terça-feira, 30 de março de 2021

Confiança absoluta nos nossos Leões!...


As duas faces do Sporting: entre o 3x4x3 e o ‘novo’ 3x1x4x2
Estatísticas mostram que novo sistema deu frutos. Amorim ganha opções para surpreender na reta final do campeonato

«O Sporting parte para a recta final da temporada com uma faceta mais imprevisível. Depois de ter visto a equipa dar boa resposta ao novo sistema táctico no triunfo frente ao V. Guimarães (1-0), Rúben Amorim passa a ter várias opções em cima da mesa para surpreender os adversários, a começar já pelo Moreirense, na segunda-feira, em Moreira de Cónegos. O treinador pode repetir o 3x1x4x2 da última ronda ou voltar ao habitual 3x4x3. Aliás, o plantel deverá mesmo preparar ambos os sistemas ao longo da próxima semana, precisamente como aconteceu antes da recepção aos vimaranenses, até porque, sabe Record, o técnico ficou agradado com aquilo que viu.

“Chegámos à frente com maior facilidade, o Daniel Bragança deu-nos isso. É mais difícil marcar golos, as equipas fecham-se bem, temos de arranjar soluções, mas não sofrendo estamos mais perto de ganhar”, frisou, depois da partida. E os números corroboram a tese.

Como pode verificar na infografia acima, a equipa nunca tinha trocado tantas vezes a bola no próprio meio-campo e fez a partida com mais toques na bola. Mas há mais bons sinais. O líder da Liga teve mais posse, fez mais passes em todas as áreas do campo e alcançou uma eficácia superior nesse capítulo em comparação com a média da temporada.

De resto, segundo os dados da Opta, os leões remataram menos e criaram um número mais reduzido de oportunidades do que o habitual, mas também concederam menos disparos.

Muito por onde escolher

Na última jornada, Daniel Bragança foi a novidade. Após ter sido elogiado por Amorim, o médio, que está ao serviço dos Sub-21, foi titular pela primeira vez na Liga e ganha invariavelmente mais espaço com a abertura de uma vaga para o miolo, em conjunto com Palhinha e João Mário.

No entanto, desta vez, o leão tem mais armas à disposição e ganha margem para voltar ao habitual 3x4x3. É que Nuno Santos, lesionado à data do jogo com o V. Guimarães, e Paulinho, que entrou na 2ª parte desse jogo, estão de regresso. O ex-avançado do Sp. Braga até parte para o jogo com o Moreirense com ‘fome’ de golo. Ainda procura estrear-se a marcar em partidas oficiais de leão ao peito, mas já festejou no jogo-treino de anteontem, frente à U. Leiria (1-1).

Parecem abertas novas perspectivas para o jogo da próxima segunda-feira em Moreira de Cónegos. De facto nos últimos jogos disputados pelo Sporting vinha sendo patente uma certa previsibilidade de processos que estaria na origem das dificuldades sentidas pelos leões na perfuração das defesas cada vez mais baixas e numerosas apresentadas pelas equipas adversárias. Com os vimaranenses o jogo dos leões pareceu mais fluído e só o preciosismo do VAR em lance ocorrido "quase um ano" antes do golo de Tiago Tomás e que nem conterá argumentos contrários, permitiu a escassez do resultado final. Os números estatísticos apresentados neste excelente trabalho de Rafael Soares e Ricardo Granada aí estão para o demonstrar.

Aquilo de que os adeptos leoninos se vinham apercebendo, parece ter sido antecipado por Rúben Amorim e do treino terá decorrido o antídoto que até a crítica acabou por confirmar. Agora, com mais duas semanas de trabalho e a disponibilidade de Nuno Santos, Paulinho e até Matheus Nunes, tudo se conjuga para que os leões alcancem nesta sua deslocação ao Minho, um resultado compatível com as suas mais fundadas aspirações.

Confiança absoluta nos nossos Leões!...

Leoninamente,
Até à próxima 

Sem comentários:

Enviar um comentário