sábado, 9 de junho de 2018

Mais veneno conterão!...




O caramelo, perdão, o cogumelo que a imagem acima nos mostra, não existe na Natureza! Será o resultado de um qualquer anónimo e talentoso trabalho gráfico, apenas preocupado com a beleza estética do exterior do fungo, deixando esquecido sob o amplo guarda-chuva todo o veneno que a espécie transporta dentro de si.

Muito provavelmente a matriz inspiradora terá resultado da sublime beleza evidenciada pelo conhecido mas perigosíssimo Agárico verde-acinzentado (Stropharia aeruginosa), que a imagem abaixo nos mostra.


agárico-verde-acinzentado-Stropharia-aeruginosa

Agárico Verde-acinzentado (Stropharia aeruginosa)

Cogumelo em forma de guarda-chuva; tem" chapéu" viscoso azul-esverdeado e incrustações brancas quando jovem e fresco.

Estação: Outono


Habitat: Em florestas de espécies variadas

Altamente venenoso








Os cogumelos pertencem ao reino dos Fungos, um grupo de seres vivos parasitários, bem diferente, tanto das plantas quanto dos animais, e chega a aproximar-se do tamanho de qualquer deles. É provável que existam mais de 8 mil espécies de fungos só na Europa e América do Norte. Algumas espécies são especiais iguarias, enquanto outras são tão venenosas que podem levar à morte, mesmo se ingeridas em pequenas quantidades.

Os cogumelos mais carnudos tendem a aparecer sazonalmente. A época mais produtiva é a do Outono, depois de passar o calor do Verão e até ao início do Inverno.

Para colher cogumelos grandes não é difícil, uma vez que não têm sistemas de raízes muito profundos. A colheita deve ser feita fundamentalmente com apurado conhecimento das espécie comestíveis e com bastante cuidado, evitando quebrar a base do corpo do fungo, importante para a identificação. Uma faca afiada é essencial e uma colher de jardineiro poderá ser útil. Devem evitar-se sacos plásticos: os corpos frutíferos "suam" e murcham facilmente. Manter as espécies separadas é de grande importância, tendo em conta os diferentes sabores.

Há quem afirme que os caramelos, perdão, os cogumelos serão como a Lua, enganam: quanto mais belos à vista e ao ouvido, perdão, os caramelos não falam...

Mais veneno conterão!...

Leoninamente,
Até à próxima

5 comentários:

  1. Divagar por divagar deixem-me também divagar!
    Gostaria de não utilizar a palavra "eu" que tanto criticam no presidente legitimamente eleito mas como sou eu a divagar não a posso evitar.
    Vou escrever uma frase em francês que me diz muito. "Plus j'y pense et moins j'oublie". Trata-se de um verso duma canção (Cette année-lá) de Claude François que é o autor daquela canção que abria o estádio José Alvalade antes e durante os jogos com a feliz tradução "O Mundo sabe que..."
    E, é verdade, "plus j'y pense et moins j'oublie". Mais penso nisso e menos me posso esquecer das diferenças que aconteceram no "meu" Sporting desde 2013!
    Continuo, por mais algum tempo, a pensar que BdC foi a pessoa a encarnar essa mudança e admito que tal tenha provocado urticária naqueles que ambicionavam ter feito algo de igualmente notável! Como o não conseguiram querem agora tirar o proveito seja a que preço for! Abjecta maneira digo eu! É por isso que com as minhas palavras tentarei convencer uma certa récua do mal que tentam fazer ao Sporting! E não estou a falar somente da vil CS made in Portugal!
    Saudações com esperança verde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns por este texto,Aboim Serodio.O Sporting realmente não precisa de inimigos,basta ver a quantidade de barbaridades que são escritas por quem se diz sportinguista.E esta página,que eu seguia atentamente,também já virou o "bico ao prego",possivelmente também já influenciado pelo lixo das tvs que diariamente nos entra em casa. Abraço e continue a pensar assim,que não está só.

      Eliminar
  2. "Sem comentários" é uma pequena frase à qual já me habituei! Estou a ver um programa na Antenne 2 (Fr) que gostaria de não perder e, neste momento, é Christiane Taubira quem está a falar! Já sei o que ela vai dizer e posso-me permitir de perder algumas frases.
    Sei que amanhã o que escrevi será publicado a uma hora onde a gente ainda está meia a dormir! Mas creio que somos muitos com os sonos trocados! Sugiro ao meu Amigo Álamo de colocar no seu blog uma espécie de alerta avisando que "a partir de agora não se aceitam comentários". E esta hein?

    ResponderEliminar
  3. Seria mais sensato de facto o cogumelo deixar de aceitar comentários

    Que grande veneno saiu este cogumelo

    ResponderEliminar
  4. No dia que os benfiquistas quiserem que o Bruno de Carvalho fique no Sporting vou estar então preocupado.

    ResponderEliminar