terça-feira, 13 de março de 2012

O melhor mensageiro e o melhor alvo !!!...

Recordarão os que tiveram a gentileza de ler este meu artigo, de 22 de Novembro passado, que chamei a atenção de todos os sportinguista em geral e dos dirigentes do Sporting em particular, para a extraordinária odisseia de Ângelo Felgueiras.
O turbilhão de acontecimentos que nos rodeiam e absorvem quotidianamente, levaram-me a cometer o erro imperdoável de não acompanhar com a atenção que me deveria merecer o site do comandante Ângelo Felgueiras e a sua Escalada por uma Causa e a não partilhar a alegria que viveu em 6 de Janeiro de 2012, quando chegou ao cume do Vinson, na Antártida, o último dos "Seven Summits" que se propusera atingir.
Hoje, veio-me ao conhecimento através do site do Sporting, que Ângelo Felgueiras teria estado no Auditório Artur Agostinho, para dar uma palestra subordinada ao tema "Superação", como poderá ser apreciado aqui. E caí em mim e de imediato corri para a Escalada por uma Causa e soube do sucesso e da grandeza do feito de Ângelo Felgueiras.
Penitenciando-me do atraso, convido todos os sportinguistas a "beber" a emoção com que Ângelo Felgueiras relata o dia a dia do seu feito grandioso e todos os que o antecederam. E permito-me publicar aquilo que nos deu a conhecer sobre o dia 6 de Janeiro, quando chegou ao topo do Vinson:


No dia 6 estava de novo bom tempo e voltamos a sair para cume. Na sequência do dia anterior estava inicialmente com receio que o tempo voltasse a piorar. Fomos evoluindo no terreno e o tempo manteve-se bom. O caminho normal pela encosta Sudeste. Como éramos só três e bem preparados física e tecnicamente, o guia perguntou-nos se não preferíamos fazer uma travessia e subir pela encosta Noroeste. Obviamente foi a nossa opção. Apesar de mais exigente física e tecnicamente, ficamos com muito melhor conhecimento da montanha e usufruímos de uma paisagem mais diversa e exclusiva. No final da pendente mais pronunciada, sempre encordoados, chegamos á aresta que dá acesso ao cume. Momentos de grande emoção. Se nada de anormal acontecer numa hora devo chegar ao cume do Vinson e terminar os 7Summits. Um turbilhão de pensamentos assalta-me a cabeça durante este percurso. A família, os amigos a GROUPAMA, a TAP, quem acreditou em mim, quem duvidou, na influência do Colégio Militar. Quem sempre me apoiou. Os alpinistas com quem já subi. Pensamentos a duzentos à hora.
Ao fim de 05:20 um ressalto de neve com um metro deu-me o acesso ao cume. De repente estava no cume do Vinson. Tinha chegado ao fim dos 7Summits. Fotos e um filme, foi difícil segurar as lágrimas. Tão difícil que não consegui. As palavras saem embargadas e comovidas para a câmara. 40 minutos no cume.

O meu forte e reconhecido aplauso aos dirigentes do Sporting que promoveram a palestra motivacional de Angelo Felgueiras. O feito deste grande homem e sportinguista merece todo o nosso reconhecimento e as palavras que dirigiu aos técnicos e atletas das modalidades, vindas de quem, como poucos, sabe o que é superação, não poderiam ter melhor mensageiro nem escolher melhor alvo.
A minha reconhecida homenagem ao comandante Ângelo Felgueiras pelo seu feito e a minha profunda gratidão por ser o leão que é e nos orgulha.

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Com algum atraso, cá estamos, com muita honra, a responder à solicitação que teve a gentileza de nos deixar aquando da sua visita à Quinta. Adiccionamos o seu espaço, e dentro das nossas possibilidades, esperamos que ajude a ter mais visitas.

    Quanto ao seu post admito que esta epopeia me passou ao lado, daí, a importância da blogosfera leonina na divulgação do nosso clube.

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. À "Quinta del Duque" eu quero agradecer a atenção, agradecimento que também já providenciei na Quinta. A reciprocidade já é um facto.
    Quanto à epopeia de Ângelo Felgueiras, não teremos nunca como pagar-lhe. Sócio de relevo, ex-atleta digno, digníssimo comandante da TAP e agora um dos únicos 5 portugueses que já escalaram os "7Summits". Na imprensa generalista nem uma palavra... É do Sporting, se morasse em Carnide, era primeira página.

    Um abraço

    ResponderEliminar