sábado, 22 de setembro de 2012

Ai do Sporting...

 
Hoje apareceram por aí uns "caracolinhos" a dizer coisas, numa rubrica, curiosamente, intitulada de "pressão alta", quando o homem é pequenito e nunca frequentou qualquer escola de dança. Nunca conseguirá fazer nada que não seja baixo, à altura do defeito que a sua inaptidão para a dança determina.  E as coisas de que o dono dos "caracóis" se serve para "empurrar" Godinho Lopes! Como se alguém no Sporting desse crédito a tais "caracolices".
O homem já vê o Presidente do Sporting num beco e ainda por cima sem saída. Deve precisar de ir cortar os "caracóis" que lhe tombam sobre a testa e lhe turvam a visão.
Godinho Lopes não estando embalado na auto-estrada que todos desejaríamos, não está metido num beco coisa nenhuma! E no processo que envolveu a escolha e lançamento de Ricardo Sá Pinto na alta roda do futebol português, apenas poderá eventualmente ter cometido o erro de, extemporaneamente, lhe ter prolongado o contrato inicial por mais uma época, sem indicadores seguros que lhe garantissem o acerto dessa decisão. Quanto ao resto, o treinador por si escolhido, mal ou bem, superou as melhores expectativas dos adeptos na primeira época, se fecharmos os olhos perante a desgraça do jogo do Jamor.
E se não fosse a escusada precipitação da prorrogação do vínculo de trabalho do treinador, estaria agora de mãos livres para, perante o seu admissível insucesso na época que ainda agora começou e que até poderá vir a ser perfeitamente revertido, começar a preparar com todo o tempo do mundo a escolha de um outro técnico para a próxima época.
Apesar de tudo, penso que Godinho Lopes nem estará metido em nenhum beco sem saída e direi mesmo que nem desconfortável estará. Os adeptos aplaudiram-lhe a escolha e nenhum deles lhe cobrará o que quer que seja até final desta época, se deixar prosseguir com tranquilidade o trabalho de Ricardo Sá Pinto, tentando por todos os meios proporcionar-lhe o máximo de conforto e condições. Depois, com o aproximar do final da época, Godinho Lopes continuará sempre, incontornavelmente, confortável: ou o treinador reverte a dolorosa situação actual ou com toda a argumentação e justiça do mundo, verá o seu contrato ser rescindido e será substituído por outro. Simples, sem becos e com todas as saídas do mundo.
Quem estará absolutamente metido num beco com muito poucas saídas, na minha modesta opinião, será Ricardo Sá Pinto! Porque esta época e é só desta época que falo apesar de o seu início ser tão recente, terá falhado praticamente em todas as vertentes do seu trabalho. Em termos de resultados é absolutamente lastimoso o que conseguiu até agora. Em termos exibicionais, a lástima atinge proporções inconcebíveis para a grandeza do clube que representa. Em termos anímicos, terá deixado a sua garra e pundonor esquecidos em algum lugar paradisíaco onde passou as férias e a equipa que dirige mais parece uma brigada de limpeza municipal, com o emprego seguro, o ordenado garantido e sempre atenta ao toque das trindades na torre da igreja das redondezas onde trabalhe. Em termos de relacionamento no balneário, o que por aí vai, a fazer fé em rumores que sempre carregam consigo alguma verdade e a acreditar no que os nossos olhos vêem nas convocatórios dos sucessivos jogos. A saída de Onyewu e a não utlização de Schaars e Rinaudo no arranque da época, constam como ódios de estimação por ele criados, num balneário que idolatrava esses três atletas, por todos considerados como líderes, bem ao contrário dos capitães que recentemente terá optado por escolher, sem que nisso se veja intenção que mereça ser aplaudida. A juntar a este naipe, parecem também não ter caído nas suas graças, Labyad e Viola, sem que se descortinem razões aparentes. Finalmente em termos da  mensagem transmitida para o exterior, eu "roubaria" a espectacular analogia que Rui Calafate aqui estabelece,  com o ministro da propaganda do Iraque e ficaria tudo dito.
Nestas condições, ao contrário do que nos pretendeu fazer crer o dono dos "caracóis", será inevitavelmente Ricardo Sá Pinto que terá as mãos queimadas de tanto passar de uma para a outra a batata quente que ele próprio vem cozendo em lume brando. Ou põe o Sporting a jogar bem e a vencer, esquece os seus ódios de estimação, ganha o balneário, introduz de novo na equipa a mística que no final da época passada conseguiu insuflar e altera radicalmente o podre discurso que já "chateia" e mete nojo, ou... DEMITE-SE!... Não faltarão a Godinho Lopes soluções, provavelmente melhores e próximas, sem ter de ir ao Brasil buscar "sargentos" a peso de ouro, que ainda afundariam mais as já de si depauperadas finanças leoninas. Mas ai do Sporting se se vir alguma vez obrigado a recorrer a Godinho Lopes!...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 

Sem comentários:

Enviar um comentário