domingo, 1 de setembro de 2013

Apenas falta sacanice aos nossos meninos !!!...

E... já lá mora !...
 


Valeu a pena ter ido a Alvalade. Vale sempre, mas hoje valeu ainda mais! Vinha pelo caminho, um bocadinho mais acelerado do que normalmente costumo vir, e dei comigo a sistematizar as ideias para o post que escreveria quando chegasse a casa. Agora que tenho o teclado à frente, parece que tudo voou e tudo se me varreu, menos a minha grande satisfação, pelo excelente jogo dos nossos meninos.
 
Podíamos ter ganho, sim senhor! Entrámos muito bem no jogo, marcámos primeiro com toda a naturalidade e justiça e o primeiro tempo só deu Sporting. Como muito bem Leonardo Jardim referiu no final do jogo.
 
O segundo tempo foi a demonstração clara para os adeptos mais eufóricos, de que isto nunca poderão ser favas contadas: ao contrário do nosso adversário, ainda não temos a matreirice e o calo suficientes, para vencer uma equipa com processos consolidados há anos. É certo que em dois meses mudámos autenticamente de galáxia e já lhes batemos o pé. Mas deixámo-nos empatar! Porquê?! Volto a concordar inteiramente com Leonardo Jardim, quando referiu que o Benfica fez o dobro das faltas do Sporting. Quando a coisa ficava preta para eles, com as nossas rápidas transições, recorreu sistematicamente à falta para matar a nossa impetuosidade, o nosso querer e o nosso talento. Precisamente aquilo que nós ainda não aprendemos a fazer. Se William Carvalho, quando Markovic iniciou junto dele o slalom que culminaria no golo benfa, lhe tivesse encostado apenas o físico, o sérvio iria parar longe, era falta bem cá longe da área e não tínhamos sofrido o golo. E cenas como esta repetiram-se em quase metade da 2ª parte. E por isso empatámos.
 
Mas também empatámos porque Carrillo teve uma noite desinspirada. Não sei se passou a noite anterior ao relento, ou se lavou o rabo com água de malvas. Mas em duas ou três situações, em superioridade numérica bem junto à grande área dos benfas, nem fez, nem permitiu que um seu companheiro fizesse! É uma pena que de vez em quando tenha aquelas "brancas"!
 
Também o Capel poderia ter um pouco mais de sorte naqueles dois remates que rasparam a tinta do poste esquerdo do Artur. E o Slimani, por duas vezes, lixou-nos a vida: numa fez de central e parou um remate com selo de golo de um companheiro que já nem me lembro quem foi e noutro, com a mão, tirou o pão da boca a outro companheiro, colocado atrás dele, que só precisaria de encostar.
 
Finalmente, a incompetência do árbitro fez o resto. Hugo Miguel, se não produziu hoje uma arbitragem do nível do João Capela na Luz, andou lá pertíssimo. Aquele cartão amarelo ao Maxi Pereira por agressão descarada e à vista de um estádio inteiro, não lembrava ao diabo. Mas o homem, apesar de umas más línguas por aí o afirmarem sportinguista, não teve tomates para mandar o Benfica para o intervalo, a perder e a jogar com 10! Porque a jogado desenrolou-se mesmo à minha frente e eu vi que ele viu e sei, que ele sabe que eu sei que ele viu!... Foi mesmo uma questão de tomates...
 
Ah, estão a chegar-me as ideias que alinhavei pelo caminho. A primeira será de que - gosto tanto de aplicar o "de que" do papa! -, ou me engano muito ou, apesar de Jefferson ter feito um jogo bem conseguido, a defesa com que o Sporting terminou o jogo pareceu-me bem mais sólida. A segunda será "de que", se Capel não for vendido nos próximos dias, não fará nenhum mal ao Carrillo começar os jogos no banco e substituir o Capel na última meia hora. Uma simples troca, talvez faça bem ao rapaz, quem sabe!...
 
O estádio José Alvalade como hoje eu o vi, em verdade vos digo meus amigos, é a coisa mais bonita que um sportinguista pode ver! Estiveram lá hoje 46.104 almas! Apenas 11.000 a mais que no derby da época passada! Coisa linda! E ouvi por lá dizer, sem que o possa assegurar com certeza, que as 4.000 ausências se ficaram a dever a detentores de gameboxes , que não puderam estar presentes, porque ficou muita gente sem poder entrar, por não haver mais bilhetes.
 
Em resumo e para concluir, já não jogamos bem apenas contra os "mijas na escada" do Arouca e Académica! Hoje provámos que já chegámos ao patamar do Benfica, com quem jogámos de igual para igual. Talvez daqui por 15 jornadas, quando formos à Luz, as coisas possam ser bem diferentes! Para já, "contra os canhões do Olhanense", marchar, marchar!...
 
E agora, boa noite para todos. Vou dormir como um anjo !...
 
Leoninamente,
Até à próxima
 
 

13 comentários:

  1. Não sejas injusto para o argelino. Foi Montero que jogou com a mão, levando o "amarelo", e tirou o golo da cabeça de Carrillo.

    Gostei, mas estou desiludido. Antes do jogo pensava ser muito difícil não perdermos, mas depois do jogo acho que foi uma injustiça não ganharmos.

    Eu vou a Olhão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo, aqui estou, a dar a mão à palmatória. Lá no estádio pareceu-me o Slimani, mas retiro o que disse.

      Como tu, gostei. Mas não estou de modo nenhum desiludido. O Sporting está a crescer a olhos vistos. Apenas ainda transporta muita ingenuidade, que Jardim há-de atirar para as calendas.

      Ontem fiquei com a certeza que já chegámos ao patamar dos benfas. Já não somos os desgraçadinhos que eramos. E Montero é, simplesmente, um furor! Que grande jogador que nós ali temos.

      Quisera poder ir a Olhão. Mas não posso. Na situação de crise em que está o país, todos teremos de ter juízo e comedimento e eu não sou diferente. Mas é uma delícia ver esta equipa jogar ao vivo!

      Abraço grande e tudo de bom para ti.

      Eliminar
  2. Triste quiçá... porque poderíamos ter ganho... porque fomos melhores na maior parte do tempo...

    Desiludido...!?!? Depois do que vi hoje!!!.. Jamais em tempo algum...

    Caro Álamo... a descrição condiz com a "real realidade"... com apenas alguns pormaiores... Se é verdade que o golo do SPORTING é precedido de um milimétrico e quase imperceptível fora de jogo (de que tantos têm falado) porque não referem (a bem da honestidade intelectual) que o golo do carnidense, apesar da valia do mesmo (até já comparam o ic ao Maradona e ao Messi... é so rir...!!!!) nasce de uma marcação errada de uma suposta infracção que não existe... E porque escamoteiam que matic e luisão tenham passado incólumes a segundos amarelos... (o caso do emplastro é tão obsceno que me recuso a comentar - lembro-me apenas do João Pereira, aqui há uns anos que, por muito menos aos 9 minutos já estava a tomar banho...)

    Bom mas NÃO VOU FALAR DE ARBITRAGEM... :))))) (onde é que eu já ouvi isto...)

    Prefiro falar da nossa GRANDÍSSIMA EQUIPA... Sai ORGULHOSO da nossa casa... e que casa... Há quanto tempo meu amigo... Mas há quanto tempo não via esta ALMA... este AMOR... esta DEDICAÇÃO... esta UNIÃO dentro e fora de campo... como uma equipa de 40 e tal mil pessoas...

    O SPORTING JÁ É NOSSO OUTRA VEZ... Foi o grito de uma revolta há uns meses atrás... Felizmente, também "NÓS" já estamos outra vez no SPORTING...

    FORÇA LEÃO
    CONTINUA LEÃO

    SAUDAÇÕES LEONINAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estimado amigo ZE, o Sporting de hoje é um orgulho para todos os sportinguistas. Do relvado às bancadas, não haverá nenhum sportinguista que não sinta a alma preenchida. Ontem, os benfas fartaram-se de rebentar petardos. Que me lembre nem um só rebentou na CURVA SUL! Podem muitos não relevar este pequeno pormenor. Mas para mim é significativo, do "crescimento" de todos. Ainda faltará eliminar o "quem não salta é lampião" e "cada lampião cada cabrão", porque não são compatíveis com a nossa grandeza! Mas acredito que lá chegaremos!

      O árbitro, simplesmente, não teve tomates! Para mim foi apenas isso. Ele ainda sentiu que para progredir na carreira não podia punir todos os atropelos dos benfas. Porque todos sabemos como seria e ele teve medo de andar uma semana ou mais nas primeiras páginas, por expulsar dois ou três. Bruno de Carvalho terá agora de "desarmadinhar" todas as "minas" que Benfica e Porto já têm instaladas. Necessariamente, será a sua próxima grande tarefa.

      Mas estamos bem e recomendamo-nos!...

      Abraço e SL

      Eliminar
  3. A influência arbitral continua ano após ano!!!

    No blog: http://influenciaarbitral.blogspot.pt/ podem ver os dados estatísticos com o agregado de todos os penaltis e expulsões assinalados nos 30 jogos efetuados por cada um dos grandes contra os restantes 3 candidatos ao titulo nas últimas 5 épocas e constatar a efetiva influência direta na distribuição dos pontos provocada por um último golo marcado de penalti ou golos sofridos após uma expulsão (pontos perdidos em inferioridade numérica).
    Dá para ter uma ideia que há clubes que beneficiam das decisões arbitrais em detrimento do rival, infelizmente para a verdade desportiva, quando agregarmos aos dados desta 6ªépoca(2013-14) O PENALTI SOBRE O CARDOZO não constará dessa estatística, pois não foi assinalado pelo árbitro, nem se registará a distribuição dos pontos que os clubes conseguiram conquistar com o seu desempenho cumprindo as regras do jogo (1 GOLO EM FORA DE JOGO É UM ERRO MUITO RELEVANTE ENTRE AS 4 EQUIPAS GRANDES.
    A única coisa que restará evidente será uma maior tendência das decisões arbitrais favoráveis a um clube enquanto que o Benfica provavelmente continuará a ser o clube que menos pontos acrescenta após uma decisão arbitral relevante (penalti ou expulsão)e será aquela com mais decisões arbitrais desfavoráveis (penalti ou expulsões) de todos os 4 candidatos.

    Existem pseudo-benfiquistas que acreditam que este excessivo numero de penalti e expulsões desfavoráveis acontecem ao Benfica (o mais penalizado dos 4), simplesmente por que é pior das 4 equipas candidatos ao titulo, apesar dos pontos que mesmo nestas circunstancias ainda consegue conquistar e que é só por incompetência que o Benfica não consegue acumular mais pontos.

    Apesar das evidências continuará a haver pseudo-benfiquistas a criticar os seus profissionais, acreditando na politica da terra queimada e que virão outros que mesmo persistindo estes números claramente desfavoráveis conseguirão que tais arbitragens não se reflitam nos pontos conquistados.

    O contexto da competição nacional ainda é este, por isso a melhor forma de ajudar o teu clube é apoiar a equipa a lutar para inverter estes números de clara desvantagem com os restantes candidatos ao titulo, abram os olhos e vejam os números, são esclarecedores!!!

    Enquanto houver quem não queira aceitar a realidade que os números refletem de que existe influência arbitragem no desempenho pontual das equipas. A influência direta pode ser aferida objetivamente e comprovada estatisticamente.

    Ver o nº de decisões de cada arbitro em:
    http://influenciaarbitral.blogspot.pt/search/label/Resumo%20de%20arbitragens%20por%20clube%20%285%20%C3%A9pocas%29

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Influência Arbitral
      depois deste vómito acima deixado por si, nesse blog tambem faz referencia ao derby do ano passado em sua casa??
      ao misterio de Matic, Garay, Maxi e luisao terminarem ontem o jogo?(comparando com a nao falta que deu o amarelo ao Rojo aos 8 minutos de jogo???
      fora de jogo? e entao o do rodrigo que foi á barra? aí em caso de duvida favorece-se o atacante , como manda a lei??
      o de Andre Martins que o deixava isolado em direccao á baliza??

      assuma que nao jogaram um corno, foram poupados pelo arbitro a acabar com 10 ou 9, (no minimo) e tiveram a sorte de os jogadores do SCP estarem condicionados pelo árbitro, porque senao o Markovic nem tinha terminado a primeira finta, se os jogadores do SCP sentissem que tinham a impunidade que foi dada aos carrniceiros da sua defesa...
      mude as lentes se quiser passar por imparcial...
      fernando silva

      Eliminar
    2. O caro Fernando Silva, poupou-me a resposta que deveria dar ao "cego" da "influência arbitral". O meu muito obrigado.

      SL

      Eliminar
  4. Ora... desejo que os amigos ainda cansados continuem o seu sono reparador, eu já estou levantado e ainda a pensar...foi apenas por um pormenor que não mandámos o JJ para outro lado...!!

    É inegável que o trabalho do árbitro nos foi adverso, como aliás acontece na maior parte das vezes...
    E é verdade que não arrecadámos os 3 pontos apenas por nos faltar essa tal ratice que se adquire com o acumular de jogos e idade...
    Com um jogador por exemplo como Rinaudo, o sérvio teria sido "servido" ao comprido no relvado, logo no início da jogada...

    Deixem o William "crescer" mais umas semanas e já não "cai" na mesma...vai encostar-lhe o peito às costas e acaba ali a jogada...
    Mas mesmo esta e uma ou outra, acontecida por falta de calo, têm os dias contados, não tarda e eles acabarão por crescer em todos os sentidos...pode muito bem acontecer que quando formos ao galinheiro, cobremos com juros as (ainda) limitações de ontem...

    Ainda estou "apardalado" com esta situação que só não é anacrónica por ser já habitual...:esta de o Maxi e o Luisão, serem "afilhados" de tanto sacana com um apito na boca...!

    Ontem sentei-me frente ao Portátil, tendo à minha direita o meu neto Tomás que o pai conseguiu convencer a ser benfas...e ainda por cima, doente...
    Já alertei para o facto de o miúdo a continuar assim, vir a ter a possibilidade mais tarde grandes desilusões...

    Pois o Tomás ( 4 anos e meio...) sentado aqui à minha direita de cachecol vermelhusco erguido ao alto ia marcando o ritmo do jogo e dizendo...:benfica, benfica e acrescentava...: Ó avô...diz também spoting...
    E eu dizia Sporting, Sporting...!
    Assim não avô...co cascoli...!

    E eu levantava o cachecol e ia dizendo em contra tempo...: Sporting, Sporting...!!
    E dizia-lhe eu... ena Tomás, já viste que o Sporting não deixa sair o teu benfica lá detrás...?

    E a resposta do Tomás...: benfica. benfica...

    E aconteceu o golo...eu não me contive e gritei golo...golo do Sporting...!
    Olhei para o meu lado direito ao não ouvir qualquer reacção e o Tomás acabrunhado...encolhido na cadeira apenas balbuciou...: ó avô...o benfica não vai perder pois não...?
    Talvez não...respondi e não mais gritei, não mais agitei o cachecol ...
    Porque eu não posso nem ver o benfica...mas gosto muito do meu Tomás, como aliás gosto da Margarida (sportinguista) e do Bernardo (portista, mas não doente...)...
    E foi assim que tive de gritar "p'ra dentro" porque devemos respeitar os "nossos adversários"...!!

    Sporting Sempre...!

    SL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O amigo Max, é um sortudo! Quisera eu ter netos. Mas o trintão do meu filho ainda não me deu esse privilégio. Mesmo que fossem benfiquistas ou portistas, eu não me importaria. O meu sportinguismo seria sempre maior.

      Quanto ao jogo se ontem, estou orgulhoso!...

      O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ !!!...

      SL

      Eliminar
  5. Esses meninos do apito andam a deixar vómitos por ai...se pedissem desculpas pelas Capeladas e Migueladas faziam melhor figura.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estará aí a próxima grande "empreitada" de Bruno de Carvalho: desmontar o o poderoso "sistema" ! Não vai ser fácil e muito menos rápido! Mas há que começar...

      SL

      Eliminar
  6. o jogo foi justo na minha opinião. gostei de ver. mas sobre isso tambem falei no meu ultimo post.

    http://ocarteiravazia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se por um leve momento eu permitisse qua a minha paixão pelo Sporting ficasse no bolso, não tenho dúvidas que concordaria com o meu amigo! Mas tenho a certeza que jamais atingirei esse estágio! Sou um "irracional leão" e em consequência, um ser civilizacionalmente imperfeito e pela certa morrerei assim...

      Um grande abraço e tudo do melhor para si e família.

      Eliminar