sábado, 17 de dezembro de 2011

Domingos Paciência e o futuro do Sporting...


A melhor contratação do Sporting - in "Record"
O tempo vai passando e a admiração que, como sportinguista, nutro por Domingos Paciência vai sendo maior em cada dia. Nos pormenores mais insignificantes, este homem vem revelando uma grandeza de carácter, uma postura irrepreensível de líder e uma firmeza de comportamento que me fazem compreender a razão e o porquê do ambiente amigo e solidário que a equipa revela em todos os momentos competitivos, sejam bons ou menos bons.
Gostava de alinhar, enumerando, sem ordem de importância, os seus últimos pensamentos, expressos na conferência de lançamento do jogo de amanhã:
1- Afirmou Domingos sobre o jogo com a Académica: "...É o jogo mais importante do Sporting para o campeonato em 2011. Porque é o último e porque tem obrigatoriamente de ganhar...", adiantando que "... É uma deslocação complicada por várias razões: porque o adversário está a atravessar uma boa fase, está numa zona tranquila da tabela classificativa, o que lhe permite abordar o jogo sem grande pressão e porque o Sporting tem consciência que, para manter a distância para os rivais, não pode perder pontos neste jogo...".
2 - Sobre a próxima eliminatória da Liga Europa, disse Paciência: "... Lembro-me na época passada em que nos saiu o Lech Poznan, começámos por perder 1-0 em condições muito difíceis e tivemos muitas dificuldades para ganhar o segundo jogo e seguir em frente. Este Légia de Varsóvia é uma equipa que tem 10 internacionais polacos, está no segundo lugar do campeonato, fez uma boa campanha na fase de grupos da Liga Europa com o PSV e só um Sporting muito forte poderá passar esta eliminatória.
3 - Sobre o ataque que o mercado de inverno possa permitir ao plantel do Sporting, sem reticências, afirmou: "... Gostaria que não saísse ninguém, mas temos de contar sempre com as cláusulas de rescisão...".
4 - Sobre as excelentes prestações de Adrien Silva, sem peias no pensamento ou subterfúgios, que começamos a constatar não fazerem parte da sua forma de estar directa e frontal: "... Está a ser observado por nós, como todos os que estão emprestados ou cedidos a outros clubes. Será com certeza muito importante no futuro do Sporting. É uma questão de saber quando...".
5 - Manifestando o seu apreço por Bojinov e não poupando elogios ao búlgaro,  contrariando "as vozes críticas" que têm apontado o dedo ao avançado, disse Domingos Paciência sobre a situação do jogador: "... A situação de Bojinov é como muitas outras: cada vez me dá mais confiança, acredito cada vez mais nele. Será sempre um jogador muito útil ...".
6 - Analisando o complexo caso de Rodriguez, disse sem hesitação ou reserva mental: "... É uma situação que nos deixa tristes. Ele tem feito um sacrifício enorme para voltar, mas tem uma lesão que o tem atormentado e não tem facilitado. Trata-se um traumatismo na região óssea do joelho, é uma lesao muito chata... Conheço-o bem e sei que vai fazer tudo para recuperar".
Cada dia compreendo melhor as razões que suportaram a ascensão rápida e surpreendente de Domingos Paciência e o colocaram no top dos técnicos portugueses. Em cada pormenor, em cada gesto ou decisão, em cada pensamento que, de forma simples e natural, sem preconceitos atávicos ou pretensiosamente revolucionários, expressa sobre os problemas que rodeiam o clube que serve com honradez e dignidade ou o futebol português na sua globalidade, Domingos Paciência continua a surpreender e a correr vertiginosamente para uma dimensão que, inevitavelmente, o há-de levar a lugares que poucos adivinhariam.
Cada dia se compreendem melhor os elogios dos seus pupilos e o ambiente solidário que soube rapidamente construir num balneário, até há bem pouco, apenas comparável com um ninho de vespas, onde proliferavam os egos, as invejas, as traições, as delacções e uma atroz falta de solidariedade. 
Domingos Paciência apenas pediu tempo aos adeptos sportinguistas. E nós todos, traumatizados por anos e anos de desesperados inêxitos e rotundos fracassos, ameaçamos esquecer um passado de desilusão e preparamo-nos para lhe cobrar hoje a Lua e quem sabe se o Sol amanhã.
Desejo tanto como o mais convicto sportinguista, ser campeão e ver este país varrido de lés a lés por uma onda de felicidade, alegria e entusiasmo. Mas entendo que todo o gigantesco universo leonino, deverá ser tão contido na urgência dos seus anseios, como na compreensão do tempo que os mesmos hão-de demorar a ser cumpridos.

Leoninamente,
Até à próxima
P.S. - Convido os sportinguistas a apreciarem aqui o que é hoje o "ambiente" do plantel do Sporting.

Sem comentários:

Enviar um comentário