sexta-feira, 7 de março de 2014

Vasco Santos nomeado para Setúbal



O Conselho de Arbitragem da FPF já anunciou o quadro de árbitros que entendeu designar para a 22ª jornada da I Liga. Para além de uma série alargada de curiosidades muito curiosas, a começar com o árbitro "seleccionado criteriosamente" para apitar o jogo da Luz, que a todos as graças dos deuses acompanhem e que a "verdade desportiva" se imponha em todos os rectângulos de jogo, para que no final da jornada só possamos falar de futebol.


Para Setúbal, com grande espanto, Vitor Pereira continuou a surpreender, ao nomear Vasco Santos, da A.F. do Porto, que segundo a opinião recolhida no blog "Influência Arbitral" acerca do seu trabalho nas últimas seis épocas, será um árbitro que  não interfere em mais de 20% no rendimento médio de qualquer dos 4 clubes analisados - Porto, Benfica Braga e Sporting -,  um arbitro portanto que nesses 6 campeonatos não revelou nenhuma tendência especial.

Sem me deter em especulações sobre a canelada que poderemos levar na 23ª jornada, porque implicitamente ligada aos resultados que se verificarem neste fim de semana, recebi esta nomeação com um sorriso amarelo que, por não ter conhecimento do endereço de Vitor Pereira, reservarei só para mim. Espero apenas que Vasco Santos percorra o caminho equilibrado que tem trilhado com o Sporting até agora, e que no final do jogo do Bonfim, o nome dele apenas seja invocado por boas razões. Das nomeações da jornada que virá a seguir, teremos tempo de falar. Mas estou a pensar seriamente em comprar uma caneleiras.

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Os árbitros, enquanto chefes de equipa, são o rosto das sem-vergonha que, jornada a jornada, por aí vai campeando; enquanto os auxiliares, que vão passando despercebidos, têm vindo a ser os "homens de mão", os executores, das poucas-vergonhas a que temos vindo a assistir.
    (É claro que. se pensar no que se passou no Restelo na última jornada, fico arrepiado porque, afinal, até presidentes e treinadores já alinham no festival - sem vergonha e sem pudor de o mostrarem publicamente!)
    Há muitos "bandeirinhas" que nos têm tirado muitos pontos -afinal, qualquer um pode assinalar erradamente um fora de jogo, não é? É, pois claro, humano -e tudo fica explicado e na paz do Senhor. Mas a verdade é que, do que me lembro, são "os artistas da bandeira" (assim uma espécie de "palo de Siena" à siciliana, perdão, à portuguesa) que mais pontos nos têm gamado no decorrer desta época.
    Desejo toda a sorte a Vasco Santos, a ele aos seus auxiliares, de modo a que, no final, ninguém se lembre que esteve em campo uma equipa de arbitragem, ou melhor, que todos se lembrem da equipa de arbitragem para a felicitar.
    No fim, que tenha ganho o melhor...e que tenha sido o Sporting Clube de Portugal!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O comentário do amigo Alberto Bastos, está repleto de razão. O "sistema" parece estar a desviar a bússula para os árbitros auxiliares. Mas para amadores como nós, o controle ainda está muito insipiente. Analisar as tendências dos árbitros principais já não se torna fácil, quanto mais dos "bandeirinhas". Mas tantas hão-de fazer, que um dia deixam a careca à mostra...

      SL

      Eliminar
  2. Eu já não tenho quaisquer dúvidas (e creio que ninguém tem...a não ser quem pense como uma galinha...!), de que este campeonato "já tem dono"...e não, não é o clube do dom bufas...
    A minha dúvida agora é apenas esta:
    "vão deixar-nos" fazer o nosso trabalho e deixar-nos conquistar "o que está" dentro das possibilidades que "nos restam"...
    Ou o "sistema" ainda "vai fazer respiração boca a boca ao clube do bufareiro"...

    Esta é apenas a dúvida que me assalta o pensamento...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na minha opinião, meu amigo Max, e referindo-me apenas ao control do sector da arbitragem, "os lãmpiões" levam sobre "os andrades" uma vantagem nítida e substancial. Com cinco pontos de vantagem, o que aconteceu no Restelo vai voltar a repetir-se e entretanto os jogos do Sporting levarão o tratamento adequado. Para não dar nas vistas, serão os "bandeirinhas" a fazer o trabalho sujo, salvaguardando o papel dos árbitros principais. O campeonato estará, numa condição que já vem sendo preparada há quatro ou cinco anos, perfeitamente entregue. A menos que caia algum santo do altar...

      SL

      Eliminar