domingo, 7 de março de 2021

Um Grande Leão!!!...


O melhor de Coates

«Se, à 22.ª jornada, me pedirem para apontar o melhor jogador da Liga, a resposta só poder ser uma: Coates. Não é uma escolha sexy, não é um goleador, não é um génio do drible ou do passe, mas é o jogador mais decisivo da melhor equipa até este momento. O uruguaio é imprescindível para Rúben Amorim, desempenhando um papel crucial como líder da defesa menos batida, somando também golos decisivos que permitem aos leões manter um avanço confortável na liderança da tabela.

Coates é o exemplo mais perfeito do que o contexto pode fazer por um jogador. No já longínquo arranque da temporada passada, o uruguaio viveu os piores momentos da carreira, com uma sequência de três partidas negras: cometeu três penáltis no mesmo jogo, viu um vermelho e fez dois autogolos. Há futebolistas que ficam eternamente marcados por muito menos, mas Coates tornou-se melhor jogador depois disso.

As boas equipas têm o mérito de tornar melhores os jogadores que as constituem, da mesma forma que equipas que não vencem fazem parecer piores os seus jogadores. O Sporting prepara-se para conquistar um título mais do que justíssimo. Não por ter jogadores melhores do que a concorrência, mas porque tem uma equipa melhor.»

Em complemento desta crónica de Sérgio Krithinas sobre o nosso Capitão e a talhe de foice, será bom ter em conta aquilo que Bruno Fernandes, jornalista de O Jogo, hoje escreveu às 08:13, no seu jornal:

«Um dos quadros mais antigos do actual plantel do Sporting, Coates insiste em vestir a pele de herói com golos em cima dos apitos finais - é, até ver, o defesa mais goleador da Liga NOS, com quatro tentos -, e tem uma história de fidelidade com o clube ao qual chegou em 2016, então por empréstimo do Sunderland. Para lá de ter pegado de estaca no onze, somando, nesta altura, 229 duelos de leão ao peito, recusado rescindir contrato no pós-ataque a Alcochete, em 2018, e de ter sido premiado posteriormente com a braçadeira de capitão, o compromisso do uruguaio com os verdes e brancos conta-se com outra recordação, neste caso a renovação de contrato que celebrou em Janeiro de 2020 e na qual... não pediu qualquer aumento no seu ordenado.

Num diálogo fácil com a administração liderada por Frederico Varandas, que para 2019/20 tinha definido o limite salarial - havendo excepções - de 1 milhão de euros face ao processo de reestruturação da SAD, agravado com o impacto da covid-19, Coates aceitou prolongar a ligação aos verdes e brancos de 2022 para 2023, deixando ainda em aberto a possibilidade deste prazo ir até 2024, caso as partes assim o entendam. Com altas responsabilidades no plantel, o central acabaria, pouco depois desta assinatura, por liderar, em conjunto com o outro capitão, Mathieu, as negociações para um corte de 40% dos ordenados do plantel, devido à necessidade de mitigar os efeitos que o coronavírus veio trazer ao desporto.

Veículo de experiência numa equipa com muita juventude, a tranquilidade que Portugal lhe dá, a si, à mulher e aos dois filhos, também foi fundamental para que o sul-americano compreendesse a conjuntura, não obstante de se manter fiel ao Sporting.

"Portugal é um país muito parecido ao Uruguai, o que faz com que esteja muito cómodo, tal como a minha família. E no futebol, quando as coisas te saem bem, claro que também ajuda. Desde que cheguei ao Sporting, joguei sempre", disse Coates, numa grande entrevista concedida recentemente ao "Ovación", mostrando precisamente essa satisfação.

No que aos números diz respeito, e para lá de, contra o Santa Clara, ter atingido em 29 jogos os mesmos seis golos que fez na última época, mas em 40, Coates continua a ser o único jogador totalista da Liga NOS que não um guarda-redes, para além de se poder isolar na 36.ª posição dos jogadores mais utilizados na história do clube já no sábado, diante do Tondela, ultrapassando Chico Faria.»

Além do grande jogador que é, do grande Capitão que todo o plantel, equipa técnica, dirigentes e a grande nação sportinguista  respeitam, Coates vai muito para além disso, por ser...

Um Grande Leão!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário