quinta-feira, 4 de abril de 2019

Para meditar e gravar na memória!...


A vitória de Bruno Fernandes


«Disse José Mourinho que para o Sporting o duelo de quarta-feira era o jogo da época e para o Benfica não, pois ainda havia coisas maiores para ganhar. Talvez fosse este o estado de espírito dos jogadores e a percepção dos adeptos quando o embate se iniciou. Os leões atrevidos quiseram muito, apresentaram atitude competitiva em pleno, foram felizes, enquanto as águias cansadas e desinspiradas pareciam narcotizadas por um espartilho bem montado por Marcel Keizer e, se calhar, por a cabeça estar noutros desígnios.

Muitos olhos de bolsos cheios vieram também mirar o talento, e ainda há muito talento por cá, que se espraia nos relvados portugueses. E se viram um projecto de jogador de cláusula de 120 milhões, a qual querem aumentar para 200, valorizado pela comunicação encarnada e pela máquina de Jorge Mendes – o melhor agente desportivo do mundo que consegue vendas miríficas de valores estratosféricos – preocupado com as novas madeixas e pouco com a dinâmica da equipa, por outro lado, assistiram à enormidade de um diamante que comanda os colegas, exibe uma inteligência e sentido táctico que é prolongamento do treinador e é o exemplo do jogador total. Se o menino João Félix que Bruno Lage burilou e alcandorou ao estrelato vale 200, então é evidente que Bruno Fernandes tem de valer 500 milhões.

Há muitos sportinguistas que não perdoam o seu movimento de rebelião pós-Alcochete quando exibiu uma rescisão por justa causa que caiu mal. Porém, é racional e obrigatório dizer que o canhão da Maia tem dado tudo e tem sido a locomotiva deste Sporting de plantel desequilibrado e que não partiu com as mesmas armas dos seus rivais. Lidera como capitão, sua a camisola, corre eternamente como o Forrest Gump, respira vontade e ambição que tem sido premiada com assistências e com a possibilidade de se tornar o melhor médio marcador de sempre superando outro gigante capitão, Frank Lampard, e para isso já leva 26 golos. Bruno Fernandes ganhou esta eliminatória com os dois tentos que marcou nas duas mãos, foi o factor decisivo e desequilibrador que esmagou a aura de Bruno Lage e aliás importa saber onde anda o Benfica avassalador que impressionou Alvalade no campeonato. Aquando da sua aquisição por valores significativos para a nossa realidade ao mercado italiano, houve quem duvidasse do investimento. Hoje, fruto também do trabalho de Jorge Jesus que o lapidou e deixou pronto para os grandes areópagos, é certo e sabido que Bruno Fernandes é uma das melhores aquisições leoninas da sua história e será quase impossível guardá-lo perante o assédio dos tubarões que pagarão sem hesitar o dobro ou o triplo do salário que aqui aufere.

A escritora espanhola Rosa Montero, em recente entrevista à revista de domingo do 'El Pais', referia que "o êxito não é um lugar onde chegas nem um objecto que possuis. Está nos olhos das pessoas e dão-to e tiram-to da maneira mais arbitrária". Keizer pode agradecer ao seu pupilo o passaporte para iniciar a época e Frederico Varandas deve também estar mais tranquilo com este triunfo e passagem ao Jamor. O futebol é do domínio da irracionalidade e a verdadeira Bíblia e panaceia para todos os males dos adeptos são as vitórias. Agradeçam a Bruno Fernandes.»
(Rui Calafate, Factor Racional, in Record)

Com estas magistrais pinceladas de Rui Calafate, eivadas da sua reconhecida racionalidade, mas bem condimentadas com leonina ironia e fulgurante e quase gélido e anestesiante sarcasmo, estará completo o quadro que ao longo do dia de hoje foi sendo construído pelos mais diversos críticos e analistas da causa do futebol, acerca daquela que porventura virá a ser considerada por muito tempo, como a noite mais bela e entusiasmante da ainda curta mas já fabulosa carreira de Bruno Fernandes.

Para meditar e gravar na memória!...

Leoninamente,
Até à próxima

4 comentários:

  1. Essa "esquisitice" que alguns sportinguistas demonstram em relação a Bruno Fernandes, para mim é um verdadeiro disparate...
    A maneira como BC sua a camisola é bem demonstrativa do seu profissionalismo e da sua categoria...

    A esses "que o julgam"...eu gostaria de perguntar se o que se passou em Alcochete os tivesse a eles como protagonistas...
    O que teriam feito...?

    Possivelmente "fugir a 7 pés..."
    E voltar...nem pensar...!

    "Rendam-se" à classe do jogador e ao seu profissionalismo em favor do Sporting...e deixem-se de "patetices..."

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Permita-me o amigo Max acrescentar que Bruno Fernandes e todos aqueles que rescindiram e depois acabaram por regressar, só o fizeram para se afastar de Bruno de Carvalho e não do Sporting! E só a garantia de Sousa Cintra de que Bruno de Carvalho nunca mais faria parte do Sporting, os convenceu a regressar! É justo que isso seja do conhecimento desses "alguns sportinguistas esquisitos"!...

      SL

      Eliminar
    2. Cada vez me convenço mais que esses sportinguistas, que continuam a insistir no rótulo de "traidor" em B. Fernandes, o fazem não em nome do Clube, mas porque, como muito bem referiu Álamo, o jogador afirmou e reafirmou que a rescisão fora para "fugir de BdC".
      Esta é a tal "traição" imperdoável.

      Eliminar
  2. Bruno é já, provavelmente o mais importante e marcante jogador português do nosso clube, dos últimos 30 ou 40 anos. Recordo que Cristiano e Figo deixaram o Sporting por tuta e meia, ainda miúdos, de tal forma jovens que não tinham na equipa principal a relevância e o carácter decisivo que este Bruno-capitão com 24 anos tem, como nenhum outro, no plantel. Infelizmente, porque só em torno de Bruno seria possível construir um Sporting campeão, Bruno deverá partir em breve talvez como a maior, em termos financeiros, transferência de sempre. E depois haverá que recomeçar de novo...sempre recomeçar de novo...

    ResponderEliminar