quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Sistema Judicial Português!...


A catarse de Bruno de Carvalho

«Dizia Arrigo Sacchi que "o futebol é a coisa mais importante das coisas menos importantes". É o jogo mais perfeito e apaixonante que alguém concebeu, um divertimento, uma panaceia para tantos males do dia-a-dia, porém, não pode estar fora da lei nem servir de comprimido para dormir das realidades que devem interessar por demais a comunidade. Durante 5 dias Portugal foi um circo mediático em torno do antigo presidente do Sporting. Quem chegasse ao nosso território e abrisse uma televisão ou se interessasse por jornais, seria levado a pensar que todos os males do Mundo encarnavam em Bruno de Carvalho quando, por sinal, algo de muito mais relevante não mereceu amplo destaque. Só ao fim de dez longos anos saiu uma condenação de prisão para uma cáfila que sugou até ao tutano o BPN e que custou a todos os portugueses uma dura e implacável austeridade para pagar 6 mil milhões de euros. E relembro que sobre BPP, BES e PT "rien de rien", ninguém está preso pois a Justiça é branda com os poderosos e severa com os fracos e como bem sabemos, sem comparar os homens mas apenas as circunstâncias, João Vale e Azevedo e Bruno de Carvalho só foram detidos depois de abandonarem os cargos das duas poderosas instituições que lideraram. Todos os media embarcaram neste bailado macabro. O futebol, efectivamente, dá muito jeito a muita gente e é um tapete maravilhoso para se esconder, por baixo, toda a porcaria sem ser limpa.

Disse muito bem o Octávio Ribeiro, na CMTV, que este processo relacionado com a invasão de Alcochete "deve ser exemplar e não único. E a Justiça deve tratar todos os fenómenos desportivos com a mesma dureza e de maneira justa". Ora, exactamente nesta semana, teve início o arranque da instrução do caso E-Toupeira onde a SAD do Benfica é acusada de 30 crimes e o Ministério Público, na semana passada mas já ninguém se lembra, emitiu uma nota duríssima e gravíssima contra o clube da Luz, que segundo a acusação invadiu um dos poderes do Estado, algo ainda mais sinistro do que a invasão da Academia leonina e por isso espero que a comunicação social também esprema todo o sumo do que se irá passar nesse tribunal. Que fique bem claro que eu considero ultrajante a invasão de Alcochete, que trouxe prejuízos materiais, reputacionais e morais que causarão danos irreversíveis ao Sporting durante muitos anos, exijo celeridade da Justiça e que se castiguem sem contemplações os meliantes. Nunca pertenci a nenhuma direcção nem comissão de honra, nunca fui ovelha nem membro de guardas pretorianas de nenhum presidente, sempre fui livre e assim continuarei nos próximos tempos, mas há algo em que nunca embarco: em catarses colectivas que usam um homem, seja ele quem for, para narcotizar os problemas de uma sociedade.

Mas enquanto isso, o que verdadeiramente interessa é que o Braga derrotado no Dragão mostrou ambição e coragem para se apresentar com dois pontas-de-lança a titular e é candidato ao título, o Porto segue "in love" com Sérgio Conceição, o Benfica depois de Tondela estancou a perdição de Rui Vitória junto dos adeptos e no Sporting trabalha-se, louvavelmente, com algum silêncio, com treinador novo e o reforço de uma estrutura com profissionais competentes. É pena que só voltem os duelos para a Liga no final do mês, porque o que nos fascina são as estrelas e as estratégias em campo. O resto é apenas a face mais odiosa do desporto-rei, que seja menos notícia.»
(Rui Calafate, Factor Racional, in Record)



Sistema Judicial Português!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário