser de "Leoninamente!!!...".
    No fundo, no fundo, comungo do teu sentimento em relação a Domingos. Mas longe de mim a ideia de tirar o meu lenço branco do bolso. Nada disso amigo! O homem não estava habituado à grandeza que encontrou no Sporting, à exigência de uma massa adepta ímpar!... Mas eu estou convicto de que, de forma inteligente e com a capacidade de trabalho que sempre revelou, Domingos vai dar a volta ao texto e dentro de algum tempo assistiremos a um Sporting diferente, para bem melhor.
    SL

    ResponderEliminar