quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Bola de cristal e nervos de aço precisam-se em Alvalade!...


Qual o (melhor) plano B de Textor?

«Quando no passado sábado John Textor (JT) criticou a política anacrónica do Benfica ao escrever que "Estamos em 2022 e eu nem consigo assistir ao Sporting contra o Benfica na BenficaTV nos Estados Unidos. Parece que estamos em 1985, apenas a ouvir pela rádio. Por isso, têm mesmo a certeza que não precisam de ajuda?", estava assinar a certidão de óbito de qualquer hipótese de acordo.

A pergunta final não poderia levar a outra resposta que não fosse aquela a que na passada 2ª feira foi prestada à CMVM e ao mercado pelos responsáveis encarnados.

A única dúvida que me resta nesta parte é se Textor o fez propositadamente para forçar uma posição de ruptura dos dirigentes benfiquistas (ficando a Direcção do SLB com esse ónus) ou se contava com um feedback distinto.

Mas será que acabou a aventura de JT por terras lusas? Pois bem, se (re)lermos as suas suas diversas entrevistas de Julho de 2021 aos Media portugueses e juntarmos ao que disse semanas atrás no Brasil, percebe-se claramente que JT tem uma visão empresarial estratégica de criação de uma "multinacional de futebol" e que neste momento após a compra da maioria do capital social da nova SAF do Botafogo, do investimento no Crystal Palace em Inglaterra e no Molembeek na Bélgica, falta-lhe claramente uma peça no xadrez que estava a montar… Um clube/SAD em Portugal.

Assim sendo, uma segunda pergunta ficará por responder: Tem JT um plano "B"?

Se olharmos para o panorama português, claramente só um investimento na SAD de Porto ou Sporting poderá ser algo comparável ao que se predispôs a fazer no Benfica.

Se dermos o devido crédito às noticias do final do ano transacto que, como noticiava a Bloomberg, de que o FC Porto quer vender uma posição minoritária na sua SAD e "cruzarmos" esse dados com a alegada abordagem que Textor terá recebido para ser o sujeito activo desse investimento, poderíamos pensar que o clube azul e branco poderá ser a sua alternativa imediata.

Contudo, parece-me que a sua atenção poderá vir a focar-se na SAD do Sporting, até pela oportunidade que o Clube tem neste momento de matar vários coelhos com uma cajadada, pois com o capital do americano poderá: Comprar com enorme desconto a sua divida bancária cristalizada nas famosas VMOC; Vender-lhe apenas uma parte desse capital social referente aos instrumentos de dívida; Cativar uma parte desse mesmo capital social para uma futura venda (e mais receita) ou para mero reforço da posição accionista do Clube na SAD; Além disso, cria uma parceria estratégica com alguém que pode ajudar o SCP a aumentar a diversificação de receita e a incrementar o valor internacional da sua marca, assim como antecipa eventuais questões com a futura negociação dos direitos televisivos e aproveita desportiva e financeiramente o investimento no Botafogo a nascente e Crystal Palace a poente, no vector de compra e venda de jogadores. Do lado de Textor existe ainda a possibilidade de "colar-se" indirectamente à marca CR7 sem gastar um euro com isso. Ou seja, "junta-se a fome com a vontade de comer".
(Luís Miguel Henrique, Advogado do Diabo, in Record, em 01.02.2022, às 17:47)

Bola de cristal e nervos de aço precisam-se em Alvalade!...

Leoninamente,
Até à próxima

3 comentários:

  1. Lendo a primeira página de "a bola" de hoje, do candidato a Presidente do Sporting, mesmo a ser verdade o que ele diz, o que duvido, não deveria dizer. É uma frase terrorista e de consequências graves para o prestígio do Sporting. Se quer ganhar as eleições pelo medo, penso que vai no mau caminho.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. A declaração do candidato, na minha modesta opinião é tão infeliz, desadequada e extemporânea, que mais não é do que um tiro de "canhão" no próprio pé.
    Mesmo admitindo-se que fosse um cenário acadêmico próximo (e não o é, muito longe disso), enquanto sócio, tem o dever e obrigação de não trazer para a praça pública, assuntos de melindre e reserva, que têm obrigatoriamente de ter respaldo com base no dever de lealdade, pois tais assuntos são do exclusivo controlo e sigilo dos responsáveis da SAD e dos competentes O.S..
    Logo, a sua postura beligerante com lastro na violação dos seus deveres como sócio, no meu caso pessoal desde já fica apresentado.
    Ter ideias que possam ser úteis e alternativa ao clube, para serem escutadas, ponderadas e discutidas, serão sempre bem vindas.
    Políticas de terra queimada e posturas de que somos milagrosos, sem dizer como, roça o populismo inócuo e auto promoção que não têm acolhimento no Sporting CP.
    Estamos vacinados com dose de reforço, temos memória e massa crítica que nos permite a clarividência de ver por onde queremos que o clube prossiga.
    Difícil foi desbravar o caminho, retirando as pedras e ultrapassando obstáculos.
    Mas com coragem, competência, sentido de responsabilidade, coragem e tenacidade, conseguimos muito em tão pouco tempo - era suposto ser uma utopia e ficção, mas com muito trabalho, denodo e Amor ao clube, conseguimos o impensável.
    Restaurada a credibilidade, assumido o controlo e recrutando as competências altamente qualificadas, conseguimos, a pulso, com lágrimas e sofrimento, chegar e estar onde queríamos e merecíamos.
    Agora, é tempo de continuidade, para consolidação do semeado, porque muito há por fazer.
    Não precisamos de gurus e experts paladinos de soluções milagrosas, mas sim do que já temos (felizmente) - Credibilidade, Seriedade, Honestidade, Humildade, Solidariedade, Profissionalismo e incomensurável disponibilidade e Amor a dedicar ao clube.
    Todavia, aguardo com curiosidade, a divulgação das listas e o programa a que se propõe executar.

    ResponderEliminar
  3. Desse candidato, herdeiro dos 4 campeonatos em 40 anos, não preciso ver e ouvir mais nada, basta passar por um certo blog. Se, por absurdo , ganhasse, eu entregava todos os cartões que tenho ,religiosamente, guardados, e nunca mais queria ouvir falar de futebol.
    SL

    ResponderEliminar