sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Coimbra, Varsóvia e Europa!...

Não poderemos dizer mal do sorteio que colocou o Légia de Varsóvia no caminho do Sporting nos 1/16 de final da Liga Europa. Na primeira vez que o nosso clube se desloca à Polónia, para disputar uma eliminatória das competições europeias, não me parece que a equipa polaca constitua um daqueles casos em que o grau de dificuldade seja o mais elevado. O Légia, aparentemente, e até pelo 148ª lugar que ocupa na classificação do "ranking" da UEFA estará perfeitamente ao alcance do Sporting, com a particularidade mais favorável, de o segundo encontro da eliminatória se disputar em Alvalade.
Agora, as aparentes facilidades que o sorteio revelou no primeiro escrutínio, não se repetiram no segundo e o Sporting, se conseguir eliminar a equipa polaca, terá de defrontar o vencedor da eliminatória que se vai decidir entre o Manchester City e o Porto. O grau de dificuldade subirá em flecha e o favoritismo dessa eventual eliminatória terá de ser sempre repartido, quer o vencedor seja o clube inglês ou o campeão português em título.
A Liga Europa deste ano, trouxe-nos um espectro de dificuldade pouco habitual nesta competição. O abismo que a separava da Champions foi atenuado de forma quase inimaginável e a grande diferença entre as duas competições estará, tão só e apenas, nos proventos materiais que cada uma significa. E se a primeira eliminatória pode ser considerada acessível, caso sejamos capazes de a ultrapassar, então sim, teremos a verdadeira prova dos nove sobre a nossa real capacidade.
Até 16 e 23 de Fevereiro, muita água vai passar sobre as pontes. O mercado de inverno há-de abrir e fechar, podendo representar algum reforço na capacidade competitiva do Sporting. E muitos dos clientes dos últimos tempos da "enfermaria" da Academia, hão-de recuperar e passar a ser solução em vez de problema. Tudo junto, faz adivinhar que a situação em que nos caberá defrontar o Légia e disputar a eliminatória seguinte, será bem melhor do que hoje.
Para já, Coimbra será o próximo destino do Leão. E apenas um resultado nos interessa. Apenas a vitória e os três pontos poderão ser compreendidos e aceites por toda a imensa e fervorosa massa adepta sportinguista. Que todos os que pisarem o estádio coimbrão o entendam e lutem com denodo e abnegação para alcançar esse objectivo.

Leoninamente,
Até à próxima


Sem comentários:

Enviar um comentário