sábado, 27 de março de 2021

Quem sabe nunca esquece!...


Futuro risonho para Tiago Tomás

«O Tiago Tomás tem tido uma evolução notável. Onde achas que pode chegar?
Diogo Génio, Aveiro

A semana passada, na pergunta que me fizeram sobre o Gonçalo Ramos, respondi que as duas posições de campo mais difíceis para os jovens da formação terem minutos nas grandes equipas são as dos guarda-redes e dos pontas-de-lança. Historicamente, Diogo, se olharmos para trás, vemos que poucos goleadores tiveram minutos e foram titulares aos 18 anos nos grandes clubes onde fizeram a formação. Seja em Portugal ou nas grandes ligas da Europa. O Tiago Tomás, com esta idade, já fez 31 jogos esta época, 21 deles a titular e entrou para este grupo muito reduzido de pontas-de-lança que conseguiram este grande feito. Se os médios, defesas e extremos que jogaram mais de 25 jogos na primeira equipa do Sporting, com os seus 17 e 18 anos, tiveram um mérito enorme, imagina o que é um ponta-de-lança jogar 31 jogos com 18 anos, como é o caso do TT. Só um historiador do futebol poderá saber, mas duvido muito que nos 114 anos de vida deste gigante clube chamado Sporting Clube de Portugal outro jovem ponta-de-lança ( saído da formação) tenha feito 31 jogos na primeira equipa até 28 de Março na época em que se estreou, com 18 anos. Este miúdo está a ter uma evolução espectacular de jogo para jogo, já fez 6 golos, mas por este caminho vai fazer muitos mais e ele é daqueles pontas-de-lança que eu sempre gostei de ter na minha equipa, porque é muito solidário com os seus companheiros e trabalha como ninguém. Por todas estas razões, Diogo, e se esta evolução não parar, o Tiago Tomás, dentro de pouco tempo. poderá ser o ponta-de-lança titular da nossa Selecção.

Faz sentido o Benfica deixar sair Gabriel?
Pedro Pinto, Damaia

Gosto muito do Gabriel, mas esta época – pelos motivos que sejam – não está a ser feliz e ainda não atingiu o seu melhor nível como há duas épocas. Estamos em finais de Março, Pedro, e se o Gabriel não melhora o seu rendimento nestes últimos meses dificilmente pode continuar na próxima época... Estas são as ‘regras’ nos grandes clubes e o Gabriel e todos os jogadores do Benfica conhecem melhor que ninguém as regras do jogo. Se têm bom rendimento melhoram os respectivos contratos e podem ser negociados por um grande tubarão da Europa. Contudo, se têm uma má época podem estar na lista das saídas. E aí tanto poderão ser vendidos, normalmente por um preço muito inferior ao valor que tinham há dois anos, ou emprestados. As regras do jogo, Pedro, são assim.

Muitos treinadores estão a voltar ao sistema de três centrais. É um bom sistema táctico?
Diogo Génio, Aveiro

Joguei com vários treinadores neste sistema e, por exemplo, o mítico Luis Aragonés utilizava durante a época dois sistemas tácticos. Este que tu referes, Diogo, com três centrais e também o 4x4x2. Durante a semana treinávamos tacticamente consoante a equipa adversária, mas logo na pré-época já tínhamos ensaiado muitas vezes (nos treinos e nos jogos particulares) as duas versões. Basicamente alternávamos os sistemas, por isso era mais fácil assimilar as mudanças de uma semana para a outra, como aconteceu várias vezes. Um dos melhores momentos que tive na carreira foi na final da Taça do Rei, em 1992, onde vencemos o nosso rival Real Madrid, no seu Santiago Bernabéu, por 2-0 e com este sistema táctico de três centrais. Essa vitória, para todos os colchoneros, foi como ganhar a Liga dos Campeões. E nunca me esquecerei daquele 11 titular: Abel Resino na baliza; os dois ‘carrilleros’ (como chamam os espanhóis aos laterais largos) foram o Tomás do lado direito e o Toni no esquerdo; os três centrais eram Donato no meio, Solazabal e Lopez; o trinco era o enorme Vizcaino; a ‘8’ o mítico Schuster (fez um golo de livre do outro mundo); o terceiro médio era o Moya e depois na frente, com liberdade de movimentos em todo o ataque, eu e Manolo... Com este sistema de três centrais, defensivamente é muito mais difícil que a equipa cometa erros atrás, mas também não podemos esquecer que uma grande equipa tem de atacar porque joga sempre para ganhar e por esta razão, Diogo, este sistema táctico é bom se tiveres os jogadores adequados.

Quem é o favorito à vitória na Liga dos Campeões? Bayern Munique? Manchester City? FC Porto?
Marta Machado, Espinho

Os grandes tubarões da Europa são sempre favoritos a ganhar a Champions League, mas como português cada vez que uma equipa portuguesa passa a fase de grupos e mete-se nos ‘oitavos’ sonho sempre que pode ganhar. Porque sonhar não custa nada. Penso assim, Marta, desde as 23 horas do dia 27 de Maio de 1987, quando acabou a final da Taça dos Campeões Europeus entre o Bayern de Munique e o FC Porto, em Viena. Porque ninguém acreditava que aquela equipa portuguesa pudesse estar nos ‘oitavos’ daquela edição da mais importante competição europeia de clubes, quanto mais chegar à final e ganhar justamente contra todos os prognósticos a um enorme tubarão como era aquela equipa do Bayern Munique. Joguei aquela final e desde daquela noite penso sempre assim, Marta. E depois de ver o apuramento histórico e épico dos jogadores do FC Porto em Turim muito mais confiante estou de que o Sérgio Conceição e os seus craques vão continuar a fazer história. Desde o último sorteio que sonho que vamos passar o Chelsea, depois o Real Madrid e ganhar novamente a final ao Bayern de Munique, como em 1987. Estou a sonhar acordado desde o momento do sorteio. E sonhar é grátis, Marta!»

Valerá sempre a pena estar atento às palavras de um grande jogador de futebol como foi Paulo Futre!...

Quem sabe nunca esquece!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário