quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Eu queria estar na festa, pá, co'a tua gente !...



 
Gosto muito de música! De boa música! Melodicamente bem construída e trabalhada e melhor se os executantes tiverem o talento suficiente para me transmitirem, tanto o momento de alma do compositor na sua criação, quanto os seus próprios sentimentos no momento da execução.
 
Prefiro por isso deixar que os meus ouvidos se impressionem perante um qualquer talentoso executante de rabeca, que os deixar aturdidos com o som divino de um "stadivarius", adulterado pelas mãos de um mau executante. Do mesmo modo que sempre recusei os temas repetitivos e sem arte do folclore luso e a música "pimba" a metro dos nossos dias. Seja clássica ou contemporânea, sempre hei-de gostar de música que não me agrida os ouvidos e me penetre na alma.
 
Vem isto a propósito de me parecer ter ouvido ali por Alvalade, vindo de um qualquer camarote leonino, uma presumida partitura de um presumido compositor, investido de executante ainda mais presunçoso. Chama-se a obra em apreço, Auditoria de Gestão: para que fim?
 
Não me merece "a obra", o mínimo de contraditório, de tal modo a sua substância denuncia o perfil e os objectivos do seu compositor. Mas cumpre-me, como sportinguista, a obrigação da sua denúncia. Trata-se de uma "opereta bufa", melodicamente situada entre o movimento saloio "pimba" e o fatalismo desgraçado de um fado ultrapassado, cujo argumento denuncia o ciúme do autor, qual marido enganado, cuja companheira o terá trocado por um grande amor e que agora se revela incapaz de compreender, tanto a felicidade de quem o abandonou, quanto a sua incompetência e os erros próprios que terá cometido.

Mas o meu espírito solidariamente sportinguista, impele-me a desafiar o "autor de tão ultrapassada cantoria", a tentar apanhar o combóio do futuro, quem sabe se comungando da alegria de Chico Buarque de Holanda, perante uma "outra revolução" que já passou por cá. É que para ser feliz, quantas vezes um pequeno passo será suficiente?!... 
 
Leoninamente,
Até à próxima

7 comentários:

  1. Também li a opinião e fiquei a pensar...:

    De que tem medo o autor...?

    1. Diz que não acredita que qualquer director de topo, jamais tenha agido com premeditado desejo de prejudicar o Clube...
    Pois...
    "Yo no creo en las brujas, pero ..."

    2. Não vê qualquer benefício prático para o Sporting...?
    Mas isso é ou por que não quer...ou porque não lhe convém...
    -Se outro benefício não houvesse, pelo menos no futuro... que pensem duas vezes, todos quantos se propuserem dirigir o Sporting...dentro da mesma bitola...!

    3. Também me não agrada muito, ver a vida do Sporting exposta publicamente, mas pelo que escreve...até dá a impressão que antes, o que se passava no Sporting...era como se todos estivessem dentro de um túmulo, nada transparecia...!!

    4. Tem medo que todos saibamos quem eram os tais "notáveis" que nada fizeram,(antes pelo contrário),para elevar o Sporting aos patamares a que tem direito natural...?

    Deixem lá que se saiba o passado recente, para cuidarmos de assegurar o presente e o futuro...

    sucessivas gerações de sportinguistas, que tudo deram ao Clube, assim o exigem...
    As gerações futuras a isso têm direito...!
    As actuais, devem exigir com clareza...um Sporting transparente de metódos e de formas...

    Um Sporting em quem o lema...: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória...assente com toda a naturalidade...
    Porque o Sporting Foi...
    É...e Será...
    Um Clube de gente honesta, apaixonada pelo seu Maior Amor ...que se deve orgulhar do passado, ajudar no presente e preparar o Futuro...!

    Não creio que sejam ideias persecutórias, as que dão corpo à vontade da actual Direcção em apurar toda a verdade...
    Entendo que, até para evitar desgraças futuras, que todos saibamos como durante tantos anos alguns "foram cozendo" o Sporting...deixando-o cada vez com mais buracos...e os "tomates à mostra..."!!

    Não se trata de um processo inquisitório, trata-se acredito, de um processo transparente...em que se atribuam culpas a quem afinal as teve ou tem...
    E em que eu e muitos outros ,não deixaremos também de indirectamente termos alguma culpa, porque tínhamos nas mãos "uma arma" que não soubemos usar convenientemente, em período de eleições...!!

    E ainda bem que o escriba está consciente de defender apenas a opinião de uma minoria...
    Pois mesmo como minoria, não deixa de ter direito à sua opinião...
    Mas deve também e democraticamente, respeitar a opinião das maiorias, sem estar constantemente a tentar minar o seu trabalho...


    Sporting Sempre...!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, amigo Max.

      Não fui capaz de fazer outra coisa que, sem a sua permissão, mas com a certeza da sua aprovação, não fosse publicar as suas palavras.

      Um grande abraço, obrigado e SL

      Eliminar
  2. Serão sempre muito portugueses, estes portugueses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia, nós os portugueses, havemos de ser civilizados!...

      E acredito que a "onda" começará em Alvalade...

      SL

      Eliminar
  3. Mano Álamo,

    Não sei ao que te referes já ando MESMO afastada das lides desportivas. As mágoas passadas deixaram-me traumas ainda difíceis de ultrapassar mas que o post está muito bem escrito lá isso está.

    Vem isto a propósito da resposta que deste a todos os que não querem tomar muitos medicamentos mas que tu contradizes com a tua experiência. Será que também tenho que optar por esse meio de cura para voltar a escrever no meu blog?
    Para já o "Carteira Vazia" desapareceu e eu tive que vir aqui dar esta resposta.

    Abraços bem animados... so far

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para a minha virtual maninha Leoa Assanhada, eu quero enviar um tremendo abraço leonino e o meu profundo e reconhecido obrigado pelo elogio ao texto!...

      Se não reparaste, volta ao post e clica no link que lá está que rapidamente perceberás.

      Sobre os comentários colocados em "O carteira Vazia", o que lá deixei, são factos da vida real. Porque feliz ou infelizmente o meu problema foi e é do foro cardíaco e terá de ser tratado em cada dia da minha vida com pinças.

      Já o teu caso é diferente. Penso que o teu tratamento vem a caminho e passará por um título de campeâ! Penso que não deves acreditar numa cura resultante de um estalar de dedos, mas... quem sabe se para o ano...?!...

      Um beijinho e um leonino abraço, carregadinhos de esperança.

      Eliminar
  4. Caro Álamo,

    Leio-o com interesse e admiração há tempo suficiente para já ter tido a gentileza de comentar. Apesar de tardio, aproveito este post para lhe expressar isso mesmo: o meu reconhecimento pela qualidade intrínseca do que oferece a leitores anónimos - como eu - e ao Sportinguismo.

    Agradeço-lhe com uma história contada ao som de um gosto partilhado.

    Anos de inenarrável incompetência foram a causa deste meu sentimento em relação ao nosso Sporting
    http://youtu.be/DF_XuE328eY

    contudo, recusei voltar costas, porque afinal
    http://youtu.be/cHptK8k8VkQ

    Quando assisti ao descalabro anunciado pensei
    http://youtu.be/nvITMyfZ72w

    Só que há coisas mais fortes, que sobrevivem com irracional resiliência, própria dos verdadeiros amores
    http://youtu.be/Uu3vzAjHSEY

    razão pela qual, ouvirei
    http://youtu.be/P6C5bZOr3xQ

    sempre que, de cachecol ao pescoço, renascido no nosso orgulho coletivo, cantar
    http://youtu.be/7TCxEjISWi0

    S.L.
    (o nome não interessa)





    ResponderEliminar