sexta-feira, 18 de julho de 2014

Com Daniel Oliveira, à volta da SPORTINGTV !...



"O Sporting lançou finalmente o seu canal. É o segundo clube a ter um canal próprio. E o Porto Canal, que corresponde a uma solução de compromisso, tenderá, parece-me, a evoluir para um modelo semelhante ao dos outros dois grandes. O que ontem aconteceu às 19.06 (uma homenagem simbólica à data de fundação) é o cumprir de um velho sonho. Depois de tanto tempo a apanhar bonés e a vender activos para cobrir os prejuízos de gestões ruinosas, a sensação de estar a construir qualquer coisa é refrescante.

Por agora, o Sporting não deve alimentar grandes ilusões. As outras modalidades, os jogos das equipas de formação e B ou a pré-temporada, assim como os programas de debate e entrevista, têm de ser apenas o começo. Só a transmissão em directo e exclusiva de jogos do campeonato nacional da equipa A de futebol podem permitir que este canal dê um salto que o torne num excelente negócio. Foi isso que aconteceu com o Benfica TV. E a propósito do canal benfiquista, seria bom que fossem criadas algumas regras para estes canais, distintas das que são aplicadas aos restantes. Não faz sentido que um canal de um clube possa comprar todos os jogos de uma competição nacional, como o Benfica fez com os da Taça de Honra, incluindo aqueles em que participam os seus adversários. Trata-se de uma perversão das regras de concorrência entre os clubes.

Esta dinâmica de criação de canais de clubes criará uma fragmentação que leva os adeptos a ver, na televisão, quase exclusivamente os jogos da sua equipa. Não estou seguro que isso seja bom para o futebol. Mas é o que é e os clubes têm de rentabilizar o investimento que fazem. E isto terá efeitos em todo o mercado televisivo – a começar pelo especializado, como a Sport TV – e desportivo. À medida que os clubes forem conquistando a possibilidade de transmitir os seus próprios jogos, ganharão poder negocial junto das televisões. Bom para eles, mau para os grupos de comunicação social. Este é o novo mundo do futebol, onde só falta acrescentar uma relação diferente com os sócios, que inclua nas vantagens de ter um compromisso financeiro (e não só) com o clube, algumas vantagens extra, como acesso mais barato aos canais próprios. Seja como for, o Sporting deu ontem o primeiro passo para o que será o futuro. Veremos se consegue dar os seguintes."

Estou absolutamente de acordo com o pensamento expresso por Daniel Oliveira na sua crónica. Com o devido respeito pela mensagem ontem transmitida pelo Presidente do Spoting Clube de Portugal, de que a SPORTINGTV, não será um canal para transmitir os jogos da equipa principal do Sporting, discordo dela, de forma frontal e convicta.

Claro que na situação de hipoteca a longo prazo, dos direitos de transmissão desses jogos - absurda e com laivos de criminosa, até 2018! -, que  Bruno de Carvalho encontrou no Sporting, não poderia dizer, por questões estratégicas ou de outra índole semelhante, outra coisa. Mal andará no entanto, a meu ver, se efectivamente, esse for em definitivo e "ad eternum", o seu pensamento.

Um canal televisivo será, para todo e qualquer clube que se tenha decidido ou venha a decidir, pela sua implementação, a natural extensão das bancadas do seu estádio, do seu pavilhão das modalidades e de todos os recintos desportivos de que seja proprietário ou usuário, onde os seus atletas actuem como visitados. Com três ou mais milhões de adeptos, na sua esmagadora maioria geograficamente distantes do seu centro de interesses, constituirá uma extensão natural da sua casa, permitida pela modernidade tecnológica. Quem assim não o entender, estará a regressar aos tempos da pedra lascada.

Partindo deste porventura não unânime "cais filosófico", será aliciante a discussão dos múltiplos trajectos que poderão ser escolhidos para a viagem e que poderão - ou deverão? - ir muito para além das opções que os dirigentes leoninos entenderam por bem agora tomar, no modelo ontem colocado à disposição do público em geral, que não apenas dos sócios e adeptos sportinguistas.

Aqui surge também uma outra minha discordãncia. O canal deverá ser aberto e grátis, ou limitado a quem o pagar?! Claro que o seu acesso, do meu ponto de vista, deveria ser uma prerrogativa exclusiva  dos SÓCIOS DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, que deveriam, numa primeira fase, cuja temporalidade resultasse da sustentabilidade do projecto, ser os únicos beneficiários da gratuitidade que hoje é oferecida aos não adeptos e, ironia das ironias, até aos detractores. Nesta primeira fase, quem não sendo sócio pretendesse ter acesso ao canal, deveria pagar para isso.

Quando Bruno de Carvalho vem apelando a uma urgente mobilização dos adeptos sportinguistas para se tornarem sócios do Clube, porque rejeitar um tão claro e inequívoco processo de angariação?! A ideia de que a gratuitidade agora estabelecida, poderá constituir um trampolim para a consciencilização por parte dos adeptos, depois de "viverem e sentirem" o Clube através da SPORTINGTV, de que se devem fazer sócios, parece-me demasiado romântica, face à realidade sociológica sempre evidenciada pelo povo português. 

Quanto à transmissão pela SPORTINGTV, dos jogos em casa da equipa principal do Sporting Clube de Portugal, terminado o "período de nojo" a que o Clube está obrigado até 2018, quer-me parecer que muita água há-de correr sob as pontes até essa data e que Bruno de Carvalho estará a cometer um erro tremendo e desnecessário, ao deixar subentendido que "dessa água não beberá"

O vazio ou a ambiguidade legais actualmente em vigor, que vão permitir à BenficaTV neste fim de semana, proceder às transmissões televisivas dos jogos da Taça de Honra da AFL, não poderão continuar a existir por muito mais tempo. Logo que o país tiver um Governo decente que não esteja disposto a permitir o regabofe actual, o quadro será radicalmente alterado e, porventura, ninguém mais poderá ser juiz, tanto em causa própria, quanto nas causas dos outros, como incontornavelmente acontecerá neste fim de semana. Bruno de Carvalho deveria explicar muito bem explicadinho, a troco de quê terá aceitado, tão pacificamente e sem o mais leve "espirro", que a BenficaTV e Nuno Lobo, tivessem preparado tão lauto jantar, para uma mesa a que apenas eles se irão sentar.

E no futuro, quem poderá garantir a inexequibilidade de um processo ou projecto, em que um clube venha a ceder os direitos televisivos dos jogos realizados no seu estádio a um qualquer operador, com uma expressa cláusula que salvaguarde a retransmissão em directo das imagens dos mesmos no seu próprio canal, com comentários da sua própria responsabilidade, por forma a garantir aos seus associados a faculdade de disfrutarem da tal, "extensão tecnológica do seu estádio"?!...

E relembro, por incontornáveis e importantes, as palavras com que Daniel Oliveira rematou a sua excelente crónica:

"... Este é o novo mundo do futebol, onde só falta acrescentar uma relação diferente com os sócios, que inclua nas vantagens de ter um compromisso financeiro (e não só) com o clube, algumas vantagens extra, como o acesso mais barato (ou até grátis) aos canais próprios. Seja como for, o Sporting deu ontem o primeiro passo para o que será o futuro. Veremos se consegue dar os seguintes."

Leoninamente,
Até á próxima

26 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado caro Tim. Ainda bem que o Blogger permite que a correcção de pequenos lapsos seja "exequível". Acontece. A pressa às vezes dá nisto. As minhas desculpas. Já está corrigido o meu descuido.

      SL

      Eliminar
  2. Caro Alamo,
    Entristece-me sempre ver um sportinguista que não consiga perceber aquilo que lhe é transmitido.
    Tal como o Daniel Oliveira, esta opinião revela uma visão deturpada daquilo que se pretende que seja a nossa televisão.
    Uma plataforma de comunicação e fortalecimento de toda a nação sportinguista.
    Nesse propósito, torná-la num canal fechado, acessível apenas a sócios é precisamente a melhor forma de o não alcançar.
    A Sporting TV, tal como a equipa B, existe para cumprir um objectivo superior.
    Não existe para dar lucro, existe para chegar ao maior numero de telespectadores, para divulgar conteúdos que não sejam os mais populares, mas que sejam o mais abrangentes possível, dando conta do ecletismo e promovendo e fomentando o gosto por modalidades com menos peso mediático.
    A Sporting Tv tal como apresentada pelo nosso Presidente, não é um projecto de circunstância, mas sim de consistência, coerência e futuro.
    Terá de ter um modelo de negócio auto-sustentável, baseado em publicidade e noutro tipo de receitas próprias que permitam alcançar o seu desidrato.
    Por fim a questão da transmissão dos jogos.
    Quanto a mim aquilo que o Benfica fez foi importante no panorama do cambate ao monopolio da SPORTTV. Tenho algumas reservas enquanto modelo de negócio sustentável, quanto a mim foi apenas um passo intermédio numa batalha.
    Aquilo que desejo para o futuro, e creio que o Sporting também, é a negociação por parte da Liga dos direitos televisivos como forma de redistribuir melhor este orçamento e equilibrar o jogo de forças e melhorar a competitividade do nosso futebol.
    Aquilo que o Sporting tem vindo a defender não são apenas ideias teóricas ou utópicas, são propostas efectivas para valorizar o futebol português numa perspectiva holística, mas isso são outros quinhentos ....
    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo isto seria muito engracade se não fosse o tremendo prejuízo que vai dar, e depois vai ter de esperar até 2018 altura que acaba a mama do oliveirinha mas ai já será tarde, porque o canal já deve ter fechado ...

      Eliminar
    2. Caro Marokas, respeito profundamente a sua opinião e, ao invés da descortesia que usou para comigo, não me entristece, nem a considero uma visão deturpada da matéria em análise, só porque se afasta daquela que sustento e que, frontal e creio que com alguma coragem, apresentei.

      Ninguém é detentor da verdade absoluta, pelo que nehum de nós poderá alguma vez ter a certeza do triunfo da sua filosofia. Para já, democraticamente, porque resultante da decisão de quem os sportinguistas escolheram, assistiremos à implementação daquela que o caro defende. Só o tempo será capaz de comprovar a sua assertividade.

      Perdoar-me-à, se me permitir discordar de si, quanto à compreensão que não terei revelado sobre aquilo que me foi transmitido. Asseguro-lhe que compreendi perfeitamente. Tanto assim que lhe recordo um trecho do meu texto: "... a ideia de que a gratuitidade agora estabelecida, poderá constituir um trampolim para a consciencialização por parte dos adeptos, depois de "viverem e sentirem" o Clube através da SPORTINGTV, de que se devem fazer sócios, parece-me demasiado romântica, face à realidade sociológica sempre evidenciada pelo povo português.". Como fica demonstrado, afinal eu terei percebido perfeitamente a ideia. Só que a minha já longa experiência de vida e o conhecimento que ela me permitiu ter da realidade sociológica portuguesa, levam-me a não acreditar nela.

      Penso que não será preciso mais de um ano para que, face ao número de novos associados do Sporting durante esse período, podermos aquilatar da bondade da medida ora implementada e que o caro defende como sua. Ou se a tese que defendo, não será a mais aconselhável. Porque o dramático passivo que sobrevoa as cabeças de todos os sportinguistas, não se compadece de "romantismos".

      Cumprimentos e SL

      Eliminar
    3. Obviamente que o cepticismo do "anónimo das 17.22" não me merece qualquer comentário. Obviamente que não é sportinguista...

      Eliminar
  3. No meu ponto de vista, mais do que a transmissão dos nossos próprios jogos na SportingTV, ela deve servir "para pressionar" as plataformas que habitualmente fazem essa transmissão...
    Entendo que depois de 2018 o Sporting pode muito bem colocar em cima da mesa o "seu jogo"...: meus amigos, ou pagam o que nos é devido, ou em alternativa seremos nós a fazer a transmissão dos nossos jogos...
    Bem negociado, pode ser mais rentável o pagamento do que a trensmiassão própria...
    Creio que nos países de futebol "evoluído" não são as televisões próprias dos clubes a fazer essas transmissões, antes se fazem pagar bem...pelas televisões "especializadas" no assunto, que queiram transmitir os seus jogos...
    Também me parece que uma televisão exclusiva dos sócios, não abrangerá o universo dos restantes adeptos e dos futuros, que é onde poderão ser "recrutados" os novos sócios...
    Se a SportingTV transmitir os nossos jogos da B, bem como os jogos das camadas mais jovens, para além das modalidades ...já nos dará um bom leque de opções...

    Espero que no futuro também, os jogos da Taça de Honra não sejam assim "assambarcados" pelos galináceos, quando muito, transmitam aqueles em que directamente intervém e deixem a possibilidade de outros fazer com os seus, o que muito bem lhes apeteça...de acordo é claro com quem organiza os jogos...

    Estamos ainda no inicio e o que eu não desejo é que a nossa SportingTV entre na promiscuidade...

    Mas é claro, esta é apenas a minha opinião e até admito que outros as tenham muito mais abalizadas neste assunto do que eu...

    SL

    ResponderEliminar
  4. Estou a ver o jogo do SportingxBelenenses (Só tu Sporting, me obrigas a um sacrificio destes...)...

    E estou a ver que a galinhaTV está "muito adiantada"...

    em vez de árbitro...referee
    em vez de treinador...coach...

    Mas que galinheirotv tão evoluida...!!

    SL

    ResponderEliminar
  5. Olhem...e estou a "gostar" do jogo, nada mudou...

    Continuamos a ser "roubados " pelos árbitros...!!

    SL

    ResponderEliminar
  6. Já agora, registo uma certa imparcialidade dos comentadores...estou admirado...!!

    SL

    ResponderEliminar
  7. "Pimba lá..."...

    Estou a gostar...embora seja a feijocas...!!

    SL

    ResponderEliminar
  8. Gosto do calção verde...é resistente (o Eric que o diga...)...!!

    ResponderEliminar
  9. E continuo a ver a BTV (Tradution...bichaTV)...

    O amigo Álamo desculpe o abuso, mas deixou a "porta aberta"...e eu fui escrevendo umas coisas nas paredes...!!

    SL

    ResponderEliminar
  10. Gostei do que vi na 1ª parte, mesmo tendo em conta que é o 2º jogo da pré-época...

    Agora o que me parece, é que o Belenenses tem por lá uns "sarrafeiros"...

    Ainda estou para perceber que palermice foi aquela do jogador azul ir chocar com o Marcelo...

    Só foi pena a lesão do Xerife...!!

    SL

    ResponderEliminar
  11. Para já...estou a gostar menos desta equipa do Sporting...!!

    ResponderEliminar
  12. Eh... então que é lá isso...acordem...!!

    ResponderEliminar
  13. Então o Geraldes..."fez" confusão coma a baliza...?

    Vamos a acordar Sorting...!!

    ResponderEliminar
  14. Bem...no passado o Sporting já teve "este defeito" de "desligar" do jogo...

    Então como é...??

    ResponderEliminar
  15. Bem não posso ser "demasiado" exigente com uma equipa que está a iniciar o seu novo processo de jogo...
    Gostei francamente da 1ª parte, mesmo tendo em consideração o inicio de época...
    Gostei muito menos da 2ª...mas acredito que não tarda...
    A equipa estará em "velocidade de cruzeiro"...!

    SL

    ResponderEliminar
  16. Agora uma pergunta à margem do jogo, mas relacionada com o post...

    Será que Federação ainda vai multar o BC e suspende-lo por mais tempo...por ter aparecido ontem na Sporting TV...?

    SL

    ResponderEliminar
  17. Caros Álamo ep Maximino Martins:
    Há dois anos vi ao vivo o primeiro jogo do nosso Sporting, exactamente na Taça de Honra. Lembro que fiquei muito preocupado e deu no que deu. Hoje também fiquei muito preocupado, principalmente com os "reforços". Tirando o Tanaka, valha-me Deus!
    E mais não digo senão uma ceprta rapaziada da guarda pretoriana, que circula nos blogues todos e que que acha que "quem não é por nós é contra nós" ainda me desata a insultar e eu, com quase quatro décadas dep sócio e filho de um saudoso cinquentenário que fez quase setenta e cinco anos de sócio, não tenho pachorra para malcriados, sejam dep outros clubes, ou, principalmente, do meu. Por isso, digo só que espero que isto melhore, porque o que vi cá de longe na net, na segunda parte...
    Um enorme Abraço, Amigos,
    José Lopes

    ResponderEliminar
  18. Amigo consócio José Lopes...vamos ter de olhar a equipa "ainda" com alguma paciencia...
    Acredito que no Domingo, a equipa vai estar um pouco melhor...hoje como já referi, gostei de algumas coisas , digamos mesmo que gostei da 1ª parte...
    Na 2ª a equipa "perdeu-se" um pouco...mas ainda é cedo para exigirmos uma equipa em "alta rotação"...
    Quanto "ao resto", desde que as nossas opiniões sejam dadas, respeitando as dos outros...não há razão (sobretudo entrre sportinguistas...), para "entrarmos" nessas guerras do "ou és por mim...ou és contra mim..."...
    Acreito que pensando de uma maneira ou de outra..."todos somos" do Sporting...!!

    Abraço para o amigo José Lopes e também para o amigo Álamo...
    E mais uma vez, desculpe-me "os meus devaneios..."...

    SL

    ResponderEliminar