quinta-feira, 21 de junho de 2018

Com sportinguistas destes o Sporting é eterno!...



"O voto contra a corrente"


«O meu sentido de voto será fruto da reflexão sobre o que é o Sporting e o que ele representa.

O Sporting para além de um clube é um conceito. É abstrato e dinâmico, porque ele não é mais do que a soma dos nossos valores individuais, dos nossos princípios. Assim sendo, o Sporting representa-nos, projeta-nos e nós identificamo-nos com ele. Não é estático e não está escrito em pedra. Porque a soma de todos nós é também mutável. E é nas nossas manifestações e decisões que o Sporting se define, é através da escolha da liderança que melhor nos representa, que nós escolhemos que valores e princípios que o Sporting se deve reger.

Neste momento marcante da nossa história nunca foi tão crítico dizer afinal o que é o Sporting. Não foi só um caso de terrorismo ou de um crime. É muito mais do que isso – é a definição do estilo, de liderança, de posicionamento junto da sociedade no geral e com a nação Sportinguista, do futuro.

A evolução tem-se sentido há algum tempo e definiu-se de forma marcante nos últimos tempos. O que tem aconteceu é demasiado importante para que o Sporting fique calado, temos de lhe dar voz. E porquê? Porque agora que temos mais clareza do caminho que estamos a seguir sabemos para onde nos leva. Então está na hora de definirmos em conjunto se queremos ou não continuar este caminho. Está na hora de definirmos, todos, em conjunto, o que é então o Sporting.

Para mim não é importante apoiar a, b ou c até porque não os conheço. Para mim o importante é saber se os valores que eu sempre assumi eram os desta grande organização – a excelência desportiva, esperança para os jovens, elevação no debate, trabalho ético, respeito pelos demais, contribuição para a sociedade através do desporto – ainda são os do Sporting.

Para mim a glória não é olhar para trás e ver a vitória a todo custo, é olhar para trás e dizer que tudo fizemos, com esforço, dedicação, devoção… Com ética, respeito e elevação (e no fim ganhar).

Eu olho para o estado atual e não conheço este Sporting. Não me revejo neste estilo, nas ações constantes feitas por outros sportinguistas. Eu quero e preciso que o Sporting fale, que me deixe contribuir para que ele fale. Nós não somos adeptos do Sporting, não. Nós fazemos parte do Sporting! Ele está em todos nós, nós fazemo-lo a ele, é embrionário!

Os timings são difíceis e há muita incerteza, todas as opções são más. A continuidade? Do quê? Do que nos trouxe aqui? Mudança? Tanta incerteza nos atores transitórios que nas suas manifestações públicas não nos deram garantias nenhumas que iriam tratar com competência os desafios enormes que encontramos (rescisões, reestruturação financeira, preparação da época). Incerteza em quem poderá liderar o clube no futuro, ninguém quer o regresso ao passado.

Mas se pensarmos onde nós sócios poderemos ter mais controlo, é no cenário de eleições, controlamos quem deixamos entrar, quem liderará este grande clube. E temos de acreditar que em 3 milhões de pessoas haverá alguém competente. Também penso que já tivemos provas suficientes que os sócios não têm o que querem com a actual liderança. Houve controlo no estilo? Houve abandono do Facebook? Houve respeito pelos demais?

Está na hora de deixarmos o Sporting falar e isso só se consegue como? Com eleições. Eu quero ouvir o Sporting falar, quero ouvir o que vocês têm para dizer. Está na hora de eleições!»
(MRC, O voto contra a corrente, in A Tasca do Cherba)

Deixo aqui dois fortes abraços a dois sportinguistas de quem me orgulharei sempre de ter por companheiros, nesta hora difícil para o nosso Sporting.

Ao Cherba, porque é preciso ter tudo no sítio para ousar publicar um texto com tamanha grandeza.

Ao MRC, porque sem tudo no sítio ninguém seria capaz de escrever este texto.

Com sportinguistas destes o Sporting é eterno!...

Leoninamente,
Até à próxima

Sem comentários:

Enviar um comentário