domingo, 24 de março de 2019

Que nunca deixemos de caminhar!!!...


Os piratas

«A eurodeputada Ana Gomes tem sido uma das vozes mais defensoras da protecção aos chamados 'whistleblowers', denunciantes de actividades ilegais, categoria onde tem incluído Rui Pinto. Na entrevista que concedeu ao Record, volta a defender o 'hacker' que vai responder por alegado desvio de documentos confidenciais da Doyen e do Sporting, desejando que o jovem se torne num aliado das autoridades.

Até agora, ninguém confirmou, nem o próprio, que Rui Pinto é também o autor do ataque informático às contas de email do Benfica. E há razões para duvidar, até porque o modus operandi do Football Leaks foi substancialmente diferente. Neste caso, foram divulgados documentos específicos, onde havia indícios de práticas criminosas ou, pelo menos, informação relevante aos olhos do público, como alguns salários do futebol; no caso do Benfica, foram despejadas na internet caixas de correio inteiras, com muita informação pessoal e irrevelante junto a outras de interesse público que mereceram a atenção das autoridades.

Numa coisa, Ana Gomes tem razão: os nossos investigadores não podem ignorar os documentos que o 'hacker' recolheu (ou roubou, depende do ponto de vista). Porque ali podem estar indícios de crimes mais lesivos do Estado, cometidos por verdadeiros piratas, do que a pirataria informática.»


No final da leitura desta curiosa e surpreendente - pelo menos para mim! - crónica de Sérgio Krithinas, vieram-me à memória duas referências que Eduardo Galeano, esse 'monstro da literatura uruguaia e universal", nos legou e pelas quais me guio em muitos passos e concepções na minha vida:

1 - "A justiça é como uma serpente, só morde os pés descalços."

2 - "A utopia está lá no horizonte. Se me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais a alcançarei. Para que serve então a utopia? Serve para isso: para que eu nunca deixe de caminhar."

E se de repente assistissemos a centenas, milhares ou até milhões de pés a despojarem-se dos andrajos que lhes protegem os pés?!...

E se com Ana Gomes nascesse neste Portugal pequenino, um "movimento de coletes verdes", de esperança e profunda convicção na regeneração de uma sociedade podre?!...

Que nunca deixemos de caminhar!!!...

Leoninamente,
Até à próxima

1 comentário: