terça-feira, 30 de março de 2021

Que aprendam os "burros" que restam!!!...


Sporting: sucesso conjuntural ou estrutural?

«No dia 11 de Novembro de 2020, decorridas apenas 7 jornadas da Liga NOS 2020/21, sob o título "Pode ter saído melhor a emenda que o soneto?" (pode ainda ser lido online em https://www.record.pt/opiniao/cronistas/luis-miguel-henrique), arrisquei afirmar nesta coluna de opinião, que estavam reunidas condições únicas para que o Sporting Clube de Portugal (SCP) pudesse vir a sagrar-se campeão nacional de futebol, decorrentes de um alinhamento excepcional de factores endógenos e exógenos.

Desde que houvesse uma correcta gestão de expectativas em que o discurso moderado do treinador do "viver jogo a jogo" se sobrepusesse ao do Presidente de "entrar em todas as competições para ganhar", aliado à precoce eliminação das competições europeias, à ausência de públicos e claques (à data em guerra aberta com Frederico Varandas) do estádio, conjugando isso com um menor desempenho desportivo interno de Futebol Clube do Porto (FCP) e Sport Lisboa e Benfica (SLB), o SCP poderia de facto voltar a ser campeão nacional de futebol.

Pois bem, agora que tudo leva a crer que tal irá mesmo acontecer, a pergunta que emerge como sendo estrategicamente a mais importante no universo sportinguista, é o que fazer com esse êxito imediato?

Pretendem os sportinguistas apenas um sucesso meramente esporádico e conjuntural ou aproveitar o mérito e trabalho árduo da estrutura, bem como a fortuna que protege os audazes (lembram-se dos 15 milhões que custou o Rúben Amorim?), com vista a serem criadas as condições necessárias para que o SCP volte a ser de facto, no tempo e no espaço, um verdadeiro e contínuo rival de SLB e FCP, dentro e fora de campo, no que ao futebol profissional diz respeito?

Para tal será necessário primeiro do que nada estabilidade. Estabilidade desportiva (manutenção da estrutura e em particular do treinador), financeira (nos próximos meses muitos milhões irão entrar nos cofres de Alvalade mas são preciso muitos mais nos próximos anos) e principalmente política (sim, porque a oposição interna além de adormecida, está vencida mas não convencida).

A isto, o SCP terá que aliar uma contínua e correcta gestão de expectativas e performance desportiva.

Se tudo correr dentro do expectável, na próxima época os adeptos estarão de volta ao estádio, pelo que a cobrança e impaciência nos momentos menos bons, voltarão.

Tal como "Roma e Pavia não se fizeram num dia" como reza o conhecido provérbio, a recuperação desportiva e financeira do SCP não acontecerá de uma época para a outra.

As coisas grandiosas não são fáceis nem rápidas de fazer, requerem tempo e esforço… e a verdadeira recuperação do SCP para o mais alto nível competitivo e financeiro será não menos que isso mesmo – um trabalho verdadeiramente grandioso.»

Que aprendam os "burros" que restam!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário