segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sporting de Portugal !...

A propósito da anunciada parceria entre o Sporting e o Alianza de Lima, na área dos escalões de formação, na qual o presidente do clube peruano afirma que o Sporting de Lisboa fará parte da família aliancista e sem dissertar sobre a primazia de qualquer dos dois clubes, nem pretender que seja o clube peruano a pertencer à família sportinguista, a afirmação veio reforçar a opinião, que há muitos anos perfilho, de que a imagem e o nome do Sporting Clube de Portugal nos meios internacionais, não foi no passado e continua a não ser no presente, convenientemente defendida.
Recordo-me que ainda há poucos anos, num sorteio de uma das competiçõs da UEFA, o nome que esta colocou no pote onde o nosso clube foi incluido, foi, ridículamente, Sporting Clube, sem que qualquer dos nossos delegados ao sorteio, protestasse, reclamasse ou se insurgisse contra a atitude.
Recordo também de, nos meus tempos de miúdo, ver o o nosso clube ser tratado no estrangeiro como o Sporting Lissabone !  E a série de atropelos prosseguiria interminável. Bastaria avivar a memória de cada sportinguista e os contributos viriam às centenas.
Um dos argumentos da UEFA seriam os incomportáveis 26 caracteres/espaços que  o nome de Sporting Clube de Portugal contém. Ou que no nosso país existem dezenas de clubes com o nome de sporting, desconhecendo a razão, que muito nos orgulha, de quase todos serem filiais da casa-mãe !...
Mas todos esses argumentos deverão ser reduzidos a pó, afirmando a esses senhores que:
1 - Sporting Clube de Portugal, só há um no nosso país.
2 - Não existe na capital portuguesa nenhum clube Sporting Clube de Lisboa.
3 - Se os 26 caracteres/espaços incomodam os "uefeiros" que os reduzam para apenas 17 e que designem o nosso clube por SPORTING PORTUGAL. Mais caracteres/espaços se encontram nos clubes turcos que aparecem nos sorteios, em que lhes é adicionado o nome do país, por exemplo "Gaziantespor Turkey" ou "Trabzonspor Turkey" e isso não incomoda a UEFA.
É uma questão de dignidade que não pode nem deve ter como resposta ou reacção um simples encolher de ombros. E quer-me parecer que poucos, ou mesmo nenhuns, dirigentes que passaram pelo clube, alguma vez pensaram nisso. Basta lembrar que um jornalista da SIC, António Cancela de seu nome e parvo de profissão, apelidou os jogadores do Sporting de "lagartos", sem que nada lhe acontecesse. Que se saiba ...
Será redundante o que vou dizer e acredito que fácilmente alguns me criticarão por fazê-lo, mas isso serão elogios para mim, porque acima do humilde adepto que sou, estão os interesses do glorioso Sporting Clube de Portugal. Então, não resisto ao paralelismo: quando Jorge Nuno Pinto da Costa foi eleito presidente pela primeira vez, os adeptos eram "os andrades" e o clube era o "Puarto" !... Hoje os adeptos são "dragões" e o clube é respeitosamente tratado por Futebol Clube do Porto !...
À atenção dos dirigentes do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
Leoninamente,

Até sempre

1 comentário:

  1. Saudações leoninas. Em primeiro lugar..não "me" trates por "nós". Este blog foi criado apenas por uma pessoa (eu) e todo o conteúdo nele presente é da minha autoria (com algumas exepções, as quais estão sinalizadas).
    Apesar de já ter o meu blog há aproximadamente um ano, ainda nºao sei umas coisas disto.
    Como assim uma troca de links?

    Saudações leoninas e boa sorte com o blog

    ResponderEliminar