domingo, 4 de novembro de 2018

Ó Vitor Pinto, vai cavar batatas e dar banho ao cão!!!...


'Keizermento' à primeira vista

«O reality show de casamentos entre pessoas desconhecidas, difundido pela SIC, encontrou concorrência inesperada na realidade do Sporting. O presidente Frederico Varandas teria de ser um extraordinário analista futebolístico para conhecer a fundo o perfil e o trabalho de Marcel Keizer, ao ponto de o identificar como o sucessor ideal de José Peseiro em Alvalade, pelo que esta súbita atração pelo desconhecido surpreende.

Sobretudo quando o eleito é um treinador de 49 anos, e 13 épocas de carreira, que disputou apenas 28 jogos na Eredivisie. E que até chegou a testar as águas como diretor desportivo no Cambuur. O seu ponto alto foi orientar uma equipa B do Ajax a transbordar de talentos, alguns dos quais apaixonam agora o mercado, tendo esse sido o seu único contacto com a mítica escola de formação holandesa que é colada como um cliché a qualquer técnico oriundo daquelas paragens. O núcleo duro do futebol leonino é de outra opinião, certamente, mas não dá para perceber, pelo menos nessa primeira vista, qual será a mais-valia que Keizer vai garantir ao projeto e, sobretudo, que continuidade e evolução pode assegurar quando, face ao seu currículo, nem sequer tem verdadeiras provas dadas ao mais alto nível. Ou seja, sem comparação realista com o estatuto de Co Adriaanse quando chegou ao FC Porto, tendo sido campeão em 2005/06.

Se o objetivo era o de confiar num treinador emergente, então havia opções portuguesas com potencial que poderiam avançar no imediato. Se o princípio é o de acreditar que os adeptos compram melhor a esperança se esta lhes for vendido por um estrangeiro, então talvez já se perceba melhor o raciocínio estratégico congeminado em Alvalade. A fatalidade é que, tal como no referido programa dos 'Casados à primeira vista', o acordar para a realidade proporcionado pela convivência diária nem sempre permite que os noivos vivam felizes para sempre.

O mais estranho em todo este cenário de precipitação, é que este Sporting aparentemente em cacos e condenado ao sucesso na palavra de alguns comentadores, está à mesma distância (2 pontos) do topo da tabela do que aquela armada pretensiosa, e dispendiosa, liderada por Bruno de Carvalho e Jorge Jesus que tão incensada era há um ano. Posto isto, na hora de substituir um técnico despedido após uma derrota na Allianz Cup, vai buscar-se outro que terminou a curta passagem pelo Ajax depois de ser eliminado da Taça... nos penáltis.

Como diria alguém que conheço e cujo coração bate muito forte pelo Sporting... faz sentido!
(Vitor Pinto, jornalista editor, Banho Táctico, in Record)

Já passaram mais de três anos sobre a primeira vez, aqui, que terei chamado a estas colunas este aprendiz de jornaleiro, "ajudante de missa" do famigerado "gabinete do crime" que o nosso vizinho do outro lado da rua terá, alegadamente, instalado lá na casa deles. Os motivos pelos quais, apertando bem as narinas entre o indicador e o polegar da mão esquerda, enquanto ia descarregando com a direita no teclado o nojo que me causara essa outra crónica sua, são rigorosamente parecidos com os que hoje me trazem aqui, apenas para perguntar a este alegado "escroque vermelho"...

Porque ficou em silêncio e não escreveu uma vírgula sobre Marco Silva, no dia em que o hoje destituído presidente do Sporting Clube de Portugal o apresentou como novo treinador da equipa principal de futebol do Clube?! Ah, já sei, esse técnico tinha acabado de se sagrar pela terceira vez, Campeão Europeu pelo Estoril!... 

Ó Vitor Pinto, vai cavar batatas e dar banho ao cão!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário