sábado, 29 de julho de 2017

"La crítica ayuda a tu éxito (si tu lo permites…)"!...




Julgo que poderá estar a ser cometido um grave erro na grande nação leonina, ao permitir-se ou mesmo estimular-se o triunfo do fundamentalismo de uns quantos espíritos sportinguistas - pretensamente julgados ou auto-proclamados mais sportinguistas do que os demais! -, na condenação de todos aqueles que são capazes de evidenciar a coragem suficiente para afirmar que em certas matérias fundamentais da vida do Clube, o rei vai nu - obviamente e em contraponto, julgados ou acusados de sportinguistas menores.

Estará em curso no Sporting a implementação irracional e estúpida do famigerado "culto da personalidade", responsável histórico maior pela derrocada de tantos e tantos impérios, com o estabelecimento de uma linha, fronteira, raia, "muro de berlim", que começa a separar, quiçá irremediavelmente, a grande família sportinguista: de um lado o fundamentalismo, a defesa absurda, animalesca e acrítica de uma determinada linha de rumo indiscutível e jamais escrutinável, os "carneiros", os "yes man", os bons sportinguistas; do outro, todos o que pensem o contrário e ousem afirmá-lo,  os mau sportinguistas. 

Deixei por aqui ainda o dia de hoje era uma criança e aproveitando a sugestão de um insuspeito sportinguista, autor do blog "Leão 17", um fabuloso apontamento de José de Pina, que de forma brilhante considerou que o nosso rival do outro lado da rua seria "uma organização com um clube". Pela parte que me toca e correndo o risco de ser considerado "mau sportinguista", a minha luta no momento actual do Sporting, que o mesmo será dizer, as minhas críticas, vão no sentido de jamais o Sporting enveredar pelo caminho de se tranformar, plagiando descarada e asininamente o nosso rival, naquilo em que este está transformado. O que pretendo e não estarei sozinho nesta encarniçada luta, é que o Sporting seja um Clube organizado, em vez de uma organização com um clube, sujeito aos ditames espúrios ou mesmo mafiosos dos organizadores.

Sempre entendi e continuarei a entender, como magistralmente "ensina" Luís R. Silva no vídeo que decidi fazer acompanhar estas minhas palavras...

"La crítica ayuda a tu éxito (si tu lo permites…)"!...


Leoninamente,
Até à próxima

8 comentários:

  1. Entretanto, continuamos com a lenga lenga de certos adeptos do sporting, a dizer qje somos um clube diferente e ver os outros a ganhar campeonatos, acho que ja chega de tanta subserviencia, temos de deixar de ser c....s de sabao. Talvez o autor deste blogue, que e tao preocupado com a livre opiniao dos detratores desta direcao do sporting, deixe publicar esta minha opiniao, a ver vamos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Leão da alameda me permitir, gostaria de lhe fazer notar que entre detracção e crítica há um mundo de diferenças:
      - a detracção será sempre o acto ou efeito de detrair, de depreciar ou de dizer mal de algo ou de alguém, difamação, maledicência.
      - a crítica será sempre uma apreciação, uma análise com maior ou menor profundidade e rigor de qualquer produção intelectual, seja ela de que natureza for - artística, científica, literária, gestão empresarial, gestão desportiva, etc.

      Combato por isso os detractores desta direcção do Sporting, com a mesma naturalidade e frontalidade com que exerço a minha crítica em relação a algumas das estratégias desportivas definidas por essa mesma direcção, sempre que se me afigurem erradas, sem alguma vez colocar em causa a idoneidade, o carácter e a integridade das pessoas.

      O seu comentário foi naturalmente publicado, como sempre serão todos os que não atentem contra a minha dignidade de autor ou contra a dignidade da instituição que aqui defendo com garras de leão: o Sporting Clube de Portugal!...

      Eliminar
  2. Tudo bem alamo, eu compreendo a sua posicao e tambem estou de acordo que cada um e livre de comentar, compreendera tambem que os nossos inimigos, ou seja todos os que odeiam o sporting, e sao muitos, aproveitam estas criticas para delas se servirem para nos atacarem, ja nos basta toda a comunicacao social que nos e hostil, continuo a afirmar que existe pouca militancia nos chamados notaveis conotados com o nosso clube, alem disso o sitio mais indicado para critkcar a direcao do clube, penso que sera nas assembleias gerais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estarei em absoluto de acordo com os princípios que o Leão da alameda sustenta: deveria ser nas assembleias gerais o sítio mais indicado para criticar o que quer que fosse! Acontece porém que esse princípio começa logo por ser violado - pelo menos em todas as matérias que aqui tenho tratado e sem que me norteie a intenção de responder por quem para tal nunca me incumbiu - pelo presidente do Clube, treinador e director de comunicação. E até a lei geral do país que somos - bom ou mau, civilizado, avançado ou retrógrado -, impõe que o princípio do contraditório assente no pressuposto de ser utilizada na crítica, a mesma via utilizada por aqueles a quem ela é dirigida.

      Penso ter sido suficientemente claro e transparente. Se acompanha este blog há tempo suficiente para disso se aperceber, saberá o quanto por aqui tenho lutado para que... "cessem as palavras e falem as obras", mas terei que confessar ter sido dramaticamente inglório esse meu esforço. E como sabiamente diz o nosso povo, "um dia o saco enche"! Creio que o meu saco terá acabado de rebentar pelas costuras!...

      Eliminar
  3. Inexorável o tempo que vivemos... Alvalade 2017... 2 jogos - 2 vitórias do... video-arbitro...

    Será premonição...
    Será falta de adaptação...

    Tenho para mim - quero mesmo acreditar nisto - que é 'SÓ' o TEMPO DA VERDADE...

    Agora sim - quero mesmo acreditar nisto - é tempo da CRÍTICA com sustentação estatística... e CONSTRUTIVA...

    Obrigado ó tempo que nos trazes a VERDADE - quero mesmo acreditar nisto

    p.s. ainda não vi na televisão mas - quero mesmo acreditar nisto - Estou certo que foi uma decisão correta...

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
  4. E verdade que quem tem responsabilidades, deve ser mais comedido na sua exposicao perante a comunicacao social, e devo dar-lhe razao, alamo, nem sempre tem sido assim, reconheco-lhe tambem o seu indiscutivel sportinguismo, sempre a lutar em prol do clube, eu quando dei a minha opiniao, estava-me a referir aos ditos notaveis conotados com o sporting, notaveis esses que nao deviam criticar o clube em praca publica, mesmo que lhes assista razao, plrque isso vai sempre servir de municoes aos nossos inimigos, eu confesso que muitas vezes falando com amigos sportinguistas como eu, tambem tenho os meus desabafos, mas se se aproximar alguem que sei que e de outro clube,eu sinto um certo pudismo e cesso imediatamente os meus desabafos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo como ninguém o Leão da alameda. Da crítica ao que me parece mal e sempre depois de acicatado pelos "três da vida airada", ninguém em Leoninamente se livrará. Mas lavar a carga de roupa suja que me vai chegando, como os emails chegam ao Francisco J. Marques, isso jamais serei capaz de fazer: o meu amor ao Sporting não permite!...

      Eliminar