segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Já agora, oxalá vá por aí!...


Sorte, Silas, que bem vais precisar!

«A entrevista de Frederico Varandas à SIC confirmou o que já se sabia: o discurso do presidente do Sporting é um desastre comunicacionalEsse "gap" é agravado pelo facto de o dr. Varandas não demonstrar a menor capacidade para perceber a figura que faz e, logo, para arrepiar caminho. Se hoje mesmo voltasse a sentar-se à frente de Teresa Dimas, repetiria de novo inúmeras vezes – que suplício para o telespectador! – o nome da entrevistadora no início de cada resposta... Por muito bom gestor que o líder leonino venha a revelar-se, falhará sempre nos seus propósitos se não levar a sério o trágico problema que tem com a comunicação.

Pode Frederico Varandas pôr os olhos no seu último contratado, Jorge Silas, um excelente comunicador, que muito terá de recorrer a esse dom para se fazer entender – para dentro e para fora. É que o ex-técnico do Belenenses SAD aceitou um trabalho para homens de barba rija: treinar um clube mais acossado por oposições internas do que pelos adversários que tem de enfrentar em campo. Silas vai precisar que a direcção do Sporting caucione a sua difícil missão, sabendo que, se os bons resultados não surgirem, ninguém segurará a direcção que deveria suportá-lo.

A situação que Silas encontrou em Alvalade tem tudo para que o seu desempenho não dê certo: um plantel curto e com monos, uma equipa a jogar sobre brasas, um capitão que se tornou num gerador de instabilidade – por muita razão que por vezes se lhe reconheça quando perde a cabeça – e uma chusma de comentadores televisivos "amigos" que se guiam mais pela agenda pessoal e pelo síndrome da intriga permanente do que por uma análise positiva que ajude a construir. Se a isso juntarmos um presidente que não deu tempo a José Peseiro, nem a Tiago Fernandes, que despediu Marcel Keizer e afastou Leonel Pontes – sinal de que correrá igualmente com um quinto treinador mal lhe caiam em cima – concluiremos que só se pode simpatizar com Silas e desejar-lhe toda a sorte na sua gigantesca tarefa. Oxalá lhe chegasse...»
(Alexandre Pais, Outra vez Segunda-Feira, in Record)

Será que esta mais recente entrevista de Varandas acabará por ser a última que nos tempos mais próximos terá concedido? E será que a partir de agora as necessariamente curtas mensagens para os sportinguistas e para o mundo em geral, passarão a ser meros e sempre infalíveis exercícios de leitura, que tanta 'gente de bem' por aí utiliza?! Eram capazes de se virem a revelar medidas, no mínimo, extremamente inteligentes...

Já agora, oxalá vá por aí!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário