quarta-feira, 14 de março de 2012

Rui Patrício, os anéis e os dedos ...

Não é a natural visão egocêntrica dos sportinguistras que o determina. Agora a opinião vem do treinador dos "blues" que amanhã vamos defrontar, quem o diz aqui, sem constrangimentos e sem outro propósito que não seja o reconhecimento de uma verdade: Rui Patrício é um dos melhores guarda-redes da Europa!... E fala também de outros jogadores de Alvalade, em contraponto e absoluto antagonismo com a opinião de um tal de Dzeko e de outros companheiros, que afirmaram não conhecer nenhum jogador do Sporting!... Oxalá o destino não lhes pregue a partida de ficarem a conhecer demasiado bem, todos os que envergan a gloriosa camisola de listas verdes e brancas.
Mas voltando a Rui Patrício, gostava de vos recordar que não há cá pelo burgo, edição diária de nenhum jornal desportivo que não traga uma referência ao nosso grande guarda redes. Desde o penalty que defendeu na Madeira, no dia em que se estreou pelo Sporting, até à titularidade indicutível que hoje disfruta na selecção lusa, que os elogios e o reconhecimento da sua classe não páram. Mas no meio de tamanha e elogiosa campanha, que nenhum sportinguista duvide de que pelo menos sete milhões de portugueses estão desejosos de ver Rui Patrício pelas costas. Porque a presença da sua classe e da sua inconfundível e irrefutável categoria, incomoda muita gente, que não consegue digerir, nem os pontos que representa a sua presença na baliza do Sporting, nem a titularidade indiscutível que o próximo europeu representa para todo e qualquer concorrente.
É um facto incontornável que, dada a categoria indesmentível de Patrício e a voracidade do poderio económico dos tubarões da Europa, aliada à debilidade que no mesmo campo exibe, o clube que o formou e catapultou para patamares superiores, infelizmente, todos nós adeptos sportinguistas seremos confrontados mais época menos época com a sua partida. Penso que todos já terão interiorizado essa dura realidade e durante estes últimos anos em que acompanhámos a sua evolução e afirmação fomo-nos preparando animicamente para essa previsível perda. Não acredito que exista em toda a nação leonina, um só adepto que possa ficar surpreendido quando tal acontecer. O que ninguém aceitará com facilidade será a perda de mais uma jóia da coroa, sem a correspondente e justa contrapartida.
Rui Patrício está vinculado ao Sporting até Junho de 2013 e esse pequeno "pormaior" pode aguçar a arte e o engenho das "sanguessugas" que vegetam na  podridão do futebol nacional e internacional e que, sem absolutamente nada terem feito para que o nosso guarda redes pudesse ser hoje um nome consagrado e apetecido na Europa, se preparam para desviar em seu proveito, grande parte do valor desportivo do atleta, sem que alguma vez tenham em conta os interesses deste e do clube que formou e colocou no patamar em que se encontra.
Consta que entre o Sporting e o jogador, há muito que existem conversas no sentido da prorrogação do contrato que une ambas as partes. Mas torna-se imperioso que esse novo vínculo seja estabelecido antes do próximo Euro2012. Porque será um instrumento que trará beneficios evidentes às duas partes.
Por um lado, Patrício pagará a dívida tremenda de gratidão que tem para com o Sporting, actualizará naturalmente a sua folha salarial para o patamar mais alto que o clube vem praticando, potenciando e acautelando aquela que eventualmente lhe venha a ser proposta pelo clube que se mostrar interessado em contratá-lo no futuro e libertar-se-á das contingências e subserviências de intermediações negociais que tudo prometem, mas que pouco ou nada cumprem. Bastará lembrar-se da "vergastada" que o seu antecessor deu em toda a sua carreira, quando trocou o Sporting por ilusões e "reinos miríficos". Rui Patrício merece um clube de top do futebol europeu, que além de lhe pagar o seu valor e a sua categoria, lhe permita alcançar a glória desportiva que justificadamente quer alcançar. Deixar o Sporting para ingressar num clube mediano e sem qualquer projecção, apenas pelas cifras que lhe poderão ser colocadas na frente, será um erro de que, mais cedo que tarde, se virá a arrepender. Melhor opção será permanecer em Alvalade, que é a sua casa e onde continuará a ser feliz. Sem pressas e sem ganâncias despropositadas. A sua hora chegará sempre, basta que saiba esperar.
Por outro lado, o Sporting, embora tendo que aumentar substancialmente a folha salarial do atleta, ficará com os instrumentos necessários que lhe permitam alcançar uma contrapartida justa para o esforço de formação e investimento que aplicou em Rui Patrício e que possa ser uma contribuição importante para a recuperação premente da saúde financeira.
Que se vão os anéis, todos o compreenderemos. Agora anéis e dedos é que ninguém compreenderá!...

Leoninamente,
Até á próxima

3 comentários:

  1. Pois é, sempre que temos um jogador elogiado por gregos e troianos é certo que o vamos perder. Valha-nos ao menos a certeza de poder sempre ser utilizado pela Seleção uma vez que guarda-redes nacionais de boa qualidade não abundam no nosso campeonato.

    Acho, no entanto que deverão prestar um pouco mais de atenção à perna que lesionou há umas semanas atrás e que,em quase todos os jogos, dá sinais de não estar estabilizada.

    Caso ela estivesse em forma penso que o penalty e o terceiro golo não teriam ocorrido. Mas isto talvez seja eu, com o meu mau feitio, a especular uma vez mais :-)

    Será que já comentei tudo?

    Então agora vou dar uma espreitadela ao Facebook antes de preparar o jantar.

    Abraços e continuação de um bom fds

    ResponderEliminar
  2. O teu sexto sentido feminino, não deve andar muito longe da verdade. Se eu estivesse no lugar do Sá Pinto, deixava ficar o Rui em Lisboa e levava o Marcelo a Barcelos. "Matava" dois coelhos de uma cajadada. Permitia que Rui pudesse recuperae a perninha e dava um prémio ao Boeck. Que grande ambiente que ele fez em toda a deslocação a Manchester. Leste bem o que os jornais disseram?!... Apetecia-me dedicar-lhe um post... Mas o tempo é tão pouco para divagações e as horas leoninas andam tão apertadas...
    Sobre o 2º e 3º golos, acho que na verdade haverá um bocadinho do teu mau feitio à solta. Coitado do Rui, foi batido no penalty por um grande jogador, que esperou até pontapear a bola pela inclinação do Rui e depois ... zás, aí vai ela. No terceiro, foi à queima roupa, nenhum GR defendia aquilo, minha querida! Nem de jacto!...
    Sabes que também há "Leoninamente!!!..." no Facebook ?!... E no Twitter, também. Mas o blog é melhor, por via das imagens e das letras gordas. Também por lá anda, no nome próprio, este teu amigo. Mas com toda a minha "religiosidade", vai estando no segredo dos deuses... Até um dia qualquer, em que alguma "cusca" resolva armar-se em detective...

    Beijinhos de alegria leonina

    ResponderEliminar
  3. Hoje é que eu vou rir a bom rir.

    Estou farta de te comentar no Facebook e só não te pedi amizade na tua folha pessoal porque respeito a tua privacidade já que aqui a tua mana mistura vida pessoal com ex-colegas de trabalho e mundo leonino. Ali é fartar vilanagem. Até ao dia em que faça como fiz no hi5, pura e simplesmente desapareço por cansaço.

    Quanto ao Rui acredita que, não fora a perna ter a tal sequela defenderia aquele penalty tal como o tal golo em que ele ficou quase estático. Não é o seu estilo e daí a minha preocupação.

    Tem um bom Domingo

    ResponderEliminar