segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Quatro anos será sempre excessivo!...



Caso Rafael Leão: Lille é responsável solidário pelo pagamento ao Sporting
TAS deu a conhecer a decisão esta segunda-feira

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), sedeado na Suíça, considera que o Lille é responsável solidário pelo pagamento da indemnização ao Sporting por Rafael Leão.

A decisão foi conhecida esta segunda-feira e refere-se ainda ao caso da rescisão unilateral de contrato do avançado, em 2018, na sequência do ataque à Academia. Leão transferiu-se para o Lille, que serviu em 2018/19, e representa agora o Milan, depois de uma transferência que viria a fixar-se nos 30 M€.

O TAS deu razão ao Sporting no processo num primeiro momento, condenando o jogador a pagar 16,5 milhões de euros por não ter razão na rescisão por justa causa. Em Janeiro, o Tribunal da Relação de Lisboa indeferiu o recurso apresentado por Leão com vista à anulação da decisão. Agora, o clube francês passa a ser responsável pela indemnização. O valor, com juros, já ultrapassa neste momento os 20 Millhões de €uros.

Agora terá de ser a UEFA a obrigar o Lille e Rafael Leão a cumprirem perante o Sporting as obrigações decorrentes da sentença hoje conhecida, faltando apenas conhecer a proporcionalidade de cada uma das partes, pormenor que pouco ou nada interessará ao Sporting. Importante é que o pagamento seja célere...

Quatro anos será sempre excessivo!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. Ao que parece, o passe do Rafael Leão foi vendido pelo Lille ao Milão por 35 milhões de euros. Vai pagar 20 milhões. Tenho dúvidas se o Sporting não pode acionar o Lille, por enriquecimento de causa. Será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que o acordão hoje divulgado pelo TAS, permita a exploração desse caminho. Os juízes do tribunal internacional suiço costumam ser cuidadosos nas análises de cada caso e certamente que terão tomado na devida conta a transferência de Leão para o Milão. Por alguma razão co-responsabilizaram o Lille na indemnização a pagar ao Sporting, sendo que o bolo maior da indemnização caberá ao clube francês, o principal responsável pelo atropelo cometido pelo jogador! Vamos aguardar, sendo que que, até agora, muito poucas ou nenhumas opiniões de experts nesta matéria vieram ao conhecimento público. Anda tudo a nadar neste caso, que nunca aconteceu e por isso o grau de conhecimento andará muito próximo do zero!...

      Eliminar