sábado, 14 de maio de 2011

Cá estaremos para aplaudir ...

A época que termina logo à noite, foi um tremendo fracasso para a equipa de futebol sénior do Sporting Clube de Portugal ! O maior de que me recordo e receio bem que também o será para a esmagadora maioria dos sportinguistas, senão mesmo para todos.
Apontar culpados seria uma missão extremamente fácil. Mas que vantagens adviriam para o nosso clube se dirigissemos o indicador nesta ou naquela direcção ?!... Penso que nenhumas !... Mais importante do que colocar o ónus da culpa em JEB, FC e PS, ou em quaisquer outros que colateralmente tenham contribuido para o descalabro, importará identificar os erros que o determinaram.
A falha de Bettencourt foi uma decepcionante surpresa para quem o elegeu e não só. Acredito que nem para ele próprio terá deixado de o ser. Costinha foi um "flop" completo, pese embora o benefício da dúvida com que os sportinguistas o receberam, provavelmente tendo em conta o seu passado de "globetrotter" e as diversas e credenciadas escolas que frequentou. Paulo Sérgio foi um claro erro de "casting" dos dois anteriores, que devem ter analisado exaustivamente todos os múltiplos atributos do técnico, profusamente publicitados por uma  CS complacente e sem sentido crítico, sem se deterem no mais importante: a competência.
Sobra a análise dos erros, separados estes dos sujeitos que os determinaram. E os erros que catapultaram o Sporting Clube de Portugal para a hecatombe da desilusão e desespero de todos os sportinguistas, situaram-se, do meu ponto de vista e sem me deter em minudências acessórias, na constituição do plantel e em toda a envolvência de apoio ao mesmo.
De complexa envolvência do plantel e particularmente da transparência obscena que a rodeava, já aqui falei antes, ao comentar com regozijo a nova postura de reserva, discrição e sobriedade dos dirigentes actuais do Sporting Clube de Portugal. Parece que a primeira medida tomada foi ordenar a substituição dos vidros limpidos e transparentes por vidros foscados. Em tom verde é certo, mas suficientemente carregado para obstar à indiscrição. E isso é muito bom ! Iremos apreciando os resultados.
Sobre a constituição do plantel, todos os sportinguistas sabem hoje onde falhámos. Das saídas que não deveriam ter acontecido e das entradas a que nunca deveríamos ter assistido. Mas tudo isso é passado e o que significou de decepção e prejuízo para o clube, tem de ser assumido e ser objectivamente motivo de reflexão. Para que não voltemos a trilhar o mesmo caminho. Por isso Luis Duque afirmou de forma nua e crua, a necessidade da vassoura e do cheque. O  futuro dirá se o tempo e o modo que utilizou estavam certos.
A constituição do novo plantel do Sporting Clube de Portugal é o tema central da discussão do futuro mais ou menos próximo, entre o mundo dos adeptos leoninos. E toda a "Nação Leonina" acompanha diariamente o verdadeiro "circo de mercado" montado pela CS, ao mesmo tempo que cada um de nós vai construindo e defendendo o seu próprio plano de acção. É legítimo e só prova a vitalidade do clube e o dedicado amor que cada um de nós nutre pelo nosso Sporting. Porém, parece que todos estamos a esquecer um "pormaior" importante: a opinião mais importante sobre a constituição do futuro plantel do Sporting Clube de Portugal deverá obrigatoriamente centrar-se numa única pessoa. E essa pessoa é, ao que tudo indica, Domingos Paciência !!!...
Ao próximo treinador do Sporting caberá, em exclusivo do meu ponto de vista, determinar a saída definitiva daqueles não possuem características e qualidade para servir o Sporting Clube de Portugal, a cedência temporária dos que mereçam uma oportunidade de evoluir no exterior para depois regressarem e a aquisição de novos valores de características e qualidade necessárias à implementação do seu projecto, da sua filosofia, do seu modelo de jogo.
Ao que se sabe ou supõe saber, Domingos Paciência está quase em Alvalade. Ainda vai tentar ganhar hoje ao Sporting, o que só mostra a dimensão do homem e do técnico que desejamos aplaudir na próxima época. E na 4ª feira tentará ganhar ao Porto. Domingos é assim. Mas sendo como é, acredito que depois de Dublin, não irá para férias sem passar em Alvalade o tempo necessário e suficiente para dar resposta a todas as questões que a construção do plantel do Sporting encerra. Disso não tenho a menor dúvida. Oxalá decida bem. Cá estaremos para aplaudir !...
Leoninamente,

Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário