quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Deixem-me sonhar (2)!...


Grande notícia para (o Sporting) Leonardo

O treinador a quem só pediam para ganhar equipas sai do Mónaco por perder jogos

«O presidente Enrico Preziosi, do Génova, chicoteou David Ballardini, que considera "um treinador terrível": "A carreira dele comprova isso. Foi despedido 13 vezes nas últimas 14 épocas." O curioso é que, não só Ballardini tinha o cadastro actual bem à vista em 2017, quando Preziosi o contratou, como já havia sido contratado por ele antes, em 2010/11. Dos 13 despedimentos, só consegui encontrar seis, pelo que nem essa parte deve ser honesta.

Os treinadores são um par de ombros largos, à disposição de qualquer banana (ou do Pogba) para lhe branquear a incompetência. Na soma de quatro anos, o português Leonardo Jardim vendeu 800 milhões de euros em jogadores do Mónaco, cumpriu uma Liga dos Campeões estratosférica e venceu um campeonato inimaginável ao Paris Saint-Germain. De época para época, conformou-se a treinar equipas cada vez menos reforçadas, por decisão estratégica do clube e a troco de uma reputação efémera de "formador". Fez-se um agricultor de talentos.

Mas o despedimento, que será confirmado hoje, condena a tal ideia fresca do viveiro que o Mónaco parecia representar. Afinal, o unicórnio do clube-escola e infinitamente paciente com os resultados regressa ao reino da fantasia assim que põe os olhos num nome vistoso como o do alegado sucessor, Thierry Henry, campeão da Europa e do Mundo pela França, em 1998 e 2000. E Jardim, o treinador a quem só pediam para ganhar equipas, sai do Mónaco por perder jogos, como acontece a todos os comuns mortais que aspiram a taças. A boa notícia é que o livram do calvário desta espécie de auto-exílio competitivo, muito abaixo do potencial que tem, e ainda lhe devem pagar uma valente indemnização por cima. Ah, e o patrão Ryobolev vai ver-se à rasca para lhe encontrar despedimentos como os de Ballardini no currículo.»
(José Manuel Ribeiro, Opinião, in O Jogo)


«O trajecto de Leonardo Jardim no Monaco terminou esta quinta-feira, após o despedimento do treinador português. Num total de quatro temporadas - estava agora a iniciar a quinta -, o madeirense levou a equipa a um improvável título francês e destacou-se pelas muitas vendas. No total, foram cerca de 853 milhões de euros encaixados, com destaque para as transferências de Kylian Mbappé, James Rodríguez, Thomas Lemar e Anthony Martial, entre tantos outros...» 
(in jornal Record)

Foto: Sporting com Filtro
Deixem-me sonhar (2)!...

Leoninamente,
Até à próxima

2 comentários:

  1. ...o que custa é acordar(do sonho)... e ter o IRS para pagar!

    Lá que o Leo dava um jeitaço ao Sporting, lá isso dava -e até acalmava a periquita ao pessoal ainda "enlutado"!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Será o grande problema de muitos sportinguistas: a "periquita"!...

      Eliminar