terça-feira, 7 de abril de 2020

É só mais um pequeno grande esforço!!!...


Descubra as semelhanças

Com superfícies e populações bastante aproximadas, a grande diferença entre Portugal e Áustria residirá no PIB de cada um dos países, com o português a situar-se, humilde mas honradamente, em pouco mais de metade do austríaco. Tal não invalida que entre os dois países sejam possíveis algumas comparações curiosas.

De modo bastante semelhante a Portugal a Áustria adoptou – como outros países europeus -. medidas de distanciamento social há já quase quatro semanas. Entre as rígidas normas  adoptadas, poderão destacar-se, curiosamente e tal como em Portugal, o encerramento das escolas, dos bares, dos restaurantes, teatros e lojas de bens não essenciais e os habitantes de múltiplos sectores foram aconselhados a trabalhar, tal como por cá, em regime de teletrabalho, caso o pudessem fazer.

Este bloqueio reduziu o aumento diário de infecções por coronavírus e o número de pessoas hospitalizadas estabilizou. Até ao momento, o país regista um número de mortes causadas pela doença não muito distante daquele que se verifica em Portugal, o mesmo acontecendo com quase todos os números que diariamente nos chegam através dos boletins da situação epidemiológica das autoridades de saúde dos dois países.

Segundo notícias recentes o governo da Áustria estará a planear em começar a aliviar a situação e a reabrir as lojas de rua já a partir da próxima semana, ao mesmo tempo que impõe à população o uso generalizado de máscaras. Esta medida poderá até vir a tornar o país austríaco no primeiro a levantar medidas de restrição e contenção em toda a Europa, que tenta travar a todo o custo o avanço do coronavírus. 

O plano ainda será provisório e só poderá vir a ser levado à prática se até lá, o povo austríaco continuar a aderir às medidas que promovem o distanciamento social e se confinar de forma geral às suas habitações. 

Se tudo vier a correr como esperado, as lojas de bens não essenciais até 400 metros quadrados irão reabrir no dia 14 de Abril, um dia depois da segunda-feira de Páscoa. No dia 1 de Maio será a vez de os centros comerciais, os cabeleireiros e todas as lojas de dimensões superiores reabrirem também as portas. No entanto, cada estabelecimento só poderá aceitar um cliente por cada 20 metros quadrados ao mesmo tempo.

Já os restaurantes e os hotéis terão de esperar até meados de Maio para voltar a abrir portas ao público, estando previsto que os eventos continuem totalmente proibidos até ao final de Junho.

Esta segunda-feira, o governo austríaco impôs que todos os clientes passem a usar máscaras nos supermercados e tabacarias com mais de 400 metros quadrados, ou na falta das mesmas, um lenço ou um cachecol a cobrir as vias respiratórias. Esta exigência pode vir a ser estendida aos transportes públicos e às lojas que irão reabrir já a partir de meados de Abril.

Continuará Portugal a ser capaz de acompanhar a Áustria num trajecto que tantas semelhanças encerra?!... 

Vamos Portugal, já que fomos capazes de chegar até aqui...

É só mais um pequeno grande esforço!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário