sexta-feira, 10 de abril de 2020

Só eu sei porque fico em casa (28)!!!...


Covid-19: há mais 1516 infectados e 26 mortes em Portugal
O número de casos de infecção subiu 10,9% em relação a quinta-feira. O Norte é a região com mais casos de infecção pelo vírus SARS-CoV-2.

Portugal registou até esta sexta-feira um total de 15.472 casos confirmados de covid-19 – um inesperado e surpreendente aumento de 10,9% face ao dia anterior – e um total de 435 mortes, mais 26 do que na quinta-feira (um aumento de 6,4%). Os números foram divulgados esta sexta-feira no boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS), actualizado diariamente.

Estão internadas 1179 pessoas e 226 estão nos cuidados intensivos – menos 15 pessoas do que na quinta-feira. Há 233 pessoas que recuperaram, mais 28 do que na quinta-feira – para uma pessoa ser considerada “curada”, são precisos dois testes negativos.

O Norte do país é a região com mais casos: são 8897 casos de infecção e 240 mortes. Ainda assim, o concelho de Lisboa é o que mais casos de infecção tem: são 851, seguindo-se o concelho do Porto com 840 casos. Poderão ser mais, já que estes casos são os que estão registados na plataforma SINAVE, que corresponde a 78% dos casos confirmados por todo o país.

Quanto às vítimas mortais, 86% das pessoas que morreram tinham mais de 70 anos. Em conferência de imprensa nesta sexta-feira, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, nota que a taxa de letalidade é agora de 2,8% — e 10,5% no caso dos doentes com mais de 70 anos. “Temos de continuar, é um esforço colectivo”, frisou Jamila Madeira, dedicando um “especial obrigada” aos portugueses que têm respeitado as medidas de confinamento, e ao SNS. “O SNS foi capaz, num contexto de fortíssima escassez num mercado internacional, assegurar o fornecimento de equipamento de protecção individual".

Só eu sei porque fico em casa (28)!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Estão a fazer mais testes no Norte, daí o aumento de infetados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. João, veja lá bem o raciocínio que faz: "se mais testes...daí o aumento";
      conclusão lógica:"os testes...infectam".
      Mas, sim, estão a aparecer mais "suspeitos" aqui pelo Norte, sendo o concelho da Maia um dos que está a exigir mais atenção. Conclusão: estão a aumentar significativamente o número de testes...

      Eliminar