segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Há gente que realmente não sabe estar!...


E que tal Academia CR7?

«Não foi possível perceber se foi por simpatia pelo jornalista do ‘Tuttosport’ ou por convicção que Frederico Varandas admitiu a possibilidade de mudar o nome do Estádio José Alvalade para Cristiano Ronaldo, mas levantou um debate interessante: qual o peso de Ronaldo na história do Sporting?

Não haverá muitas dúvidas de que o craque nascido há 34 anos na Madeira é o melhor futebolista – diria mesmo o melhor desportista – português de todos os tempos. Mas isso não quer dizer que tenha sido um dos mais importantes e influentes da história do Sporting. Ronaldo passou seis anos no clube de Alvalade, disputou 31 jogos pela equipa sénior e marcou cinco golos. E saiu sem títulos. Tudo aquilo que fez dele um dos melhores futebolistas da história foi obtido com as camisolas de Manchester United, Real Madrid, Juventus e da Selecção.

O Sporting faz bem em agarrar-se a Cristiano Ronaldo, mas dar o seu nome a um estádio não faz grande sentido. O que é realmente importante, e é a isso que o clube deveria agarrar-se até para projectar a sua marca de grande formador, é que foi o maior craque a sair de uma academia de onde também saíram Figo, Futre, Quaresma ou Simão, entre muitos outros. E porque não Academia Cristiano Ronaldo?»


Ao contrário da tese de Sérgio Krithinas, penso que Frederico Varandas, não terá "levantado um debate interessante" e terá até perdido uma oportunidade bem mais que interessante de estar calado. Parece que quando a 'sarna' não chega, há quem se desunhe a procurá-la! O nome do Estádio do Sporting Clube de Portugal está há mais de meio século escolhido, bem escolhido e clara e inequivocamente plasmado nos Estatutos do Sporting Clube de Portugal!...

Associar-lhe o nome de um qualquer sponsor que se traduza numa receita extraordinária de monta, será uma matéria que apenas competirá, não a Frederico Varandas, mas a toda a grande nação sportinguista. Num primeiro passo decidir-se pela alteração estatutária que o possa vir a permitir, para depois e só depois, avaliar se a receita gerada compensará, durante um certo e determinado espaço de tempo, a subalternização de um ícone eterno, a interesses circunstanciais. E será de todo improvável que o nome de Cristiano Ronaldo possa algum dia e de algum modo disputar, em termos financeiros, a concorrência com qualquer marca que eventualmente venha a estar interessada.

Quanto à sugestão, precipitada e despropositada de Sérgio Krithinas sobre a possibilidade de o nome de Cristiano Ronaldo vir a ser associado à Academia Sporting, pois "que não vá o sapateiro além da chinela"! Quem se julga Sérgio Krithinas para sequer o ousar fazer?! Será o senhor jornalista, porventura, associado do Sporting Clube de Portugal e no pleno uso dos seus deveres e direitos, para se arrogar a uma proposta desta natureza? Que se contente e concentre o jornalista, apenas e exclusivamente, nas suas vocação e missão! O Sporting dispensará sempre intervenções e presunções desta natureza!...

Há gente que realmente não sabe estar!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário