quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Comprei dois tabuleiros de xadrez !...

Bom, acho que falhei nas adivinhações e com isso deitei por terra todo o plano de jogo que tinha tão arduamente preparado para esta 5ª feira dos meus desencantos. Não sei que raio de tinta os chineses usaram na produção do tabuleiro que tinha comprado com a ajuda da rapariga do bazar, com os olhinhos em bico e tudo - bem bonita diga-se de passagem! -, que as casas ainda se distinguem mais ou menos, mas as peças amigos, não há diabo que as separe! Estão todas da mesma cor, um cinzento esquisito, que nem é preto nem é branco. Acho que foi da chuva que apanhei pelo caminho. Pronto, fui comprar um novo tabuleiro, mas pelo caminho fui pensando, pensando e zás, trouxe dois! Dois tabuleiros de xadrez, novinhos em folha, agora comprados numa loja de desporto que há ali próximo do Teatro Aveirense e que só vende produtos de marca, logo de qualidade garantida. Disse-me o senhor que me atendeu, que as peças dos dois jogos que adquiri, não são pintadas, antes esculpidas com esmero de artífice, num material plástico muito duro, que mesmo caindo ao chão nunca parte. Assim como o nosso Rinaudo, que leva porrada que se farta e está sempre em pé. Não sei se é boa opção, o que sei é que, como se levanta de imediato e como se não fosse nada com ele, não há árbitro que marque ao menos uma faltita de vez em quando. Acho que só quando o rapaz se começar a rebolar como um tolinho e a gritar ai, ai, ai, é que os "urubus" do apito se irão condoer. Bom, voltando ao xadrez e às peças maravilhosas que o senhor me vendeu - de plástico branco e preto, naturalmente -, chegado a casa, pensei que deveria colocar em cada tabuleiro uma etiqueta. Então, numa delas escrevi "I Liga" e na outra "II Liga"!... É que depois dos acontecimentos desta tarde, apenas um dos dois jogos que se adivinham, vai ser a sério, com cadeirão à vista. O outro é mais a brincar e o prémio será um quilito de feijões.
Agora na distribuição das peça a coisa pia mais fino. Para já o Rei preto é o mesmo, nem poderia ser de outro geito, não é?!... Apenas mudou o general, que deixou de ser aquele tal de cruz azul ao peito armado em D. Afonso Henriques - o tal que o preto Rei chama de girafa, lembram-se?!... - e passou a ser o dono das ligas!... Claríssimo como a àgua, como é que eu não me tinha lembrado disto?!... Imperdoável para um analista como eu! Estou a ficar velho!... E o mais engraçado é que os peões que vão acompanhar o Rei já estã todos escolhidos: são os subscritores da moção de apoio ao general das ligas! Estão a ver, não estão?!... Nisso eu acertei, no plano falhado que divulguei ontem. Faltará apenas designar as Torres, Bispos e Cavalos, mas o Rei está a tratar de tudo, atempadamente. A Rainha vai ser a designação mais complicada e até pode acontecer que seja um reforço de conveniência, de características meridionais.
Com as brancas é que a balbúrdia me ultrapassou completamente e até estou bem desconfiado que afinal o Rei poderá ser muito bem quem eu arvorei em Rainha e vice-versa. Dizem-me que neste momento, a azáfama dos generais ultrapassa tudo o que era suposto acontecer. Já não se assiste á contagem habitual das espingardas. Aquilo já é recontagem em cima de recontagem, que mais se assemelha à noite das últimas eleições do Sporting. E ainda faltam as ditas afinações!...
Com isto tudo, apenas vos posso dar uma dica sobre quem são os generaisitos do tabuleiro da II Liga, o que é bastante fácil de concluir: um é o precipitado, aquele que arrancou sem ninguém lhe encomendar o sermão e o outro ... claro, é o D. Afonso Henriques que, à pressa, mandou outra vez pintar de verde, a azul cruz que ostentava orgulhosamente no peito. Como muito bem avisou o amigo sportinguista Virgílio, mesmo antes do jogo começar, já se adivinhava um fulminante "xeque-pastor".
Mas o jogo do tabuleiro 2, não é importante amigos. É só para cumprir calendário.
No tabuleiro 1 a coisa está interessante e com a posição peremptória de Godinho Lopes hoje à tarde, já não sei o que vai na cabeça dos leões. Cá por mim entre a verde seara e o loureiral, de um verde mais escuro e mais ao nosso gosto, eu vou pelo louro, que é das aromáticas que mais aprecio na culinária. E vocês ?!...
Leoninamente,
Até à próxima
P.S. - Prometo que vou acabar com estes "jogos de xadez"! Na próxima abordagem do assunto, vou chamar "os bois pelos nomes"! É o meu Sporting que o exige!!!...

2 comentários:

  1. na cronica http://anortedealvalade.blogspot.com/2011/09/soares-franco-por-onde-nao-deve-ir-o.html que fala sobre o tema, comentei que preferiria sempre a opção quixotesca. mesmo sendo derrotado à partida. é que assim, acontecem duas coisas. 1- mostramos integridade e vontade em trilhar o nosso próprio caminho. 2- se o benfica quiser poderá vir...mas já será ele que vem a reboque. mesmo que o loureiro se junte ao seabra, visto que, o nosso presidente já disse que o nosso apoio é um e um só. SL

    ResponderEliminar
  2. Caro Tiago,
    Obrigado pelo comentário.
    A forma de xadrezista com que tenho analisado a questão dos candidatos à presidência da FPF é o reflexo do mar de dúvidas instalado no meu espírito.
    Até hoje, para mim, definitiva, definitiva, não há nenhuma candidatura: tudo são promessas, aos anúncios podem suceder desistências e os não anúncios podem resultar surpresas!... Acho que estamos a assistir ao "warm-up" e ainda não terão começado os treinos de qualificação, quanto mais a corrida a sério.
    Soares Franco, apesar de sportinguista é para mim um péssimo candidato, a menos que seja um golpe estratégico de mestre e não acredito que Fernando Seara deixe Sintra, para além de não lhe reconhecer qualidades para ser o homem de que o futebol português necessita nesta hora.
    Fernando Gomes parece ser o rosto de um novo "sistema", uma nova marionette como Madail.
    Mas, com a profunda alteração da correlação de forças no acto eleitoral que se avizinha, Pinto da Costa estará tudo menos seguro. O apoio dos "peões" da II Liga é sintomático e, ao invés do triunfalismo que exibe, as pernas tremem-lhe, porque os votos não estão desta vez na sua mão. O tempo dos "xitos" parece ter acabado.
    Resumindo, está tudo muito confuso ainda. Os elementos decisórios - presidentes dos conselhos de arbitragem e justiça - ainda nem sequer foram lançados. Godinho Lopes já frisou a importãncia que esses cargos e os nomes que lhe forem associados, têm para o Sporting e isso é sintomático.
    Vamos aguardar amigo, na convicção de que, desta vez, o Sporting parece saber muito bem o que quer.
    SL

    ResponderEliminar