sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

O Mundo do Desporto não perdoa à Rússia!...


A invasão da Rússia ao território ucraniano começou há menos de 48 horas e tal decisão tomada pelo líder russo Vladimir Putin já teve consequências, muito particularmente no que à realização de eventos desportivos diz respeito.

Desde que as tropas russas avançaram para a Ucrânia, a Rússia já viu cair em catadupa a realização de uma série de eventos desportivos há muito agendados para terem lugar no país. Algumas dessas provas foram canceladas, outras encontram-se suspensas até ao final da invasão russa e parecem existir muitas outras que poderão vir mesmo a ser vetadas.

Futebol: adeus à final da Liga dos Campeões e clubes e seleções jogam em estádios neutros "até novo aviso"

No que ao futebol diz respeito, a Rússia perdeu a possibilidade de acolher, em São Petersburgo, a final da Liga dos Campeões. O derradeiro encontro da prova está agendado para dia 28 de Maio e será agora disputado em Paris. Esta decisão foi tomada depois de uma reunião do Comité Executivo da UEFA, que decidiu retirar à Gazprom Arena o palco da final da mais importante prova europeia de clubes. De recordar que a Gazprom, empresa de energia russa que é a maior exportadora de gás natural do Mundo, é um dos principais patrocinadores da UEFA desde 2012.

A UEFA comunicou também esta sexta-feira que tanto os clubes como as selecções dos países envolvidos estão impedidos de participar nas competições do organismo "até novo aviso", competindo a partir de hoje apenas "em estádios neutros".

Ainda nas medidas que envolvem o futebol, de ressalvar também que o campeonato ucraniano foi suspenso por um período mínimo de 30 dias. A Liga ucraniana deveria arrancar esta sexta-feira, com o duelo entre Minaj e o FK Zorya Luhansk, a contar para a 19.ª jornada da prova.

Basquetebol: Liga Europeia impede clubes russos de participar na competição

Também a organização da Euroliga comunicou na quinta-feira que os três encontros da 27.ª jornada da prova que envolvem equipas russas foram suspensos como "medida de precaução". Em causa estão os duelos Bayern Munique-CSKA Moscovo, Bitci Baskonia-Unics Kazan e Zenit São Petersburgo-FC Barcelona, sendo esperada uma reunião de emergência entre todos os 18 clubes-membros esta sexta-feira.

Râguebi: Jogo do Mundial cancelado e eventos na Rússia suspensos com efeitos imediatos


Depois do futebol e do basquetebol, também o râguebi sofreu repercussões pela invasão das tropas russas. Primeiro, foi o duelo de apuramento para o Mundial, que opunha a Geórgia à Rússia a ser adiado com o intuito de "preservar a saúde e segurança de todos os jogadores e funcionários".

Posteriormente, a Rugby Europe, órgão administrativo do râguebi na Europa, pronunciou-se e decidiu suspender, com efeitos imediatos, todos os eventos da modalidade em solo russo. Uma decisão que é aplicada a todos os escalões etários e de géneros.

Natação: canceladas as competições previstas para os próximos meses

Todos os jogos da Liga Mundial de polo aquático e as Séries Mundiais de natação artística e saltos, previstos para serem realizados na Rússia, foram cancelados. Esta foi a medida tomada pela Federação Internacional e Natação (FINA), devido à invasão da Rússia à Ucrânia, que foi tornada pública em forma de comunicado.

Apesar de reconhecer que "o desporto deve permanecer politicamente neutro", o organismo condenou "todos os actos de agressão", assumindo uma "extrema preocupação" com a escalada de violência no conflito em território ucraniano. Ainda assim, a FINA espera encontrar uma solução "para a realização" de todos os eventos.

Esta medida veio de encontro com o pedido feito esta sexta-feira pelo Comité Olímpico Internacional (COI), que solicitou a todas as federações desportivas internacionais que cancelassem ou mudassem de local quaisquer competições planeadas para solo russo ou bielorrusso, na sequência da invasão da Rússia à Ucrânia.

Xadrez: Olimpíadas já não terão lugar em Moscovo

A 44.ª edição das Olimpíadas de xadrez, que teriam lugar em Moscovo, de 26 de Julho a 8 de Agosto, já não serão realizadas em solo russo.

A decisão foi tomada esta sexta-feira em reunião extraordinária da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), em jeito de consequência das investidas militares da Rússia no território ucraniano. 

Eram esperados representantes de cerca de 190 países na capital russa.

Fórmula 1: Grande Prémio da Rússia cancelado

O Autódromo Internacional de Sochi já não irá acolher o Grande Prémio da Rússia em Fórmula 1, que estava marcado para o fim de semana de 23 a 25 de Setembro. O anúncio foi esta sexta-feira feito pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), que considerou não se encontrarem reunidas as medidas de segurança necessárias para a realização da prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1.

Judo: Federação anuncia cancelamento do Grand Slam em Kazan

A Federação Internacional de Judo (IJF) comunicou esta sexta-feira, através de um comunicado, o cancelamento da edição de 2022 do Grand Slam em Kazan, na Rússia, agendado para 20 e 22 de Maio.

O Mundo do Desporto não perdoa à Rússia!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário:

  1. Muito bem, as sanções são efeitos e consequência das guerras.
    Mas não existem guerras boas e outras más, nem bombas mais simpáticas do que outras e o sofrimento e sangue vitimam seres humanos, independentemente da cor, da crença e do pensamento.
    Todos os povos vítimas de injustiça e sofrimento, devem merecer a nossas estima e solidariedade.
    Mas não posso, nem devo,esquecer outros, porque o Mundo está cheio de cinismo e hipocrisia.
    O povo palestiniano, o povo sírio e o iraquiano, para citar os mais recentes, têm sofrido tanto ou mais e, lamentavelmente não vi, nem vejo, todos os mídia, políticos e comentadores, em uníssono (e muito bem) a denunciarem, divulgarem e criticarem.
    A esta hipocrisia cínica, parcial e manipuladora, também conscientemente digo não.
    Quer na política, quer no desporto.
    E no caso do n/ Sporting, não quero ver em nenhum momento, a ingerência de qualquer mistura com a política.
    Somos uma Família una e coesa, apenas com um ideal, valores éticos, simbolo, cores e bandeira, na defesa intransigente dos seus superiores interesses exclusivamente sociais, patrimoniais e desportivos.

    ResponderEliminar