quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O segredo está na massa !!!...

Coliseu de Roma
Ir a Roma e não ver o Papa serão, para alguns, passos perdidos. Para mim, Roma está muito para além de ver ou deixar de ver o Papa, que é um homem como todos nós, com a carga mística que cada um lhe quizer atribuir e que sempre me habituei a respeitar mas jamais discutirei. Roma, para mim, significa um ponto importante no trajecto civilizacional do Homem e o Vaticano não é mais que um simples passo desse caminho.
Nunca estive em Roma mas, com toda a certeza, se lá estivesse hoje não seria para ver o Papa. Para além de outros centros de interesse de que procuraria fixar as imagens, como a monumentalidade que fiz aparecer aqui ao lado, o que monopolizaria a minha atenção, não poderia deixar de ser o lugar que me coubesse no estádio olímpico. Para ver, com roupagem nova, um dos grandes amores da minha vida: Sporting!...
E o que mais me prenderia a atenção nem seria a aleatoriedade do resultado, que já pouco ou nada mesmo interessa ao Sporting. O que eu mais apreciaria, haveria de ser, sem a mais pequena sombra de dúvida, a qualidade da "massa" da equipa fantástica que Domingos Paciência está a construir. Li hoje algures na imprensa desportiva portuguesa, uma tirada jornalística carregada de assertividade e inteligência, muito rara no meio, que só prestigia o seu autor: o segredo do Sporting está na massa!... Pois seria precisamente nessa massa que eu centraria toda a minha atenção!... Independentemente do resultado que o Sporting seja capaz de alcançar, estou curioso por ver como irão reagir e jogar as segundas linhas que Domingos colocará em campo, caldeadas no terreno com a experiência e voz de comando de Stijn Schaars, de que não me envergonharia se lhe visse atribuída hoje a braçadeira de capitão.
Estará em jogo hoje, por parte do Sporting, apenas uma questão de prestígio. E eu estou curioso por ver qual a noção que os jovens que Domingos escolher, têm sobre o significado dessa palavra. E sobre a qualidade da massa que já constitui o tal segredo que hoje li com orgulho e enlevo!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário