quarta-feira, 31 de março de 2021

O Sporting está bem na defesa e recomenda-se!...


Dele disse em finais do ano de 2019 o ex-capitão do Sporting, Bruno Fernandes, sem hesitar sequer em compará-lo com... Mathieu: “Há um central nos juniores de quem eu gosto muito. Esquerdino… Gonçalo Inácio. É isso! O estilo de jogo é idêntico ao de Mathieu!...”

Quem havia de dizer que se haveria de confirmar essa verdadeira premonição de Bruno Fernandes?! No arranque da presente temporada e numa equipa onde a juventude já se tornara de certo modo sensível e evidente, Rúben Amorim sempre se mostrou reticente a abdicar da experiência do sector recuado com que iniciou a época, composto então por Adán, Neto, Coates e Feddal. Porém, guardado estaria o bocado para surgir ainda mais um miúdo a provar-lhe que nenhuma regra vive sem excepção: Gonçalo Inácio. O jovem central, de 19 anos, saltou para a titularidade no início de Fevereiro, ao substituir o castigado Neto, e todo este tempo volvido, será seguro dizer que conseguiu conquistar em definitivo a confiança do técnico, dos companheiros e... dos adeptos, reforçando até aquilo que Amorim havia dito na recta final da temporada anterior sobre ele: "Tem de atingir um nível que lhe permita bater os outros na concorrência por um lugar. Quando isso acontecer, ganha"! Terá então rubricado a "escritura" que acabaria por revolucionar a carreira de Inácio. Em menos de um ano e numa ascensão feita na sombra e com especial relevo nos meses de Verão, através do fortalecimento físico - dentro e fora do Clube - do acompanhamento psicológico e com muita paciência, capacidade de trabalho e esbanjando sacrifício na espera de uma oportunidade que sempre chega e que acabou por chegar mais rápida até do que o próprio imaginaria, para agradável e inusitada surpresa do próprio treinador.

Neste momento Gonçalo Inácio vai contabilizando já 18 partidas entre Liga, Allianz Cup e Taça de Portugal, 15 delas como titular, e desde o início de 2021 já viveu três jogos de elevada dificuldade: FC Porto e Sp. Braga, respectivamente nas meias-finais e na final da Allianz Cup, além do mais recente reencontro com os dragões, no clássico do Dragão, para a Liga. A despeito do nulo, as estatísticas deste jogo comprovam que o central de 19 anos não só não acusou a pressão, como se superiorizou em relação aos companheiros de sector, Coates e Feddal, em diversas áreas: foi o central com menos passes falhados (7) e com melhor eficácia neste capítulo (79,41%), seja nos passes no próprio meio-campo (86,96%), no do adversário ( 63,64%) e, ainda, no último terço (60%). Além da qualidade técnica, Inácio foi o central que mais duelos ganhou aos dragões (5) e que menos vezes perdeu a posse (7), sendo de sublinhar ainda que, a este propósito, com Inácio em campo o Sporting apenas concedeu um golo nos últimos nove jogos.

Depois desta trajecto na equipa principal do Sporting, o batismo a marcar ou a renovação até 2025 assinada em Novembro passado, Gonçalo Inácio terá outro objectivo em mente que, dada a subida a pulso no Sporting, poderá estar um passo mais perto: a chamada aos Sub-21 de Portugal e ao Europeu da categoria. Com efeito, com o apuramento para os quartos de final hoje alcançado ante a Suiça, Inácio alimentará, naturalmente,  a esperança de que possa constar na futura lista de Rui Jorge, ainda que consciente que é uma meta difícil, dado que não constou nas últimas convocatórias e pelo facto de Rui Jorge poder manter o seu ‘núcleo de confiança’. Mas, como em tudo, a esperança é a última a morrer...

Nestas circunstâncias, nada de surpreendente terá sido a decisão da estrutura leonina de fazer passar a mensagem para todas as redacções, à revelia das várias especulações a que, ultimamente, vínhamos assistindo nos diversos orgãos de comunicação desportivos, de não constar minimamente dos seus planos para a próxima época a contratação de qualquer central para reforçar a menos batida defesa da Europa. De facto e ainda que seja de admitir a saída de Nuno Mendes - há números que ninguém poderá escamotear! -, com Matheus Reis a caminho da adaptação total ao Clube e aos processos do treinador e Eduardo Quaresma a merecer o voto de confiança de se poder mostrar capaz de repetir o trajecto do seu companheiro Inácio, mais centrais no Sporting para quê?!...

O Sporting está bem na defesa e recomenda-se!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário