quarta-feira, 10 de março de 2021

Falta fazer muito menos que o está feito !!!...


Defesa à leão deixa adversários em sentido: sector recuado do Sporting em alta
Além do melhor registo no campeonato, o Sporting é a equipa que menos remates permite aos adversários

«A melhor defesa é o ataque? No caso do Sporting de Rúben Amorim, a resposta é claramente negativa. O sector recuado verde e branco está em alta desde o início da temporada e é o pilar que sustenta o restante. Embora seja verdade que quem marca está sempre mais perto de vencer, quem nunca sofre também o está. E para trabalhar nesse sentido, evitar o máximo possível de remates dos adversários acaba por fazer uma enorme diferença. Não é por acaso que os leões são líderes da Liga NOS e o clube com menos golos sofridos (11).

O segredo parece estar no menor número de remates concedidos. Ao todo, o Sporting permitiu 170 tiros e está a uma distância considerável dos clubes que perseguem o primeiro lugar, como o FC Porto (194), Benfica (199), Sp. Braga (200) e P. Ferreira (220). Também no capítulo dos remates enquadrados com a baliza se mantém o fosso do líder (47 concedidos) para os concorrentes. Neste cenário estatístico, as águias já nem entram no top 5.

Percebe-se, assim, como é que o Sporting pode estar cimentado no topo da classificação do campeonato, isolado com mais nove pontos do que os bracarenses, e reforçado com o betão armado da muralha defensiva. A ajudar a esta competência defensiva ímpar no actual panorama nacional está a solidez implementada por Amorim. O sector mais recuado é o que menos alterações tem sofrido ao longo da época, ao passo que no lado oposto as opções tendem a ser mais imprevisíveis. Tanto é assim que os quatro jogadores do Sporting mais utilizados no campeonato estão, todos eles, na linha defensiva: Coates (1.980 minutos), Adán (1.980’), Porro (1.836’) e Feddal (1.752’). E neste ponto, tirando as limitações físicas pontuais que condicionaram a utilização do lateral-esquerdo Nuno Mendes, só houve uma mudança de fundo no eixo: Gonçalo Inácio, de 18 anos, ganhou o lugar ao veterano Luís Neto, que começou a época a titular.

Adán também... lidera

Mesmo em relação a Adán, a verdade é que o espanhol tem beneficiado muito do acerto dos colegas que jogam à sua frente. Além de dar confiança a sair dos postes, o dono da baliza é recompensado com pouco trabalho. É obrigado a intervir menos do que os adversários mais próximos do Sporting e tem 37 defesas feitas. Ao passo que Matheus (Sp. Braga) tem 39, tal como Marchesín (FC Porto); Vlachodimos (Benfica) está com 45 e até perdeu recentemente a titularidade para Helton Leite... E o castor Jordi encerra o top 5, em tudo semelhante à classificação actual.

Adán e Coates são os melhores do mês

A reforçar a condição de melhor linha recuada em Portugal, o guarda-redes do Sporting, Antonio Adán, foi ontem premiado pela terceira vez seguida como o melhor guardião da Liga NOS, ganhando com 31,37% dos votos a Matheus (Sp. Braga), que ficou em 2.º com 13,73%, e a Léo Jardim (Boavista), que fechou o pódio com 9,15%. Adán, recorde-se, participou em seis jogos (no mês), cinco sem sofrer golos. Também o capitão Coates foi considerado o melhor defesa do mês de fevereiro, superando o companheiro Porro, com 8,5% dos votos, e Pepe (FC Porto), com 7,84%.»

Todos os dados estatísticos provam è evidência quão imaculada se apresenta a liderança leonina nesta fase da prova, decorridos que estão, praticamente, dois terços do campeonato! E sempre que a análise se situa, especificamente, na performance dos leões em termos defensivos, então as diferenças explicam cabalmente o desafogo, a tranquilidade e a confiança com que o Sporting olha para quem vem atrás!...

Haverá sempre quem continue a recusar o mérito do Sporting quanto à invejável situação de que desfruta, quando faltam apenas disputar doze (12) jornadas até ao termo do campeonato. São os mesmos críticos de sempre, alienados por décadas de servidão e comprometimento. Mas Rúben Amorim e a sua gente prosseguem indiferentes, agora na preparação do próximo jogo em Tondela, afinando a fabulosa máquina de jogar futebol em que se transformou o Sporting, em escassos 365 dias! E nem as convulsões inventadas por um "sistema" que, em desespero, tenta sobreviver, muito dificilmente conseguirão travar o sprint vitorioso que todos prevemos e desejamos até ao momento de celebrar o nosso mais claro e legítimo objectivo!...

Vamos em frente Leões... 

Falta fazer muito menos que o está feito !!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário