sábado, 4 de abril de 2020

O futebol será sempre importante entre as coisas menos importantes!...


Liga ‘Covid 2019/20’

«Como vai acabar a época futebolística nos vários países é um mal necessário na medida em que pessoas e euros estão dependentes disso. Materializar a existência futebolística no período mais horrível depois das guerras mundiais soa a avareza. Mas há que decidir.

Há 3 cenários que se destacam: campeonatos jogam-se até ao fim, anulam-se ou então atribuem-se as classificações actuais. Jogar as 10 jornadas que faltam é o mais justo, mas os jogadores não vão estar em forma depois de dois meses quase sedentários, à parte de não estarem preparados para 3 jogos/semana. Fazê-los à porta fechada parece treino e continua sem se defender os profissionais do contágio. Anular o campeonato será um desrespeito pelo trabalho árduo das equipas nos últimos 8 meses. Dar tudo por terminado, é o mais humano se esta guerra biológica não terminar até meados de Maio.

Não deixa de ser injusto para quem aspira a uma classificação melhor. Outra questão que se levanta também é de quem é a decisão? Da FIFA e UEFA, claro. Até porque a primeira já assumiu que só haverá futebol quando acabar a pandemia. Não há dúvida. E, aproveitando em Portugal a evidência de redefinir os quadros competitivos, valorizar e premiar o CNS, e por ser caso excepcional, que ninguém seja despromovido, aumentando o número de equipas nas Ligas. QUE NÃO HAJA ILUSÕES, ESTA ÉPOCA ESTÁ CONTAMINADA, VEIO COM VÍRUS. Haverá um vencedor, mas o único vencido desejamos que seja o vírus. Que os pareceres da DGS/OMS façam lei, e avancemos hoje. Porque o futuro é já amanhã, pois por estes meses já ninguém tem cabeça para o futebol quando o importante é salvar vidas. Muito mais quando se fala numa segunda vaga… Este é o maior teste de sempre ao humanismo de quem decide, o maior desafio de todos nós.»
(Artur Fernandes, Agente Nada Secreto, in Record, hoje às 16:20)

Ainda bem que por entre repugnantes "florestas de pernas", vão surgindo alguns raios de Sol...

O futebol será sempre importante entre as coisas menos importantes!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário