segunda-feira, 5 de março de 2012

Rastejando em busca do futuro...


"... Se não puderes andar, rasteja, mas continua em frente de qualquer modo!!!..."

Martin Luther King quis dizer-nos que caminhar em frente seria sempre mais importante que o sofrimento provocado pela forma como o fizéssemos. Nem a serpente que a condenação divina obrigou a rastejar será por isso tão sofredora. Mais sofrimento envolverá o burro puxando a carroça; ou o porco rolando em cima das suas próprias fezes; ou o urubu procurando e comendo a morte; ou ainda a hiena que ri depois de aplacar a fome com excrementos ou o desejo sexual que a mãe Natureza  lhe permite apenas uma vez no ano.




Há muitos, muitos anos que o Sporting não voa. Os últimos voos triunfais deixaram-nos quando João Rocha também deixou de ser o nosso Presidente. Depois, foi correndo quanto pôde, andando quanto o deixaram, até que muitos, talvez demasiados, o obrigaram ao rastejar a que hoje assistimos. Do esforço, da dedicação e da devoção das sua gentes em todo este trajecto, restou-nos a glória de nunca termos parado ou recuado. Sempre avançámos, com sofrimento sim,  mas com honra, dignidade e ... orgulhosamente!...
Já não há ritmos mais lentos para a nossa caminhada. E porque nenhum sportinguista ousará alguma vez pensar sequer, num mísero segundo de descanso, o nosso destino terá de ser, obrigatóriamente, prosseguir em frente, mesmo que o sofrimento nos dilacere a carne e o espírito. Então a nossa escolha estará, hoje por hoje e enquanto não chegar um novo líder que nos restitua as asas e os sonhos, dolorosamente, entre rastejar e ... rastejar.
Não sei e provavelmente nenhum sportinguista saberá o quanto ainda teremos de ... rastejar. Mas sei que a união e a fé de todos os sportinguistas podem apressar o nosso legítimo desejo de voltar a voar. E sei também que mais cedo do que tarde, chegarão as asas com que desejamos cruzar de novo os céus e que a escada de acesso aos nossos sonhos estará perante as nossas consciências. E quando chegar esse dia, permitirão que vos lembre aqui, um outro pensamento sublime de Martin Luther King:

"... Sobe o primeiro degrau com fé. Não é necessário que vejas toda a escada. Mas dá o primeiro passo!..."

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. O problema é mais profundo! Visita e acompanha o meu blog!

    ResponderEliminar
  2. Visitei, conheci, apreciei e vou acompanhar, palavra de leão!...
    Fico a aguardar com "muiiiiiiiiiita" atenção a história contemporânea e outros desenvolvimentos...
    Que nunca te doa a voz "antikosovar".

    SL

    ResponderEliminar