Imaginem que hoje se realizava uma Assembleia Geral do Sporting Clube de Portugal, cuja ordem de trabalhos versava um ou mais assuntos de interesse para o clube. Imaginem que eu, sócio no pleno uso dos meus direitos - com as quotas em dia !... - ao abrigo dos regulamentos, pedia a palavra para o período de antes da Ordem dos Trabalhos, para abordar assuntos que sendo do interesse do Sporting, não constassem dessa mesma ordem. Imaginem que o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, ilustríssimo sócio e proeminente figura do nosso clube e médico cirurgião de renome mundial Dr. Eduardo Barroso, deferia o meu pedido e me dava a palavra. Agora ouçam o que eu diria hoje aos sócios e elementos dirigentes presentes nessa Assembleia.
Senhor Presidente da Mesa da Assembleia Geral, senhor Presidente do Conselho Directivo, ilustres e caros consócios. Permitam-me em primeiro lugar, prestar a minha homenagem aos blogs sportinguistas Cantinho do Morais e A Norte de Alvalade, entre outros, que dedicaram ao assunto que aqui trago a sua atenção e me inspiraram e deram coragem para nele falar. As minhas palavras serão diferentes, mas no meu espírito está a ideia original que um e outro trouxeram aos sportinguistas. Neles está a fonte e a eles eu homenageio.
Aos heróicos e históricos clubes, Sporting Clube da Covilhã e Atlético Clube de Portugal quero aqui também prestar a minha homenagem. Um e outro com garra e mística assinaláveis, por caminhos diferentes é certo, mas com igual dignidade, estarão na próxima época na Liga de Honra/Orangina.
Um e outro são clubes muito próximos de nós. Um porque é uma filial querida e que nos honra, outro porque geograficamente próximo, orgulhosamente ostenta e como nós é unico, o nome de Portugal. Um e outro também, vivem como nós dificuldades de monta no campo económico/financeiro. Porém, como em tudo na vida, na adversidade se pode medir a grandeza das pessoas, que o mesmo é dizer, das instituições. Numa altura da vida do Sporting Clube de Portugal em que foi reconhecida e projectada a necessidade da urgente implementação da Equipa B de futebol profissional, que o quadro federativo de competições não poderá viabilizar na próxima época, penso que uma alternativa saudável, altruista, produtiva e capaz de alcançar objectivos muito semelhantes, seria a de fazer com esses dois históricos clubes as parcerias que, salvaguardando a dignidade e os interesses deles, também acautelasse, legitimamente os nossos. Poderiam até justificar-se soluções diferentes para cada um deles. Isso seriam questões mais avançadas, cujo teor técnico/jurídico deixaria para quem patenteie esse saber e essas competências. Mas, na minha modesta opinião, seria uma caminhada passível de ser encetada, com a cedência de jogadores e técnicos a esses dois clubes em moldes a definir em acordos bilaterais, salvaguardando sempre os legítimos inrteresses das partes envolvidas.
Ao senhor Presidente Godinho Lopes quero deixar, com humildade, esta minha sugestão. Como em tempos disse um eminente e ilustre político, de cuja acção muitos terão saudades, " ...há mais vida para além dos défices ... " !... Eu atrever-me-ia a dizer senhor Presidente: há mais vida e mundo, para além do nosso umbigo !!!...
Leoninamente,
Até à próxima
E acho que não poderias falar/escrever melhor.
ResponderEliminarA distância que há entre o Sporting e os seus pares é inadmissível.
Um grande abraço e obrigado pela "homenagem".!
A homenagem é mais que merecida !... A ideia é tua. Apenas a aproveitei para construir a minha mensagem.
ResponderEliminarObrigado pelo elogio à escrita.
Retribuo o abraço com outro igual. Bem forte!...