sexta-feira, 2 de março de 2012

Sporting TV e revolução, para quando ?!...

Estão verdes, não prestam, nem cães as podem tragar !...
Assistimos ontem a meio da tarde, ao arranque do novo canal do jornal A Bola:  "Bola TV". Conforme em 11 de Novembro passado, aqui era adiantado, a promessa foi cumprida. Por enquanto e conforme o planeamento do jornal, "... numa primeira instância a Bola TV terá a sua vivência confinada à web, em jeito de laboratório...". Como assinalou Vitor Serpa na ocasião, a ideia “... Será um banco de experiências, mas não podemos comparar televisão com internet, nem a ideia é de que permaneça online em definitivo...”. Assim procedem as empresas que, como Vitor Serpa reforçou ainda na mesma ocasião, “... Somos pioneiros, mas não somos heróis. Sabemos é que se não avançarmos agora não teremos futuro. E isto só se tornou possível por ser uma casa bem administrada que não entra em loucuras...”.
Pioneiros, não heróis, avançar para não perder o futuro, casa bem administrada, chavões ou realidade nua e crua?!... Já lá vai mais de um ano que, em plena campanha eleitoral, um senhor de nome Carlos Barbosa, que compunha a lista de Godinho Lopes, candidata a dirigir o Sporting nos quatro anos seguintes, afirmou ou "arrotou", já não me lembro bem, que com ele o Canal Sporting seria uma realidade a breve trecho. Todos sabemos hoje que desse quase certo ou mais que certo canal nada sobrou para o Sporting e para os seus adeptos e a única compensação que nos ficou terá sido o facto de também nada ter sobrado desse pavão que infelizmente passou pelo Sporting, sem honra, sem glória, nem trabalhio que se visse. O esforço, a dedicação, a devoção e a glória ficaram na demagogia de algibeira de Carlos Barbosa.
Bem gritou Rui Calafate do seu púlpito, que se fazia tarde. E foi-nos dizendo como aqui, que os outros já iam na frente e com resultados. E nós nada. Foi-se o pavão e nós continuámos na continuidade de sempre. Muito provavelmente, Godinho Lopes andará demasiado atarefado a tentar "arranjar fundos" para tapar os consecutivos buracos que abriu, deixou abrir e não teve arte ou saber para tapar.
Não percebo nada de tecnologia do audio-visual, mas prezo-me de conhecer os rudimentos da língua que Pessoa quis como pátria. E se Vitor Serpa disse que a Bola TV teria, numa primeira instância, a sua vivência confinada à web e se o que durante a tarde de ontem e o dia de hoje me foi dado ver é, simplesmente, espectacular,  porque raio de carga de água o Sporting não avança, no mínimo para uma solução semelhante ao "laboratório" que o jornal "A Bola" já vai ensaiando, já que tecnologicamente está confirmado ser possível, enquanto não chega o dinheiro dos fundos que Godinho Lopes tão afanosamente procura?!... Porque teremos que ser obrigados a cumprir o destino amaldiçoado que a "geração do croquete", perdão do Roquete, há mais de uma dezena de anos nos vem impondo, que é ocupar sistematicamente o último lugar em tudo o que se relacione com o progresso e o futuro?!...
Será que Ricardo Sá Pinto, ou outro jovem revolucionário como ele, tão dinâmico como ele, tão arejado e descomprometido como ele, tão sportinguista como ele, terá que ser colocado por todos nós à frente desta centenária instituição, para deixarmos de cumprir o doloroso destino de estar sempre entre os últimos?!...

Leoninamente,
Até à próxima

9 comentários:

  1. És uma tristeza, nem um Benfiquista faria tão péssima figura como a que acabas de fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a tua opinião !...

      "... O que mais me preocupa não é o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos ou dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons...".

      Martin Luther King

      SL

      Eliminar
  2. Caro Álamo

    Carlos Barbosa, saiu porque não sabe gerir um projecto que tem pouco o dinheiro, ou se calhar quase nenhum. Prometeu transfigurar a parte comercial do Sporting, mas a verdade é que continuamos com o azul na camisola (supostamente era até Dezembro), sem Canal Sporting, sem novos investidores, com uma loja com preços de artigos incomportáveis para a actual situação económica do país (camisola principal 72 €!) e com a inexistência de maior interacção ente jogadores e adeptos (foi prometido que, nos jogos em casa, antes da partida os jogadores indisponíveis fossem para a Loja Verde dar autógrafos, enfim partiu e não deixa saudades. Quanto aquilo que está a fazer o jornal "aBosta", não é carne nem peixe, e de certeza que as suas audiencias vão ser apenas de adeptos do Carnide, porque este jornal não é isento, e como tal on-line será de certeza um a caixa de ressonancia do Canal Vermelhusco, disso não tenho dúvidas nenhumas.
    Por último, quero desejar que mantenha a mesma forma de se expressar. Quando escrevemos tentamos passar uma mensagem do nosso fervor clubista, e é nesse tipo de registo que desejo que continue.

    Abraço do G@rfield

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo G@rfield,
      Fui fiel e diário leitor desse jornal, durante dezenas de anos. Hoje, leio os títulos no cafézinho onde todos os dias me reuno com os amigos. Naturalmente que tenho razões para isso. Todos temos...
      Mas eu não pretendi fazer a apologia da linha editorial de tal pasquim. O que eu procurei foi tentar demonstrar que a solução para a Sporting TV está na escolha de um caminho semelhante ao que esse jornal seguiu, que me parece sustentado e com pés para andar. Continuar com um humilde e pouco evoluído site e perder o futuro será um tremendo erro. E a ideia que retiro dos últimos tempos da gestão de Godinho Lopes é que o Sporting está devagarinho a regressar à "continuidade" a que os sportinguistas tentaram pôr cobro nas últimas eleições: aumentar o passivo, retirar dividendos pessoais e continuar a pregar o sermão encomandado pelos credores da alta finança.
      Por mim, contra ventos e marés e até contra irmãos de raça, que se sentem bem na manutenção do "status quo" e com a vertiginosa caminhada para o abismo, continuarei a dizer o que penso e só a morte me roubará este profundo amor que dedico ao nosso SPORTING !...
      Obrigado pelas sua palavras. São elas e outras semelhantes que me animam a dedicar grande parte do meu tempo a esse grande amor.

      Uma grande, amigo e leonino abraço

      Eliminar
  3. Ao Cozinheiro Sueco,
    "Leoninamente", na pessoa do seu autor, Álamo, aqui está, de braços e coração abertos, contente pelo facto de a blogosfera leonina ter a possibilidade de ficar mais forte.
    Já fui fazer uma visitinha e gostei do que li. E gostei particularmeente de ver "Leoninamente" incluído nas "Casas de Renome", assim, sem condições ou imposições. Para além de desejar ao blog todo o sucesso, exigem os princípios que me norteiam, que a delicadeza do gesto seja por mim correspondida com a reciprocidade que lhe deve ser subjacente. Assim, de imediato colocarei "Boca de Leão" na minha lista de blogs leoninos.
    E que todos juntos, possamos ajudar a fazer um SPORTING MAIOR !...

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Álamo,

      Agradecido pelo gesto. O Leoninamente não poderia deixar de figurar nessa lista.

      Continuação de bons posts!

      Eliminar
  4. Concordo com a importância de um projecto de comunicação que salte por cima do meio tradicional, via imprensa, que como sabemos não nos trata propriamente bem. A chave para a manutenção do espírito leonino nestes anos de vacas magras está na criação canais de fortalecimento da base adepta!

    Não sei se teremos capacidades para investir num canal de televisão, principalmente agora que adquirimos um sistema de novíssima geração de tele-vigilância, mas parece-me muito interessante o trabalho que pode ser feito através do canal oficial do Sporting no YouTube. Deixo como exemplo o registo da viagem à Polónia: http://youtu.be/FgwWEfWU8L4

    Abraço e que vençamos no Sado!

    ResponderEliminar
  5. Caro "reflexivoleonino",
    Fui lá. E gostei. É um pequeno exemplo do que poderia ser colocado no ar no site do Sporting, se o mesmo estivesse apetrechado para o efeito. O jornal A Bola fez isso: vamos ao site e partimos para a Bola TV, onde aparecem trabalhos semelhantes ao que indicou.
    Diz-me não saber se teremos capacidade, presumo que financeira, para tal. Eu também não sei. O que sei é que ouvi, em plena campanha eleitoral, o "papagaio" Carlos Barbosa a prometer muito mais e melhor. E a capacidade na altura, não seria muito diferente. Os projectos dos outros dois clubes que estão na vanguarda, serão, esses sim, mais caros e incomportáveis com a nossa capacidade. Por mim já ficaria contente e orgulhoso se o Sporting avançasse com um projecto pequenino, que copiasse apenas e tão só o "laboratório" que Vitor Serpa definiu como primeiro passo do seu projecto global. A aventura televisiva teria muito tempo para ser implementada, se as "contas" e a nossa "disponibilidade" o permitissem.
    Bem que gostava de apreciar um resumido estudo que quantificasse o sonho de ver o "Sporting TV" na web, apenas e só na web. Mas não conheço ninguém, nem nunca tive oportunidade de ver algo publicado sobre esta matéria e "A Bola", naturalmente, nunca dará uma informação dessa natureza. As leis do mercado proíbem-no.
    Depois do desastre do Bonfim, temo que nada mais será como dantes. Razão terá o nosso bom "Leão de Plástico", ao afirmar ser fácil adivinhar que no Verão, irão os dedos fazer companhia aos anéis. Temo que até o nosso pobrezinho site, empobreça ainda mais...

    Um abraço e SL

    ResponderEliminar
  6. www.hdtuga.net Aqui podes aceder aos melhores canais de tv online e tambem poderas conversar no xat que se encontra na pagina do site.
    Visitem: www.hdtuga.net HDTUGA.net Desporto & TV Online Emoções em HD Transmissões em Direto no Teu PC

    ResponderEliminar