terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Passa-se do outro lado da nossa rua!!!...


«O processo 'saco azul' do Benfica voltou à ordem do dia, com as suspeitas, por parte da Polícia Judiciária e do Ministério Público, de que parte dos 1,9 milhões de euros pagos a uma empresa de consultoria informática terão acabado na conta do ex-árbitro Bruno Paixão, podendo existir indícios de corrupção desportiva - que, no limite, ditariam a descida de divisão das águias. Neste explicador, pode ficar a saber mais sobre esta operação.

Quando começou?

- Foi desencadeado em 2018 pela Autoridade Tributária, depois de um alerta bancário. A 5 de Junho daquele ano, a investigação fez buscas domiciliárias e não domiciliárias. Na Luz, estiveram 25 inspectores da Polícia Judiciária. Na altura, a PGR investigava crimes de branqueamento e fraude fiscal. Segundo as águias referiram no comunicado de hoje, o "Ministério Público abandonou a tese inicial de branqueamento de capitais."

O que investiga?

- A Autoridade Tributária desconfiou de facturação excessiva de uma empresa de consultoria informática, a 'Questão Flexível', de José Bernardes: durante seis meses, perto de 1,9 milhões de euros terão saído de contas da SAD e da Benfica Estádio para pagamento de serviços alegadamente nunca prestados. As autoridades seguiram o rasto do dinheiro e terão encontrado então pagamentos a Bruno Paixão por via de outra empresa de José Bernardes, a 'Best for Business'.

A 6 de Junho de 2018, este foi o comunicado da PGR: "No âmbito de um inquérito, em que se investigam os crimes de branqueamento e fraude fiscal, foram emitidos 3 mandados de busca domiciliária e 5 não domiciliárias, de entre estes, dois às sociedades Sport Lisboa e Benfica SAD e Benfica Estádio Construção Gestão Estádios, SA. Indicia-se suficientemente nos autos que estas sociedades, a coberto de uma suposta prestação de serviços de consultoria informática, realizaram várias transferências bancárias para uma conta titulada por uma outra sociedade, num valor total de 1.896.660,00€, montantes esses que acabavam depois por ser levantados em numerário. Esta última sociedade terá sido utilizada com o único propósito de retirar dinheiro das contas do Benfica."

Quem são os arguidos?

- São 10 no total, entre cinco pessoas singulares e cinco coletivas. Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira estão nesse lote por, à data, "serem representantes legais" da Benfica SAD e da Benfica Estádio, assim como o ex-administrador da SAD Miguel Moreira (que terá recebido 1,4 milhões de euros em numerário correspondentes a 80% do valor pago pela SAD àquela empresa de informática), além de José Bernardes e da Benfica SAD e Benfica Estádio.

Como está o processo?

- Neste momento todas as investigações relacionadas com o Benfica - Mala Ciao, Vouchers, E-mails e Saco Azul - estão juntas num único processo.»

E pronto, aqui fica a "estória" desse misterioso e inesperado "saco azul" que carrega em si condimentos necessários e talvez suficientes para poder levar muita gente ao desespero. Mas calma...

Passa-se do outro lado da nossa rua!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. E infelizmente sem consequências! Tal e qual como o q se passou 6f jo Dragão. Num país, sim num país, não numa República das Bananas já as instituições tinham funcionado, no limite o Governo, o Sr. Costa, imediatamente teria convocado a Federação e apontar caminho mas como está em causa a sua linha vermelha assobia para o lado

    ResponderEliminar
  2. Toda a gente se admirava como um árbitro tão medíocre nunca chegou a descer de divisão. Eu nunca me admirei. Bastava olhar para os jogos do benfica em que ele era protagonista.

    ResponderEliminar