terça-feira, 18 de março de 2014

Messieurs, honni soit qui mal y pense !!!...




Recebi há momentos, de fonte amiga e credível, uma imagem sobre a famigerada deslocação de André Martins, de que viria a resultar o único golo do último clássico, que porventura terá sido objecto de um tratamento bem diferente daquele de que resultou a manipulação com que quase toda a comunicação social pretendeu atribuir a Tiago Trigo, o erro "tremendo" do prejuízo do Porto em benefício do Sporting.

Esta nova imagem, presumivel e naturalmente retirada da gravação em vídeo, do jogo transmitido pela SportTV, revela:

1 - O tratamento dado às imagens mais polémicas de um qualquer jogo de futebol, poderá revelar-se tão ou mais nefasto e criminoso que um grosseiro erro de arbitragem.
2 - No caso vertente, a imagem é fixada quando a bola acabou de ser lançada por William Carvalho, analisada a posição do corpo do médio defensivo leonino.
3 - A correctíssima posição do árbitro auxiliar Tiago Trigo, que lhe permite avaliar o lance com o necessário rigor.
4 - A posição, em absoluto legal de André Martins - no máximo em linha -, colocado em jogo pelo defesa nortenho próximo de Slimani.


No meu primeiro comentário de análise a este polémico lance, disse "... Não será nunca humanamente possível a um árbitro auxiliar ajuizar este tipo de lances.". Agora perante a profusão de imagens, com os mais díspares métodos de tratamento, porventura de duvidosas isenção ou intenção, apenas acrescentarei que Tiago Trigo terá cumprido de forma exemplar as recomendações dos organismos internacionais que superintendem a arbitragem:

Em caso de dúvida - e este lance é manifestamente duvidoso! -, deverá ser beneficiada a equipa que ataca!...

E parece que recuámos no tempo e voltámos à corte de Eduardo III de Inglaterra, diz a lenda que correria o ano de 1347, onde o rei terá clamado para os que riam da liga azul deixada cair pela  Condessa de Salisbury e sua presumível amante:

"Messieurs, honni soit qui mal y pense! Ceux qui rient en ce moment seront un jour très honorés d'en porter une semblable, car ce ruban sera mis en tel honneur que les railleurs eux-mêmes le rechercheront avec empressement.", que tomo a liberdade de traduzir para os que não dominem o francês: (Senhores, maldito seja quem pense mal disto! Os que riem nesta hora ficarão um dia honradíssimos por usar uma igual, porque esta liga será posta em tal destaque que mesmo os trocistas a procurarão com avidez).

Aos indefectíveis e inenarráveis portistas, José Guilherme de Aguiar, Manuel Serrão e Miguel Guedes, para apenas citar os que a meu ver mais se expuseram, no ataque ao "erro" de Tiago Trigo, eu direi, sem qualquer presunção de realeza, que não seja o facto de o leão, símbolo que orgulhosamente ostento no peito, ser o rei de todos os animais:

Messieurs, honni soit qui mal y pense !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário