segunda-feira, 1 de agosto de 2011

José Alvalade repleto, é lindo de morrer !!!...

A fantástica tarde/noite de sábado continua a ocupar o meu espírito. É incontornável e nem toda a carga de razão que procuro impôr ao meu baralho de emoções impede que, quase permanentemente, algumas cartas não continuem a saltar para a liberdade que o clic de uma nova mensagem lhes abre.
A derrota já lá vai. Custou um pouco, mas está quase esquecida. Foi um mero acidente de percurso e não mais que isso. Mas vi coisas lindas e essas, nem consigo esquecê-las, nem impedir que continuem a desenhar curiosos e harmoniosos bailados no meu espírito.
Sentado no lugar da Bancada Lateral que tinha comprado para o meu jovem amigo luso-descendente de Newark, a quem fiz questão de oferecer por uma vez o meu Lugar de Leão na Central, para que pudesse disfrutar com ângulo e amplitude mais favoráveis a beleza do espectáculo - a alegria da aceitação, espelhada nos seus olhos, foi o seu melhor obrigado! -, a imagem de 50.000 sportinguistas naquele magestoso anfiteatro emocionou-me! Como há oito anos me tinha emocionado igual imagem no jogo de inauguração com o Manchester. Ver Alvalade repleto de gente bonita, que estava ali por amor, por uma causa sublime que as palavras não conseguem definir, trouxe-me aquele nó na garganta que aparece nos homens e a que as mulheres, mais sensíveis do que nós, chamam de lágrimas ao canto do olho. Tenho pena de não ter arte para descrever com palavras a beleza dessa imagem que quase me atordoou. Mas tenho um amigo que o fez, o mesmo que já trouxe para aqui naquele feliz imaginário de deixar o leão branco que se chama Sonho, à solta no relvado de Alvalade. E porque não quero que aqueles que a mim vão tendo a paciência de  ler e que eventualmente não tenham o hábito de o lerem a ele, possam de alguma maneira perder a pequena maravilha que escreveu, aí vai o trecho que retirei do post de MM, publicado no blog sportinguista Sporting Auntêntico.

O estádio José Alvalade tem realmente um charme muito próprio sempre que bem composto. Um charme que é só seu e mais nenhum estádio no mundo replica.
Não verso sobre elementos imaginários do Sporting, ou de coisas que (algo lhe) acrescentem ou façam aperfeiçoar-se. Falo do público, e das características que por norma dotam os Sportinguistas. Sendo uma norma, ou quase-norma, podemos então generalizar e afirmar aquilo que é óbvio: uma atmosfera lindíssima, não se vêem caras más, feias ou doentes como aquelas que vemos noutros estádios.
Não se vê gente de índole maligna, suspeita ou perversa. Não se vêem macacos-guarda de encomenda, nem se vislumbram rufias de um qualquer sub-mundo abastado e nojento citadino / criminoso. Não se vêem explosões encarnadas, conotações vermelhas com o "inferno", ou bandeiras de fundo rubro estampadas pelas insígnias negras de dois "N's" que naturalmente fazem ler Neo-Nazis.
Em Alvalade vê-se gente séria, generalizando: crianças, famílias, jovens casais, idosos, muitas
mulheres, sorrisos, genuíno público, aquele que trabalha ou tem emprego; soldadores, professores, mecânicos, médicos, enfermeiras, advogados, a imensidão de gente que constitui aquilo que vulgarmente se chama povo. É este o público do Sporting, e quando o estádio está cheio é tão notório. Basta ver as caras, as expressões, as verdadeiras e naturais poses naquilo que de melhor Portugal tem ao nível das suas gentes.

A MM volto a pedir desculpa por mais uma citação, para a qual voltei a não pedir a sua autorização. Mas se já teve a amabilidade e o altruismo de me perdoar a primeira, certamente que me voltará a perdoar desta vez. A culpa é dele que tem o dom, que não tenho, de definir Sporting desta maneira tão verdadeira e bonita.
Aos 50.000 que estiveram em Alvalade no sábado eu suplico que voltem. Não me privem da tremenda emoção de ver o nosso estádio repleto. Se calhar, presumidamente, ao julgar ser esta emoção só minha, estarei a desprezar a forte e provavel possibilidade de se terem verificado 50.000 emoções iguais à minha naquela tarde/noite. E, se esta suspeita se tiver verificado, então amigos, com o Olhanense, todos veremos de novo José Alvalade como gostamos: repleto e lindo de morrer!!!...
Leoninamente,
Até à próxima









Sem comentários:

Enviar um comentário