sexta-feira, 4 de julho de 2014

Nem tudo o que reluz é ouro !...


Os bons vão à frente

"... Os três grandes já estão todos no terreno e a primeira conclusão a tirar é que o Sporting se encontra seguramente mais próximo do que poderá vir a ser no dia 1 de setembro, data de encerramento da janela de transferências, do que o FCPorto e, principalmente, o Benfica. Os leões têm contratado com critério – a qualidade dos jogadores avaliar-se-á depois –, têm preparado possíveis substituições e estão à frente na definição do plantel, que ainda poderá perder dois ou três elementos. O trabalho dos rivais parece mais dificultado, em particular o do Benfica, onde não se sabe quais os jogadores que saem e quantos. E essa interrogação permanecerá por muito tempo e já com as competições a decorrer. As vitórias dependem de pormenores que podem ser planificados. E nesse particular há quem parta à frente."


Mau, parece que que a equipa B do jornal Record, anda a "minar" o trabalhinho do "manhoso"! O homem faz das tripas coração para colocar o seu benfas sempre em primeiro lugar em tudo - até nos títulos! - e depois aparecem as "segundas linhas" a "borrarem a pintura"! Há qualquer coisa que me estará a escapar !...

Claro que o que Luís Pedro Sousa disse ontem e o que hoje escreve António Varela, será a mais pura das verdades: olhando para a forma como "viajam" as carruagens, qualquer adepto de futebol com dois dedos de testa e camisola despida, chega às mesmas conclusões, mas, quem estava habituado a isto?!...

A reforçar a ideia que vem passando para o exterior, hoje fomos surpreendidos com a inesperada dispensa de Abel Ferreira. E inesperada, direi eu, quer no tempo, quanto no modo! Ao invés de acontecer ontem, melhor seria que tivesse acontecido antes e em processo diferente, evitando-se, eventualmente, a cena desagradável de Litos. Mas nós, adeptos sportinguistas, estamos fora e rachamos lenha. Haverá razões que a nossa razão desconhece! Nesta condição, acredito que ninguém amassa para fazer pão ruim. O tempo há-de trazer-nos a resposta.

Também tem sido notória, uma certa decepção por parte de uma considerável franja de adeptos leoninos, relativamente ao foco das contratações estar, segundo o seu entendimento, demasiado virado para o exterior. A meu ver, qualquer decisão em que o talento e a prestação estejam em planos semelhantes, deverá pender para os formandos da nossa Academia! Sempre! Porém, para além de ser nosso dever, fazer um esforço superior aos nossos adversários mais próximos, no sentido de não julgarmos o que é nosso como o melhor do mundo, deveremos ter sempre presente o que o Presidente do Sporting Clube de Portugal disse há pouco mais de um mês, do outro lado do Atlântico:

“Muitas vezes temos de ir buscar jogadores que tragam outras valias, porque é isso que os grandes clubes fazem – formam mas também estão atentos ao mercado. Temos de ir conciliando a formação e um scouting ativo, e depois ir lançando os melhores na equipa principal. Não podemos ser obcecados por uma política de formação que nos impeça todos os anos de sermos altamente competitivos. Não podemos estar fechados para o exterior e deixar de trazer mais qualidade.".
(Bruno de Carvalho, em entrevista ao jornal “Luso-Americano")

Pois, nem tudo o que reluz é ouro, e nós não deveremos, como as corujas, entender que os nossos terão de ser, necessariamente, os mais bonitos! Nem eles se devem julgar assim !...

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. Álamo,

    Também eu gostaria muito que nos movimentássemos mais no mercado nacional. Mas contratações do Sporting, no mercado nacional, só "à traição".

    A 1ª Liga é disputada pelo Sporting, pelo Benfica A,B,C, D, pelo FCPorto de A a L, e mais um ou dois clubes independentes.
    Quando queres contratar um jogador, os clubes da vigarice rapidamente se atravessam no caminho, se lhes puder fazer jeito, ou então os valores pedidos são altamente inflacionados para se tornar impossível a contratação.

    Por tudo isto só resta ao Sporting usar a sua formação, ou recorrer ao mercado internacional, mas em zonas onde os patrões do futebol português não tenham influencia.

    Um abraço

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou em absoluto de acordo contigo, meu grande amigo "8"! Por isso mesmo, reconhecendo algumas críticas que possam ser feitas à estrutura do futebol leonino, não lhes regateio o meu aplauso, nesta impostante vertente do nosso Clube!...

      E tenho uma esperança muito grande de que venham a ser coroadas de êxito as suas tentativas de lançar a pedrada no charco! Não sei se quando conseguiremos ser campeões, mas, inevitavelmente, e ao mais pequeno descuido de benfas e andrades, IREMOS CELEBRAR NO MARQUÊS! Fartava-me de rir se fosse já esta época!!!...

      Grande abraço e SL

      Eliminar
  2. É mesmo isso "só à traição" é que conseguimos contratar alguém de jeito aqui no rectângulo...ou mesmo nas ilhas...

    Por isso o melhor é a Direcção estar atenta e atacar onde melhor tiver possibilidades de êxito...

    Quanto aos "jornaleiros"...estamos maais que conversados...

    Já não nos enganam...!!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Max, de uma coisa estou certo: os sportinguistas estão atentos, agora que finalmente temos gente a dirigir o Clube, que, com coisas bem feitas e outras menos bem, como é natural no género humano, só não fazem mais porque não podem! Honra a quem a merece!...

      SL

      Eliminar
  3. Embora saibamos que as ditas declarações, são verdadeiras, é sempre de desconfiar, amigo Álamo, tanta cortesia do rascord, é mesmo para ficarmos em alerta....Qt às nossas contratações, confio em pleno na direcção, pois já sabemos que Bruno de Carvalho não dá ponto sem nó..

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amiga LEOA MARIA, a minha confiança é igual à sua! Finalmente, sabemos que do topo da pirâmide não caem dardos envenenados e fumegantes! Finalmente todos sabemos o caminho! Que poderá ser muito difícil, mas a vontade e afé serão bem maiores !...

      SL

      Eliminar
  4. Não podemos jogar mais com brunos pereirinhas nem tomanés...

    ResponderEliminar
  5. Amigo Álamo, estas novas esmolas, do Record, ao Sporting, não estarão relacionadas com o início da Sporting TV? É que com o começo da Sporting TV, os sportinguistas, sentirão menos falta de ir saber das notícias leoninas a Records e afins.

    ResponderEliminar
  6. Mas o que é isto? Mas que raio de complexados que por aqui andam! E vão na conversa de jornaleiros e não jornalistas, que para venderem papel até apresentam uma competição entre os 3 grandes na formação do plantel. É lógico que o clube que tenha jogadores mais cobiçados devido à sua qualidade irá ter mais problemas de colmatar a saída dos mesmos. Um clube de jogadores medianos em que não apareçam clubes interessados nos seus jogadores, é só continuarem o trabalho da época transacta.
    Depois ainda há uns quantos adeptos que analisam os "craques" adquiridos pelo valor da cláusula de rescisão. A cláusula é de 60 milhões? Porra que este gajo é um fenómeno de certeza absoluta, tanto mais que fica preso ao clube por 5 anos. Estou mesmo a ver, em Janeiro aparece por aí o Barcelona a dar 50 milhões mais o Suarez pelo Tanaka.
    E o pessoal embarca nesta onda, regozija com as mesmas e deita foguetes, sem se aperceber que o país está falido; os clubes estão falidos; os bancos falidos estão, (os banqueiros não, como é evidente); ao BES só não lhe acontece o mesmo que ao BPN, porque o (des)governo, vai fazer o mesmo que já fez com o BCP. E o zé pagode delira porque em setembro vamos estar em 1º lugar na formação do plantel, ganhamos aos outros, aos morcões e aos lampiões. A Sporting TV é que vai ser. Aí as notícias serão fresquinhas e verdadeiras!
    Ao Álamo direi que sempre tivemos gente a dirigir o clube; todos, ou quase, escolhidos pelos sócios alguns por uma margem significativa dos mesmos.
    Por enquanto é cedo para tecer loas ao BC.

    ResponderEliminar