quarta-feira, 24 de março de 2021

Mais palavras para quê?!...


Aurélio Pereira: «Estamos à frente na formação»
O histórico olheiro e detector de talentos aplaude a aposta de Frederico Varandas e a coragem do treinador. “Com a quantidade de jogadores que estão na equipa principal, quem mais faz isso!?”

«RECORD - Dário Essugo é o mais jovem de sempre a jogar na equipa principal do Sporting. Já o conhecia?

AURÉLIO PEREIRA – Sim. Qualquer jogador que chega ao Sporting passa por um crivo que consiste em três fases: a detecção, a selecção e a contratação. Funcionou o trabalho conjunto do departamento de recrutamento, nesse caso concreto do coordenador de Lisboa, o Akil, e da área técnica, então na pessoa do Luís Dias, responsável pelo Polo do Estádio Universitário de Lisboa. Ele veio para o Sporting com 9 anos. Todos os clubes apostam no recrutamento hoje em dia. É de tal maneira importante que, se não se conseguir trazer um jogador entre os 7 e os 10 anos, já nunca mais se traz esse jogador, tamanha é a concorrência. O mercado é isto hoje em dia. Se não trouxermos os miúdos com 7-10 anos, acabou! Nunca mais se pode. O Sporting ao longo do tempo tem feito isso, tem procurado chegar primeiro e, depois, avaliar. Esse miúdo tinha 9 anos quando veio para o Estádio Universitário. Foi sempre um miúdo bem comportado. É um miúdo que tem qualidade suficiente. Com o cunho do Rúben Amorim, se ele não tivesse qualidade logicamente não estava ali, naquela posição. O recrutamento é peça importante nisto. Agradeço ao dr. Frederico Varandas e à sua direcção porque fizeram uma aposta forte na formação. A formação é a nossa bandeira e estamos todos satisfeitos com isso. O presidente sempre teve apetência para a formação. Já enquanto médico do Sporting eu trocava muitas vezes impressões com ele. Tenho de lhe dar o meu abraço pelo trabalho que estão a desenvolver.

+ O Sporting há três anos tinha perdido terreno na área da formação, nomeadamente para o Benfica, quer na região de Lisboa, quer a nível nacional. O que mudou entretanto? Qual é a sua análise?

AP – Mudaram as pessoas. A direcção é outra. Sempre houve aposta na formação, e o recrutamento é uma peça fundamental. Este miúdo, como dizia, está connosco desde os 9 anos (2014). Ou seja, o Sporting estava atento. O que aconteceu foi que os outros clubes fizeram grandes investimentos. E isso levou-nos a tentar revitalizar o departamento de recrutamento, como foi feito. Esta direcção do Sporting investiu outra vez muito no recrutamento e os resultados estão à vista de todos. É, para mim, um sentimento de gratidão imensa.

+ Por aquilo que observa, acha que o Sporting, se perdeu esse estatuto, já é outra vez líder da formação em Portugal?

AP – Nós temos de trabalhar muito para continuarmos com o nosso projecto. É difícil neste momento a qualquer clube ter a liderança da formação porquanto todos eles apostam na formação. Por isso, temos de desbravar caminhos. Temos de ser muito trabalhadores. Agora, esta direcção do Sporting impôs o seu percurso. E, se olharmos para os números que estão em cima da mesa, é evidente que neste momento nós estamos à frente da formação. Com a quantidade de jogadores que estão na equipa principal, quem mais é que faz isso?! A liderança mede-se por aí, através da presença de jogadores na primeira equipa. O Sporting acabou de estrear um miúdo com 16 anos. É preciso coragem, não é? E só é possível porque os miúdos vêm para cá muito cedo. Habituam-se a estar num clube de topo e, quando chegam aos 16/17 anos, já os conhecemos bem. E eles já não tremem. Não tremem! Nenhum jogador que entre na equipa pela mão do Rúben Amorim treme. Não há um que trema. Chegam ali e encaixam. E isso é fantástico.» 

Mais palavras para quê?!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário