quarta-feira, 24 de março de 2021

Em boa hora a excelência voltou ao Sporting!!!...

 


Amorim ultrapassa Jorge Jesus e já é o segundo treinador que mais jovens lançou no Sporting
Actual técnico dá bola à prata da casa: já lançou mais miúdos (7) em 43 jogos do que o antecessor (6) em 154

«No jogo com o V. Guimarães, 12 dos 20 convocados eram formados na Academia. Desses 12, seis foram titulares e mais dois saltaram do banco. No total, Rúben Amorim utilizou 8 jogadores da formação. E um deles, Dário Essugo, tornou-se o mais jovem de sempre a jogar na equipa principal do Sporting (e na Liga), aos 16 anos e seis dias. Dos números para os factos, o lance do golo leonino teve assinatura exclusiva da prata da casa: livre de João Mário, passes de Tiago Tomás e João Palhinha e finalização de cabeça de Gonçalo Inácio...

Após anos de crise e até de decadência, bem traduzida no onze que subiu ao relvado do Bonfim a 30 de Janeiro de 2019, sem qualquer representante da ‘cantera’, a formação do Sporting renasceu das cinzas e atravessa uma nova era dourada. Com impacto directo na equipa principal. A chegada de Rúben Amorim foi o ponto de viragem na recuperação que Frederico Varandas iniciou em Setembro de 2018 e que começou a ganhar forma em Abril de 2019. Foi por essa altura que Varandas anunciou um investimento de 12 milhões de euros em Alcochete até ao fim do mandato, em 2022.

Um ano depois, com a entrada de Amorim, foi possível potenciar o trabalho desenvolvido na sombra. E até, não sem surpresa, conjugar essa estratégia com o... 1º lugar da Liga. O plano passou à prática quando a Liga parou devido à pandemia, através da promoção e avaliação de jovens, que passou a ser permanente.

Comparativo


Um a um, o treinador foi concedendo oportunidades e hoje, ao cabo de 12 meses, Amorim já conseguiu, por exemplo, superar o legado de Jorge Jesus em Alvalade: em 43 jogos, desde Março de 2018, lançou sete jogadores formados no Sporting (Eduardo Quaresma, Nuno Mendes, Tiago Tomás, Joelson, Daniel Bragança, Gonçalo Inácio e Dário Essugo). JJ, em 154 partidas entre 2015 e 2018, promoveu seis leõezinhos (Matheus Pereira, Palhinha, Iuri Medeiros, Francisco Geraldes, Rafael Leão e Jovane). A análise compreende futebolistas com o mínimo de três épocas no clube até à passagem a sénior, desde a inauguração da Academia, a 21 de Junho de 2002. A estreia na primeira equipa, usada aqui como referência, nem sempre significou continuidade nas opções. Com Amorim, no entanto, a regra tem sido essa, e até Dário Essugo é candidato a mais minutos no imediato, pois continua a trabalhar com o plantel.

Paulo Bento, que estreou 11 ‘filhos’ da Academia, continua a ser o recordista. Mas cada vez mais ao alcance de Amorim.»

Um trabalho de excelência do jornalista do jornal Record, Vitor Almeida Gonçalves, que nos permite a nós, adeptos sportinguistas, avaliar a verdadeira dimensão de uma outra excelência: a do "triunvirato" que tem conduzido o Sporting Clube de Portugal à invejável posição que, hoje por hoje, é motivo de justo orgulho e da satisfação e alegria sem limites que varrem todo o admirável universo leonino!...

Em boa hora a excelência voltou ao Sporting!!!...

Leoninamente,
 Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário