terça-feira, 23 de agosto de 2011

Falta um bom carburador !!!...

Três jogos oficiais. Três empates. Três decepções, se bem que o jogo com o Olhanense tenha sido o menos mau e até nos mostrou pormenores interessantes. Mas uma análise global nunca poderá ser muito favorável, seja qual for o ponto de observação.
Já aqui confessei a minha deficiente capacidade para analisar o futebol que o Sporting actual pratica, sob o ponto de vista eminentemente táctico. Não sou capaz de analisar com a profundeza que admiro e aprecio ler nas análises de muitos companheiros sportinguistas, as "nuances" das transições, os segredos do armadilhamento das entre-linhas, o vasculamento que a equipa porventura não faz e deveria fazer, enfim, ao analisar o jogo que o nosso Sporting hoje desenvolve, apenas consigo aperceber-me de que no nosso meio campo faltará por ali qualquer coisa. Faltará um cérebro, um maestro, um armador, um médio de construção, um jogador onde comecem todos os movimentos ofensivos da equipa, que receba a bola do sector defensivo - dos centrais, do trinco ou até dos laterais, consoante os diversos movimentos possíveis - e com a cabeça levantada analise o posicionamento dos sectores que estão na sua frente - avançados da sua equipa e defesas adversários - e decida com visão e inteligência, por onde a sua equipa melhor poderá conseguir o objectivo supremo, que é marcar um golo ao adversário e coloque a bola no companheiro certo e no tempo correcto.
Para melhor expressar o meu pensamento, faltará na actual equipa do Sporting, um Balakov, um Paulo Sousa, um Rui Costa, um Lucho Gonzalez, para falar apenas nos que "habitaram" no futebol português na década passada.
Quando foi anunciada a contratação de Schaars, pensei que esse seria o homem. Claramente, falhei nessa suposição. O homem não é nada disso. Nem sei bem o papel dele, quando no plantel temos Rinaudo e André Santos. Quando muito suplantará os outros na marcação de bolas paradas. Mas esse predicado é curto, para o que entendo o Sporting necessitar para ontem.
Matias Fernandez será um grande jogador, mas ainda não conseguiu atingir o patamar de excelência que seria desejável. Desde que chegou ao Sporting apenas consegui ver pormenores deliciosos a espaços demasiado dilatados. Trabalho sério, produtivo, regular em toda uma partida ou numa série extensa de jogos seguidos, nunca me foi possível apreciar. Falta-lhe intensidade, garra, combatividade, força física e anímica e fundamentalmente regularidade para desempenhar esse papel. Direi que em Matias, estará sempre em causa a sua fiabilidade.
Izmailov seria um intérprete magistral para desempenhar o papel em causa. Neste atleta são evidentes todos os atributos necessários, estaria formatado para a missão. Mas a sua debilidade física e/ou os traumas psicológicos de todo o seu processo clínico, ainda não permitem que Domingos possa exigir isso dele. E, com grande desgosto meu, receio que possa vir a exigir algum dia.
Dizem os conhecedores da formação do Sporting, que André Martins poderá vir a ser um jogador com as capacidades que venho apreciando. Mas faltar-lhe-à ainda evoluir bastante nas componentes física e táctica do seu jogo e adquirir um bom bocado mais de maturidade e experiência.
Folheando todas as fichas do plantel do Sporting, não vejo outras soluções para este problema. Conseguirá Domingos Paciência a prazo curto extrair de algum dos jogadores que apontei um rendimento suficiente para que a lacuna seja disfarçada?!... Ou conseguirá tirar da cartola uma solução adaptada que possa vir a resultar?!... Bojinov, Jeffren ?!... Sinceramente, quem sou eu para o prever. O que prevejo, com angústia e preocupação, é a repetição dos três filmes a que já assistimos neste começo de época. Poderemos até possuir um motor com atributos satisfatórios de robustez, potência, segurança e fiabilidade. Falta-nos a excelência e a eficácia de um bom carburador!...
Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário